Advisor | Matta, Gustavo Corrêa | |
Author | Freitas, Tainara Brites de | |
Access date | 2024-03-01T00:12:23Z | |
Available date | 2024-03-01T00:12:23Z | |
Document date | 2022 | |
Citation | FREITAS, Tainara Brites de. Experiências da preceptoria no SUS em tempos de COVID-19. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2022. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62853 | |
Abstract in Portuguese | As Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) representam uma estratégia para repensar o processo de formação de profissionais de saúde por meio da integração de práticas e saberes das profissões envolvidas. Tem como objetivo primordial a formação em serviço que ocorre a partir da interação com os preceptores e tutores de cada área. A preceptoria proporciona um processo de ensino-aprendizagem baseado numa perspectiva teórica e prática sobre o contexto e a realidade onde se realiza. A iniciativa das RMS tem como pressuposto uma formação pautada na educação permanente em saúde (EPS) que visa substituir a lógica biologicista por um modo de pensar e conhecer capaz de apreender os objetos em seu contexto e sua complexidade. A EPS é norteadora para as práticas das RMS, pois reconhece o cotidiano como lugar de invenções, acolhimento de desafios e práticas cooperativas, colaborativas e integradas. As RMS, uma vez inseridas no SUS, e diante do cenário pandêmico vivido pelo país desde 2020, também assumem papel no enfrentamento na linha de frente nos hospitais. Assim, esse trabalho teve como objetivo analisar a percepção sobre a atividade de preceptoria quanto aos desafios e perspectivas no período pandêmico. Buscou-se identificar as mudanças na atividade de preceptor, assim como os desafios e as estratégias adotadas para o enfrentamento durante o período. O estudo teve caráter exploratório qualitativo e foi realizado com profissionais da saúde que exercem funções de preceptoria e com a coordenadora do programa de residência multiprofissional de um hospital universitário no Rio de Janeiro, Brasil A técnica utilizada foi a entrevista semiestruturada analisada a partir do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Houve um total de nove entrevistados. A partir das entrevistas foram identificados dez DSCs. Os preceptores narraram a atividade de preceptoria durante o período pandêmico como um momento em que ocorreu reflexão quanto as práticas e adaptações necessárias para manutenção da residência. O período foi descrito como caótico, de guerra, em que as dificuldades em lidar com os medos e incertezas se sobressaltaram. Durante a pandemia foi necessário criar estratégias imediatas, como escalas entre a equipe, reuniões remotas, diminuição da carga horária teórica e prática, e suspensão das atividades multiprofissionais. Ainda que com ressalvas e sendo organizado de forma particular em cada área, foram estratégias que possibilitaram manter a continuidade das atividades e o vínculo dos residentes com o serviço. Embora seja possível observar práticas exitosas, é importante destacar que não houve relatos de estratégias institucionais. Assim, percebe-se o distanciamento com as práticas da EPS, uma vez que as ações foram feitas de forma restrita e centrada em cada área. Uma reflexão acerca do processo vivenciado em 2020/2021, a partir da ótica dos preceptores, possibilita a divulgação das práticas daqueles que vivenciaram o campo nesse período. Resgatar esses relatos pode contribuir para a organização das residências e estruturar caminhos para o enfrentamento de novas emergências sanitárias. | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Residência Multiprofissional | en_US |
Subject in Portuguese | Discurso do Sujeito Coletivo | en_US |
Subject in Portuguese | Preceptoria | en_US |
Subject in Portuguese | Educação Permanente em Saúde | en_US |
Subject in Portuguese | COVID-19 | en_US |
Title | Experiências da preceptoria no SUS em tempos de COVID-19 | en_US |
Alternative title | Preceptorship experiences in the Brazilian Health System during the COVID-19 pandemic | en_US |
Type | Dissertation | en_US |
Defense date | 2022-08-12 | |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | en_US |
Degree level | Mestrado Acadêmico | en_US |
Place of Defense | Rio de Janeiro | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | en_US |
Abstract | The Multi-professional Residencies in Health (RMS) represent a strategy to rethink the process of training health professionals through the integration of practices and the knowledge involved. Its primary objective is in-service training that takes place through interaction with preceptors and tutors in each area. Preceptorship provides a teaching-learning process based on a theoretical and practical perspective on the context and reality that occurs. The RMS initiative is based on Continuous Health Education (PHE) that aims to replace biological logic with a way of thinking and knowing capable of apprehend objects in their context and complexity. The EPS is a guide for the practices of RMS, as it recognizes the workplace as a place of inventions, acceptance of challenges and cooperative, collaborative and integrated practices. The RMS, once inserted in the Brazilian healthcare public system, and given the pandemic scenario experienced since 2020, also assume a protagonist role in the front line of public hospitals. Thus, this work aimed to analyze the perception of preceptorship activity regarding the challenges and perspectives of the pandemic period. We sought to identify the changes in preceptorship activity, as well as the challenges and strategies adopted during the period. The study had an exploratory qualitative approach and was carried out with health professionals who worked as preceptors and with the coordinator of the multi-professional residency program at a university hospital in Rio de Janeiro, Brazil The technique used was the semi-structured interview analyzed from the Collective Subject Discourse (CSD). There were a total of nine interviews. With that, ten CSDs were identified. The preceptors narrated the preceptorship activity during the pandemic period as a time of reflection regarding the practices and necessary adaptations to maintain the Residency. The period was described as chaotic, of war, in which the difficulties in dealing with fears and uncertainties were startling. During the pandemic, it was necessary to create immediate strategies, such as scales between the team, remote meetings, reduction of theoretical and practical workload, and suspension of multidisciplinary activities. Although with reservations and being organized in a very particular way in each area, these strategies made possible to maintain the continuity of activities and the residents' bond with the service. Although it is possible to observe successful practices, it is important to highlight that there were no reports of institutional strategies. Thus, the distance with the EPS practices is perceived, since the actions were carried out in a restricted way and focused on each area. A reflection on the process experienced in 20/21, from the perspective of preceptors, allows the dissemination of experienced practices in this period. Retrieving these reports can contribute to the organization of the residences and structure ways to face new health emergencies. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Preceptorship | en_US |
Subject | Multi-Professional Residency | en_US |
Subject | Permanent Health Education | en_US |
Subject | COVID-19 | en_US |
Subject | Collective Subject Discourse | en_US |
DeCS | Educação Continuada | en_US |
DeCS | COVID-19 | en_US |
DeCS | Preceptoria | en_US |
DeCS | Capacitação Profissional | en_US |
DeCS | Entrevistas como Assunto | en_US |
DeCS | Pesquisa Qualitativa | en_US |
DeCS | Preceptorship | en_US |
DeCS | Permanent Health Education | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |