Author | Albuquerque, Gregório Galvão de | |
Access date | 2024-05-14T13:06:44Z | |
Available date | 2024-05-14T13:06:44Z | |
Document date | 2021 | |
Citation | ALBUQUERQUE, Gregório Galvão de. Cordilheira de amoras II e o extracampo imaginário social no exercício da fotografia do invisível. AVANCA | CINEMA, n. 12, p. 610-616, 2021. | en_US |
ISSN | 2184-4682 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64053 | |
Description | Produto do projeto de pesquisa Pensar Pela Imagem: Educação Audiovisual Pela Perspectiva Cultural, Política e Pedagógica. | en_US |
Abstract in Portuguese | Este texto tem como objetivo problematizar a questão do invisível e da invisibilidade social a partir do exercício da Fotografia do Invisível e da análise do curta “Cordilheiras de Amoras II” e sua construção do extracampo do imaginário social. No filme, a personagem principal, a pequena índia Guarani Kaiowá Carine Martines, abre as portas de sua “casa” e apresenta toda a sua experiência de mundo. Como forma de aplicação da discussão na educação, também será apresentado o exercício “fotografia do invisível” realizado em ambiente escolar. Que relação essa pessoa invisível tem com a realidade social? Como se estabelece com o mundo real e o representa através do invisível? Perguntas que nortearão o texto. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Cine Clube de Avanca | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Cinema | en_US |
Subject in Portuguese | Invisível | en_US |
Subject in Portuguese | Fotografia | en_US |
Subject in Portuguese | Campo Externo | en_US |
Subject in Portuguese | Realidade Social | en_US |
Title | Cordilheira de amoras II e o extracampo imaginário social no exercício da fotografia do invisível | en_US |
Alternative title | Mountain range of amoras II and the social imaginary overseas field in exercise of the invisible photography | en_US |
Type | Article | en_US |
Abstract | This text aims to problematize the question of the invisible and social invisibility from the exercise of Photography of the Invisible and from the analysis of the short “Cordilheiras de Amoras II” and its construction of the social imaginary extra-field. In the film, the main character, the little Indian Guarani Kaiowá Carine Martines, opens the doors of her “home” and presents her whole world experience. As a way of applying the discussion in education, the exercise “photography of the invisible” performed in a school environment will also be presented. What relationship does this invisible person have with social reality? How does it establish itself with the real world and represent it through the invisible? Questions that will guide the text. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | Este texto tiene como objetivo problematizar la cuestión de lo invisible y la invisibilidad social a partir del ejercicio de la Fotografía de lo Invisible y el análisis del cortometraje “Cordilheiras de Amoras II” y su construcción del extracampo del imaginario social. En la película, la protagonista, la pequeña india guaraní Kaiowá Carine Martines, abre las puertas de su “hogar” y presenta toda su experiencia del mundo. Como forma de aplicar la discusión en educación, también se presentará el ejercicio “fotografía de lo invisible” realizado en un ambiente escolar. ¿Qué relación tiene esta persona invisible con la realidad social? ¿Cómo se establece con el mundo real y lo representa a través de lo invisible? Preguntas que guiarán el texto. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Cinema | en_US |
Subject | Invisible | en_US |
Subject | Photography | en_US |
Subject | Outfield | en_US |
Subject | Social Reality | en_US |
Subject in Spanish | Cine | en_US |
Subject in Spanish | Invisible | en_US |
Subject in Spanish | Fotografía | en_US |
Subject in Spanish | Campo Social Externo | en_US |
Subject in Spanish | Realidad Social | en_US |
DeCS | Cinema | en_US |
DeCS | Cultura | en_US |