Author | Dias, Cynthia Macedo | |
Author | Farbiarz, Jackeline Lima | |
Access date | 2024-05-14T13:59:16Z | |
Available date | 2024-05-14T13:59:16Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | DIAS, Cynthia Macedo; FARBIARZ, Jackeline Lima. Jogos como gêneros multimodais: análise e elaboração crítica para multiletramentos. Educação, Santa Maria, RS, v. 44, p. 1-28, 2019. | en_US |
ISSN | 1984-6444 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64056 | |
Description | Produto do projeto de pesquisa "jogo é para o que se move": design como favorecedor da construção de espaços colaborativos e dialógicos de ensino-aprendizagem por meio da criação e adaptação de jogos analógicos | en_US |
Abstract in Portuguese | O presente artigo traz como hipótese que os jogos são mídias expressivas e multimodais, carregadas de discursos, que podem materializar e suscitar múltiplas construções de sentidos, para além de serem objetos de entretenimento. Objetiva, assim, discutir osjogos enquanto textos multimodais, a fim de propor uma face do “letramento lúdico” que se aproxime da perspectiva de multiletramentos, envolva a leitura crítica e a possibilidade de materialização de discursos de jovens estudantes por meio da criação e modificação de jogos mediada por seus professores. Como percurso metodológico, fundamenta-se nos estudos de gêneros discursivos e multimodalidade, com base em Bakhtin, Miller e Bazerman, Carvalho, Fairclough e Lemke e aplica esse olhar na análise de três versões de um jogo de tabuleiro bastante tradicional e conhecido, o Banco Imobiliário: a versão criada pelo designer Fabio Lopez em 2010, chamada “Bando Imobiliário”; a versão criada pela Estrela em contrato com a Prefeitura do Rio em 2013, “Banco Imobiliário Cidade Olímpica”; e a versão elaborada por professores de escolas públicas municipais e exposta na Cinelândia, um mês após a polêmica levantada pela distribuição do jogo comprado pela Prefeitura nas escolas municipais. O artigo propõe que as reflexões desenvolvidas inspirem a criação e modificação de jogos, no nível verbal, visual ou das regras, a fim de incorporar a polifonia a partir das “vozes” de alunos e professores e possibilitar que regras sociais, discursos e sentidos hegemônicos, muitas vezes naturalizados e ocultos por discursos centrípetos e autoritários, venham à tona e sejam problematizados. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Universidade Federal de Santa Maria | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Jogos de Tabuleiro | en_US |
Subject in Portuguese | Polifonia | en_US |
Subject in Portuguese | Multiletramentos | en_US |
Title | Jogos como gêneros multimodais: análise e elaboração crítica para multiletramentos | en_US |
Alternative title | Games as multimodal genres:analysis and critical elaboration for multiliteracies | en_US |
Alternative title | Juegos comogéneros multimodales: análisis y elaboración crítica para multiletramentos | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.5902/1984644430055 | |
Abstract | This article hypothesizes that games are expressive and multimodal media, full of discourses, which can materialize and elicit multiple constructions of meaning, in addition to being objects of entertainment. The objective, therefore, is to discuss games as multimodal texts, in order to propose a facet of “playful literacy” that comes closer to the perspective of multiliteracies, involves critical reading and the possibility of materializing young students’ speeches through the creation and modification of games mediated by their teachers. As a methodological path, it is based on studies of discursive genres and multimodality, based on Bakhtin, Miller and Bazerman, Carvalho, Fairclough and Lemke and applies this perspective to the analysis of three versions of a very traditional and well-known board game, Banco Real Estate: the version created by designer Fabio Lopez in 2010, called “Bando Imobiliário”; the version created by Estrela in a contract with Rio City Hall in 2013, “Banco Imobiliário Cidade Olímpica”; and the version created by teachers from municipal public schools and exhibited at Cinelândia, a month after the controversy raised by the distribution of the game purchased by the City Hall in municipal schools. The article proposes that the reflections developed inspire the creation and modification of games, at the verbal, visual or rules level, in order to incorporate polyphony from the “voices” of students and teachers and enable social rules, discourses and hegemonic meanings , often naturalized and hidden by centripetal and authoritarian discourses, come to the surface and are problematized. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | Este artículo plantea la hipótesis de que los juegos son medios expresivos y multimodales, llenos de discursos, que pueden materializar y provocar múltiples construcciones de significado, además de ser objetos de entretenimiento. El objetivo, por tanto, es discutir los juegos como textos multimodales, con el fin de proponer una faceta de la “alfabetización lúdica” que se acerque a la perspectiva de las multialfabetizaciones, involucre la lectura crítica y la posibilidad de materializar los discursos de los jóvenes estudiantes a través de la creación y modificación. de juegos mediados por sus profesores. Como recorrido metodológico, se sustenta en estudios de géneros discursivos y multimodalidad, basándose en Bakhtin, Miller y Bazerman, Carvalho, Fairclough y Lemke y aplica esta perspectiva al análisis de tres versiones de un juego de mesa muy tradicional y conocido, Banco Real Estate: la versión creada por el diseñador Fabio López en 2010, denominada “Bando Imobiliário”; la versión creada por Estrela en contrato con la Municipalidad de Río en 2013, “Banco Imobiliário Cidade Olímpica”; y la versión creada por profesores de escuelas públicas municipales y exhibida en Cinelândia, un mes después de la polémica suscitada por la distribución del juego comprado por el Ayuntamiento en las escuelas municipales. El artículo propone que las reflexiones desarrolladas inspiran la creación y modificación de juegos, a nivel verbal, visual o de reglas, con el fin de incorporar polifonía a partir de las “voces” de estudiantes y profesores y posibilitar reglas sociales, discursos y significados hegemónicos, muchas veces naturalizados. y ocultas por discursos centrípetos y autoritarios, salen a la superficie y se problematizan. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Board Games | en_US |
Subject | Polyphony | en_US |
Subject | Multiliteracies | en_US |
Subject in Spanish | Juegos de Tablero | en_US |
Subject in Spanish | Polifonía | en_US |
Subject in Spanish | Multialfabetizaciones | en_US |
DeCS | Educação | en_US |
DeCS | Ensino | en_US |
DeCS | Materiais de Ensino | en_US |