Advisor | Queiroz, Margareth Maria de Carvalho | |
Author | Tecla, Gabriella Valle Cortes | |
Access date | 2024-05-17T14:20:28Z | |
Available date | 2024-05-17T14:20:28Z | |
Document date | 2022 | |
Citation | TECLA, Gabriella Valle Cortes. Moscas sinantrópicas: uma proposta de jogo lúdico para alunos do ensino fundamental II. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2022. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64106 | |
Abstract in Portuguese | O processo de educar significa gerar o desequilíbrio na mente do aluno de forma que ele busque seu reequilíbrio, para se reorganizar cognitivamente a fim de obter os conhecimentos de maneira definitiva. Todavia, esse processo se mantém limitado devido ao modelo tradicional de ensino das escolas, onde a aprendizagem é processada de maneira mecânica pelos alunos, que recebem passivamente as informações, já que pouco são estimulados a terem um pensamento reflexivo, crítico e indagador. No que tange a promoção do processo de ensino-aprendizagem de Ciências, em especial, nas aulas de Zoologia, são notórias as limitações impostas em sala de aula devido à escassez de aulas práticas, à falta de interlocução de conhecimentos obtidos durante a aula com o cotidiano do aluno, à linguagem rebuscada dos materiais didáticos e a ausência de temas importantes a serem discutidos nesses materiais, como a nocividade das moscas sinantrópicas, que são aquelas adaptadas às modificações ambientais produzidas pela ação humana. É de suma importância que os discentes tenham conhecimento dessas moscas, principalmente porque são insetos corriqueiramente encontrados nas casas e que têm potencial de veiculação de mais de cem microrganismos patogênicos, que estão associados a diferentes tipos de enfermidades humanas. A exposição de resíduos orgânicos, a falta de hábitos de higiene e o acondicionamento inadequado de resíduos (lixo), junto à falta de conscientização da população são alguns dos fatores que contribuem para a manutenção e crescimento de populações de moscas sinantrópicas. Portanto, se faz necessário um trabalho de educação ambiental e sanitária na comunidade escolar, a fim de minimizar os efeitos nocivos trazidos por estes insetos. Assim, o objetivo geral do presente trabalho éapresentar a proposta de um jogo lúdico, que deverá servir como ferramenta facilitadorado aprendizado, fugindo do modelo tradicional de ensino para ser instrumento norteador de informação, observação e conscientização de alunos do Ensino Fundamental II acerca dessa temática. Espera-se que, ao final do jogo, o aluno seja capaz de compreender efetivamente o proposto, reconhecendo a importância de hábitos de higiene, reciclagem e descarte correto de resíduos orgânicos para evitar a proliferação das moscas | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | restricted access | |
Subject in Portuguese | Ludicidade | en_US |
Subject in Portuguese | Entomologia | en_US |
Subject in Portuguese | Moscas Sinantrópicas | en_US |
Title | Moscas sinantrópicas: uma proposta de jogo lúdico para alunos do ensino fundamental II | en_US |
Type | TCC | |
Defense date | 2022 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | |
Program | Programa de Pós-Graduação em Entomologia Médica | en_US |
Abstract | The process of educating means to generate an imbalance in the students’ minds so that they seek their rebalance in order to reorganize themselves cognitively to obtain knowledge in a definitive way. However, this process remains limited due to the traditional teaching model in schools, where learning is processed mechanically by students, who passively receive information, since they are little encouraged to have a reflective, critical and inquiring thought. Regarding the promotion of Science teaching learning process, especially in Zoology classes, the limitations imposed in the classroom are notorious due to the scarcity of practical classes, to the lack of interlocution between the knowledge obtained during class and students’ daily life tothe over-elaborated language of the teaching materials and to the absence of important themes to be discussed in these materials, such as the harmfulness of synanthropic flies,which are those adapted to the environmental changes produced by human action. It is extremely important that students become aware of these flies, mainly because they are insects commonly found in houses and because they have the potential to transmit more than one hundred pathogenic microorganisms, which are associated with different typesof human diseases. The exposure of organic residues, the lack of hygiene habits and the inadequate packaging of garbage, added to the lack of awareness of the population, are some of the factors that contribute to the maintenance and growth of synanthropic flies populations. Given these factors, an environmental and sanitary education work in the school community is necessary in order to minimize the harmful effects brought by these insects. Therefore, the general objective of the present work is to present aproposal of a ludic game, which should serve as facilitating learning tool, avoiding the traditional teaching model, and to serve as a guiding instrument for information, observation and awareness of Elementary School students about this theme. It is expected that, at the end of the game, the students will be able to effectively understand the proposal, recognizing the importance of hygiene habits, recycling and the correct disposal of organic waste to prevent the proliferation of flies | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Subject | Ludicity | en_US |
Subject | Entomology | en_US |
Subject | Synanthropic Flies | en_US |
DeCS | Entomologia | en_US |
DeCS | Dípteros | en_US |
DeCS | Ensino Fundamental e Médio | en_US |
DeCS | Jogos e Brinquedos | en_US |
Embargo date | 2300 | |