Advisor | Romano, Valeria Ferreira | |
Author | Tiseo, Thaís Ranzani | |
Access date | 2024-02-03T17:43:41Z | |
Available date | 2024-02-03T17:43:41Z | |
Document date | 2023 | |
Citation | TISEO, Thaís Ranzani. Onde está a comunidade na formação do Médico de Família e Comunidade?. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2023. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62530 | |
Abstract in Portuguese | A orientação comunitária é um elemento pouco trabalhado na formação de médicos de Família e Comunidade. Partindo-se da hipótese inicial de que os médicos de Família e Comunidade não estavam sendo formados em sua residência médica de maneira a valorizar as atividades de Abordagem Comunitária, quer por falhas na formação, quer por limitações do campo de prática, esta pesquisa objetivou conhecer o processo de ensino-aprendizagem da Abordagem Comunitária em uma unidade de residência em Medicina de Família e Comunidade localizada no Rio de Janeiro. Este é um estudo qualitativo, de intenção cartográfica, instrumentalizado por observações participantes e entrevistas. A cartografia foi escolhida na intenção de que essa experiência possa se coletivizar a partir de sua descrição e discussão. Seus resultados revelam que, apesar de não atribuírem uma definição clara para o que seriam as ações de Abordagem Comunitária, os residentes valorizam essa experiência e conseguem identificar suas potencialidades. São reconhecidos também os principais desafios para sua realização, incluindo a formação biomédica, o contato com realidades diferentes e o cenário de prática dos residentes, sendo o trabalho em favela considerado como um cenário com características e dificuldades específicas. A pesquisa também destaca a importância dos preceptores no desenvolvimento das atividades de ensino-aprendizagem de orientação comunitária, convidando-os a uma maior proximidade com seus residentes nessas atividades, facilitando seus processos, sendo exemplo, sendo ponte e promovendo comunidades de aprendizado saudáveis em suas unidades de saúde Ao final do estudo, entende-se que a valorização dessa prática existe nos residentes e nos Médicos de Família e Comunidade, porém as barreiras que encontram ao longo do caminho e a falta de incentivo parecem capazes de distanciá-los das atividades de Abordagem Comunitária, sendo os preceptores uma figura com potencial de diminuir tal afastamento. Vale ressaltar que esta pesquisa não apresenta uma resposta definitiva, mas oferece pistas para enfrentar o problema. | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Orientação Comunitária | en_US |
Subject in Portuguese | Medicina de Família e comunidade | en_US |
Subject in Portuguese | Educação Médica | en_US |
Subject in Portuguese | Saúde da Família | en_US |
Subject in Portuguese | Atenção Primária em Saúde | en_US |
Title | Onde está a comunidade na formação do Médico de Família e Comunidade? | en_US |
Alternative title | Where is the community in the training of family and community doctors? | en_US |
Type | Dissertation | en_US |
Defense date | 2023-11-28 | |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | en_US |
Degree level | Mestrado Acadêmico | en_US |
Place of Defense | Rio de Janeiro | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | en_US |
Abstract | Community orientation is a poorly worked element in the training of family medicine physicians. Starting from the initial hypothesis that family doctors were not being trained in their medical residency in a way that valued community approach activities, either due to flaws in training or limitations in the field of practice, this research aimed to understand the teaching-learning process of the community approach in a family medicine residency unit in Rio de Janeiro. This is a qualitative study, with cartographic intent, instrumented by participant observations and interviews. Cartography was chosen so that this experience could be collectivized through its description and discussion. The results reveal that despite not providing a clear definition for what community approach actions would be, residents value this experience and are able to identify its potential. The main challenges for its implementation are also recognized, including biomedical training, contact with different realities and the practice scenario of residents, with work in a favela being considered as a scenario with specific characteristics and difficulties. The research also highlights the importance of preceptors in the development of community-oriented teaching-learning activities, inviting them to be closer to their residents in these activities, facilitating their processes, being an example, being a bridge and promoting healthy learning communities in their workplace. At the end of the study, it is understood that residents and GPs value this practice, however the barriers they encounter along the way and the lack of encouragement seem capable of distancing them from community oriented activities, preceptors are a figure with the potential to reduce this gap. It is worth mentioning that this research does not present a definitive answer but offers clues to face the problem. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Primary Health Care | en_US |
Subject | Family Medicine | en_US |
Subject | Medical Education | en_US |
Subject | Community Orientation | en_US |
Subject | Family Health | en_US |
DeCS | Atenção Primária à Saúde | en_US |
DeCS | Medicina de Família e Comunidade | en_US |
DeCS | Educação Médica | en_US |
DeCS | Saúde da Família | en_US |
DeCS | Pesquisa Qualitativa | en_US |
DeCS | Entrevistas como Assunto | en_US |
DeCS | Primary Health Care | en_US |
DeCS | Family Medicine | en_US |
DeCS | Medical Education | en_US |
DeCS | Family Health | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |