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Autor | Alvarez, Johnny Menezes | |
Fecha de acceso | 2024-01-17T14:17:35Z | |
Fecha de disponibilización | 2024-01-17T14:17:35Z | |
Fecha de publicación | 2023 | |
Referencia | ALVAREZ, Johnny Menezes. Aprender e ensinar de modo circular e não totalitário: ensaios em etnoeducação com quilombolas na região amazônica. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 17, n. 4, p. 800–814, out./dez. 2023. | en_US |
ISSN | 1981-6278 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62257 | |
Descripción | A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (RECIIS) é organizada, gerenciada e editada, desde 2007, pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Trata-se de um periódico interdisciplinar trimestral de acesso aberto, revisado por pares e sem ônus para o autor. Publica textos inéditos, em português, inglês, espanhol ou francês, de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde coletiva. As submissões à RECIIS são em fluxo contínuo. Apenas para os textos propostos aos dossiês temáticos, há um período específico para submissão, conforme indicado em Notícias. Os meses de publicação das edições são: março, junho, setembro e dezembro, com possibilidade de ahead of print. A RECIIS não cobra taxa de processamento de artigo, o que inclui avaliação, edição, publicação, distribuição e acesso dos manuscritos submetidos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. Link da revista: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/index | en_US |
Resumen en Portugués | Pretendemos discutir a experiência em etnoeducação que construímos junto à escola Nossa Senhora da Aparecida, situada na comunidade quilombola Boa Vista do Cuminã, na região de Oriximiná (PA). Partimos do histórico de um grupo de extensão, pesquisa e intervenção em etnoeducação da Universidade Federal Fluminense, que ao longo de oito anos desenvolveu experiências de formação coletiva de múltiplos educadores. A etnoeducação se inspira na etnografia como metodologia de ativação de dispositivos comunitários e coletivos de ensinar e aprender com. Nesse processo, a transdisciplinaridade rompe posições hierárquicas e disciplinares dos espaços de ensinar e aprender na “escola”, na vida comunitária, e impulsiona o protagonismo das “agências”, individuais e coletivas, em jogo nessas ações de etnoeducação. Buscaremos, no final deste artigo, relatar uma experiência coletiva de ensino e aprendizagem na comunidade quilombola de Boa Vista Cuminã. | en_US |
Idioma | por | en_US |
Editor | Fiocruz/ICICT | en_US |
Derechos de autor | open access | en_US |
Palabras clave en Portugués | Etnoeducação | en_US |
Palabras clave en Portugués | Ser coletivo | en_US |
Palabras clave en Portugués | Quilombo | en_US |
Palabras clave en Portugués | Aprender e ensinar | en_US |
Palabras clave en Portugués | Oriximiná – PA | en_US |
Título | Aprender e ensinar de modo circular e não totalitário: ensaios em etnoeducação com quilombolas na região amazônica | en_US |
Título alternativo | Aprender y enseñar de forma circular y no totalitaria: ensayos em etnoeducación con quilombolas en la región amazónica | en_US |
Título alternativo | Learning and teaching in a circular and non-totalitarian way: essays in ethnoeducation with quilombolas in the Amazon region | en_US |
Tipo del documento | Article | en_US |
DOI | 10.29397/reciis.v17i4.3790 | |
Resumen en Inglés | We intend to discuss the experience in ethnoeducation, which we built with the Nossa Senhora da Aparecida school, located in the quilombola community Boa Vista Cuminã, in the region of Oriximiná (PA). We started from the background of a group of extension, research and intervention in ethnoeducation at the Universidade Federal Fluminense, which, for eight years, developed experiences of collective formation of multiple educators. Ethnoeducation is inspired by ethnography as a methodology for activating community and collective devices for teaching and learning with. In this process, transdisciplinarity breaks hierarchi-cal and disciplinary positions of the spaces for teaching and learning in the “school”, in community life, and boosts the protagonism of the “agencies”, individual and collective, at play in these ethnoeducation actions. We will seek, at the end of this article, to report a collective teaching and learning experience in the quilombola community of Boa Vista Cuminã. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | Pretendemos discutir la experiencia en etnoeducación que construimos con la escuela Nossa Senhora da Aparecida, localizada en la comunidad quilombola Boa Vista Cuminã, en la región de Oriximiná (PA). Partimos de la historia de un grupo de extensión, investigación e intervención en etnoeducación de la Universidad Federal Fluminense, que a lo largo de ocho años desarrolló experiencias de formación colectiva de educadores múltiples. La etnoeducación se inspira en la etnografía como metodología para la activación de dispositivos comunitarios y colectivos de enseñanza y aprendizaje con. En ese proceso, la transdisciplinariedad rompe posiciones jerárquicas y disciplinares de los espacios de enseñanza y aprendizaje en la “escuela”, en la vida comunitaria, y empuja el protagonismo de las “agencias”, individuales y colectivas, en juego en esas acciones de etnoeducación. Intentaremos, al final de este artículo, relatar una experiencia colectiva de enseñanza y aprendizaje en la comunidad quilombola de Boa Vista Cuminã. | en_US |
Afiliación | Universidade Federal Fluminense. Instituto de Psicologia. Niterói, RJ, Brasil. | en_US |
Palavras clave en Inglês | Ethnoeducation | en_US |
Palavras clave en Inglês | Learning and teaching | en_US |
Palavras clave en Inglês | Collective being | en_US |
Palavras clave en Inglês | Quilombo | en_US |
Palavras clave en Inglês | Oriximiná – PA | en_US |
Palavras clave | Etnoeducación | en_US |
Palavras clave | Aprender y enseñar | en_US |
Palavras clave | Ser colectivo | en_US |
Palavras clave | Quilombola | en_US |
Palavras clave | Oriximiná – PA | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade |