Author | Ramos, Marise Nogueira | |
Access date | 2024-04-17T16:11:55Z | |
Available date | 2024-04-17T16:11:55Z | |
Document date | 2003 | |
Citation | RAMOS, Marise Nogueira. É possível uma pedagogia das competências contra-hegemônica? Relações entre pedagogia das competências, construtivismo e neopragmatismo. Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 93-114, 2003. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/63526 | |
Abstract in Portuguese | Resgatando a discussão sobre a origem das competências na pedagogia e sua possível ressignificação ao subordiná-la ao conceito de qualificação como relação social, questiona-se, aqui, a possibilidade de essa noção orientar a construção de uma pedagogia contra-hegemônica. Tal questionamento é realizado analisando-se possíveis relações entre a pedagogia das competências, o (neo) pragmatismo e o chamado construtivismo radical, que podem estar fundando uma epistemologia pós-moderna, coerente com algumas tendências contemporâneas da Filosofia da Educação, com implicações sobre as teorias pedagógicas. Demonstrando que essas tendências negam a objetividade do conhecimento, admitindo-se o relativismo e o subjetivismo, conclui-se que a construção de uma pedagogia contra-hegemônica deve superar os princípios que dão significado à noção de competência e resgatar o trabalho como princípio educativo sob a perspectiva histórico-crítica das relações sociais. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Competências | en_US |
Subject in Portuguese | Qualificação | en_US |
Subject in Portuguese | Construtivismo | en_US |
Subject in Portuguese | Pragmatismo | en_US |
Title | É possível uma pedagogia das competências contra-hegemônica? Relações entre pedagogia das competências, construtivismo e neopragmatismo | en_US |
Alternative title | Is a pedagogy of counter-hegemonic competencies possible? The relationship between pedagogy of competencies, constructivism and neo-pragmatism | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462003000100008 | |
Abstract | Recovering the discussion about the origin of competencies in pedagogy and its possible redefinition by subordinating it to the concept of qualification as a social relationship, we question, here, the possibility of this notion guiding the construction of a counter-hegemonic pedagogy. This questioning is carried out by analyzing possible relationships between the pedagogy of skills, (neo) pragmatism and the so-called radical constructivism, which may be founding a post-modern epistemology, coherent with some contemporary trends in the Philosophy of Education, with implications for the pedagogical theories. Demonstrating that these tendencies deny the objectivity of knowledge, admitting relativism and subjectivism, it is concluded that the construction of a counter-hegemonic pedagogy must overcome the principles that give meaning to the notion of competence and rescue work as an educational principle under the historical-critical perspective of social relations. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | Recuperando la discusión sobre el origen de las competencias en pedagogía y su posible redefinición subordinándola al concepto de calificación como relación social, cuestionamos aquí la posibilidad de que esta noción oriente la construcción de una pedagogía contrahegemónica. Este cuestionamiento se realiza analizando posibles relaciones entre la pedagogía de las habilidades, el (neo)pragmatismo y el llamado constructivismo radical, que pueden estar fundando una epistemología posmoderna, coherente con algunas tendencias contemporáneas en la Filosofía de la Educación, con implicaciones para las teorías pedagógicas. Demostrando que estas tendencias niegan la objetividad del conocimiento, admitiendo el relativismo y el subjetivismo, se concluye que la construcción de una pedagogía contrahegemónica debe superar los principios que dan sentido a la noción de competencia y rescatar el trabajo como principio educativo bajo el marco histórico- Perspectiva crítica de las relaciones sociales. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ. Brasil | en_US |
Subject | Skills | en_US |
Subject | Qualification | en_US |
Subject | Constructivism | en_US |
Subject | Pragmatism | en_US |
Subject in Spanish | Habilidades | en_US |
Subject in Spanish | Calificación | en_US |
Subject in Spanish | Constructivismo | en_US |
Subject in Spanish | Pragmatismo | en_US |
DeCS | Ensino | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |