Author | Albuquerque, Gregorio Galvão de | |
Access date | 2024-05-13T19:11:14Z | |
Available date | 2024-05-13T19:11:14Z | |
Document date | 2021 | |
Citation | ALBUQUERQUE, Gregorio Galvão de. O cinema político e a politização da arte. Entropia: Revista do Laboratório de Movimentos Sociais e Mídia, Rio de Janeiro, v. 5, n. 9, p. 165-178, 2021. | en_US |
ISSN | 2526-2793 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64032 | |
Description | Produto do projeto de pesquisa Pensar Pela Imagem: Educação Audiovisual Pela Perspectiva Cultural, Política e Pedagógica | en_US |
Abstract in Portuguese | O cinema surge já como mercadoria em um contexto de aceleração do cotidiano e aumento de imagens e sensações produzidas e reproduzidas pelos indivíduos. Desde sua origem, o cinema passou por diversas transformações em sua linguagem e também sua forma ideológica de utilização. O que são imagens políticas? E um cinema político? A possibilidade de representação e construção da realidade pelo cinema possibilitou a sua potencialidade de crítica e política. Produções cinematográficas passaram a refletir o momento histórico social ao mesmo tempo em que o representa. Produções amadoras e cinematográficas como “Arábia”, “Corpo elétrico” e “Pela Janela” demonstram uma trilogia que aborda o trabalho, dentre outras coisas, em um contexto de uma sociedade brasileira onde os direitos trabalhistas e repressões passaram ao debate. Esse texto é parte da pesquisa de doutorado que tem como objeto a Educação Audiovisual e é realizado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ) | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política do IUPERJ/UCAM | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Cinema | en_US |
Subject in Portuguese | Imagem | en_US |
Subject in Portuguese | Cinema Político | en_US |
Subject in Portuguese | Arte | en_US |
Title | O cinema político e a politização da arte | en_US |
Type | Article | en_US |
Abstract | Cinema now appears as a commodity in a context of accelerated daily life and an increase in images and sensations produced and reproduced by individuals. Since its origins, cinema has undergone several transformations in its language and also its ideological way of using it. What are political images? And a political cinema? The possibility of representation and construction of reality through cinema enabled its critical and political potential. Film productions began to reflect the social historical moment at the same time as representing it. Amateur and cinematographic productions such as “Arábia”, “Corpo electrico” and “Pela Janela” demonstrate a trilogy that addresses work, among other things, in the context of a Brazilian society where labor rights and repressions have come to the fore. This text is part of doctoral research that focuses on Audiovisual Education and is carried out in the Postgraduate Program in Public Policies and Human Training (PPFH/UERJ) | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | El cine aparece ahora como una mercancía en un contexto de vida cotidiana acelerada y de aumento de imágenes y sensaciones producidas y reproducidas por los individuos. Desde sus orígenes, el cine ha sufrido varias transformaciones en su lenguaje y también en su forma ideológica de utilizarlo. ¿Qué son las imágenes políticas? ¿Y un cine político? La posibilidad de representación y construcción de la realidad a través del cine posibilitó su potencial crítico y político. Las producciones cinematográficas comenzaron a reflejar el momento histórico social al mismo tiempo que lo representaban. Producciones amateurs y cinematográficas como “Arábia”, “Corpo electrico” y “Pela Janela” demuestran una trilogía que aborda el trabajo, entre otras cosas, en el contexto de una sociedad brasileña donde los derechos laborales y las represiones han pasado a primer plano. Este texto forma parte de una investigación doctoral que se enfoca en Educación Audiovisual y se realiza en el Programa de Posgrado en Políticas Públicas y Formación Humana (PPFH/UERJ) | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Cinema | en_US |
Subject | Image | en_US |
Subject | Political Cinema | en_US |
Subject | Art | en_US |
Subject in Spanish | Cine | en_US |
Subject in Spanish | Imagen | en_US |
Subject in Spanish | Cine Político | en_US |
Subject in Spanish | Arte | en_US |
DeCS | Cinema | en_US |
DeCS | Sociologia | en_US |