Advisor | Franco, Maria Ciavatta Pantoja | |
Author | Albuquerque, Gregorio Galvão de | |
Access date | 2024-05-13T16:01:53Z | |
Available date | 2024-05-13T16:01:53Z | |
Document date | 2013-03 | |
Citation | ALBUQUERQUE, Gregorio Galvão de. A construção do conhecimento pela fotografia uma experiência criativa com alunos de ensino médio. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Univerisadade Federal Fluminense, Niterói, 2013. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64024 | |
Description | Produto do projeto de pesquisa A Construção do Conhecimento Pela Fotografia - Uma Experiência Criativa com Alunos de Ensino Médio | en_US |
Abstract in Portuguese | A sociedade capitalista necessita de uma cultura com base imagética como forma de entretenimento e principalmente de estímulo ao consumo de mercadorias. No sistema capitalista, a fotografia altera seu papel social, político e econômico. Há um fascínio pela técnica, velocidade e pelo movimento, pela máquina e pelo sistema fabril, bem como pela cadeia de novas mercadorias que penetravam na vida cotidiana, provocando uma ampla gama de repostas estéticas que vão da negação à especulação sobre possibilidades utópicas, passando pela imitação. Como os jovens pensam sobre as imagens na sociedade do consumo? Eles produzem imagens, mas somente extraem delas a aparência? Estas são as perguntas que norteiam o estudo. O objetivo principal é analisar a imagem fotográfica como produtora de conhecimento e sua potencialidade pedagógica, a partir de dois aspectos: como mediação de um contexto histórico social e cultural da sociedade de consumo, seja no ato da produção ou na própria realidade retratada; e a fotografia em si mesma, como um registro visual estético de uma experiência criadora do fotógrafo. Como campo empírico a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ) e a experiência de produção de imagens nos Acampamentos Pedagógicos Mandala. Por se constituir como um artefato cultural produzido pelo homem, sua análise deve resultar tanto de um ponto de vista social dos significados que o fotógrafo tira da realidade, quanto de aspectos da tecnologia fotográfica contemporânea. Ao investigar como as fotografias são construídas, reconstruídas e naturalizadas, tanto na sua percepção, produção e recepção, é preciso entender o processo de vida histórico e das relações humanas que, permeadas pelas ideologias, para o marxismo, são relações que nos surgem invertidas, tal como acontece numa câmera escura. Buscamos olhá-las não somente como mediação de classe, mas também por outras determinações, por outras pertinências sociais relativamente articuladas às relações de classes sociais: nacionalidade, geração, religião cultura, sexo. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Universidade Federal Fluminense | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Fotografia | en_US |
Subject in Portuguese | Politecnia | en_US |
Subject in Portuguese | Educação | en_US |
Subject in Portuguese | Mediação | en_US |
Title | A construção do conhecimento pela fotografia uma experiência criativa com alunos de ensino médio | en_US |
Type | Dissertation | en_US |
Defense date | 2013-03 | |
Departament | Faculdade de Educação | en_US |
Defense Institution | Universidade Federal Fluminense | en_US |
Degree level | Mestrado Acadêmico | en_US |
Place of Defense | Niterói | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Educação | en_US |
Abstract | Capitalist society needs an image-based culture as a form of entertainment and mainly to encourage the consumption of goods. In the capitalist system, photography changes its social, political and economic role. There is a fascination with technique, speed and movement, with the machine and the factory system, as well as with the chain of new commodities that penetrated everyday life, provoking a wide range of aesthetic responses that range from denial to speculation about utopian possibilities, through imitation. How do young people think about images in the consumer society? Do they produce images, but only extract appearances from them? These are the questions that guide the study. The main objective is to analyze the photographic image as a producer of knowledge and its pedagogical potential, from two aspects: as mediation of a historical social and cultural context of consumer society, whether in the act of production or in the portrayed reality itself; and photography itself, as an aesthetic visual record of the photographer's creative experience. As an empirical field, the Joaquim Venâncio Polytechnic School of Health (EPSJV/FIOCRUZ) and the experience of producing images at the Mandala Pedagogical Camps. As it constitutes a cultural artifact produced by man, its analysis must result both from a social point of view of the meanings that the photographer takes from reality, and from aspects of contemporary photographic technology. When investigating how photographs are constructed, reconstructed and naturalized, both in their perception, production and reception, it is necessary to understand the historical life process and human relationships that, permeated by ideologies, for Marxism, are relationships that appear to us inverted, just like in a camera obscura. We seek to look at them not only as class mediation, but also through other determinations, through other social pertinences related to social class relations: nationality, generation, religion, culture, sex. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | La sociedad capitalista necesita una cultura basada en imágenes como forma de entretenimiento y principalmente para fomentar el consumo de bienes. En el sistema capitalista, la fotografía cambia su papel social, político y económico. Existe una fascinación por la técnica, la velocidad y el movimiento, por la máquina y el sistema fabril, así como por la cadena de nuevas mercancías que penetraron en la vida cotidiana, provocando una amplia gama de respuestas estéticas que van desde la negación hasta la especulación sobre posibilidades utópicas. a través de la imitación. ¿Cómo piensan los jóvenes sobre las imágenes en la sociedad de consumo? ¿Producen imágenes, pero de ellas sólo extraen apariencias? Estas son las preguntas que guían el estudio. El objetivo principal es analizar la imagen fotográfica como productora de conocimiento y su potencial pedagógico, desde dos vertientes: como mediación de un contexto histórico social y cultural de la sociedad de consumo, ya sea en el acto de producción o en la propia realidad retratada; y la fotografía misma, como registro visual estético de la experiencia creativa del fotógrafo. Como campo empírico, la Escuela Politécnica de Salud Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ) y la experiencia de producción de imágenes en los Campamentos Pedagógicos Mandala. Al constituir un artefacto cultural producido por el hombre, su análisis debe resultar tanto desde un punto de vista social de los significados que el fotógrafo toma de la realidad, como de aspectos de la tecnología fotográfica contemporánea. Al investigar cómo se construyen, reconstruyen y naturalizan las fotografías, tanto en su percepción, producción como recepción, es necesario comprender el proceso histórico de vida y las relaciones humanas que, permeadas por ideologías, para el marxismo, son relaciones que nos parecen invertidas, simplemente como en una cámara oscura. Buscamos mirarlos no sólo como mediación de clase, sino también a través de otras determinaciones, a través de otras pertinencias sociales relacionadas con las relaciones sociales de clase: nacionalidad, generación, religión, cultura, sexo. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Photography | en_US |
Subject | Polytechnic | en_US |
Subject | Education | en_US |
Subject | Mediation | en_US |
Subject in Spanish | Fotografía | en_US |
Subject in Spanish | Politécnico | en_US |
Subject in Spanish | Educación | en_US |
Subject in Spanish | Mediación | en_US |
Member of the board | Franco, Maria Ciavatta Pantoja | |
Member of the board | Benácchio, Rosilda Nascimento | |
Member of the board | Silva, Roberta Maria Lobo da | |
DeCS | Educação | en_US |
DeCS | Materiais de Ensino | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |