Author | Dias, Cynthia Macedo | |
Author | Farbiarz, Jackeline Lima | |
Access date | 2024-05-20T15:53:00Z | |
Available date | 2024-05-20T15:53:00Z | |
Document date | 2021 | |
Citation | DIAS, Cynthia Macedo; FARBIARZ, Jackeline Lima. Design mediando dialogismo na criação de jogos analógicos na escola. In: CONGRESO [VITUAL] LATINOAMERICANO DE ENSEÑANZA DEL DISEÑO, 9., 2021, Buenos Aires. Anais [...]. Buenos Aires: Universidad de Palermo, 2021. p. 131. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64136 | |
Description | Produto do projeto de pesquisa Jogos analógicos aplicados à saúde: revisão de protótipos criados com estudantes | en_US |
Abstract in Portuguese | Esta pesquisa discute uma face da criação de jogos analógicos por alunos e professores como estratégia de construção de espaços colaborativos e dialógicos de ensino- aprendizagem, mediada por abordagens metodológicas do Design e design de jogos. Relata-se o uso de uma adaptação do modelo Duplo Diamante associado à abordagem de design iterativo para mediação da criação de jogos analógicos com estudantes, em uma escola de Nível Médio e Educação Profissional em Saúde no Brasil. Em entrevista coletiva com estudantes, identificou-se menções aos diferentes movimentos vivenciados e representados no modelo, bem como a uma atitude dialógica por parte dos estudantes e das professoras participantes. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Universidad de Palermo | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Jogos Analógicos | en_US |
Subject in Portuguese | Espaços Colaborativos | en_US |
Subject in Portuguese | Abordagens Metodológicas | en_US |
Subject in Portuguese | Design de Jogos | en_US |
Subject in Portuguese | Entrevista Coletiva | en_US |
Title | Design mediando dialogismo na criação de jogos analógicos na escola | en_US |
Type | Papers presented at events | en_US |
Abstract | This research discusses one aspect of the creation of analog games by students and teachers as a strategy for building collaborative and dialogic teaching-learning spaces, mediated by methodological approaches to design and game design. We report the use of an adaptation of the Duplo Diamante model associated with the iterative design approach to mediate the creation of analog games with students, in a High School and Professional Health Education school in Brazil. In a collective interview with students, mentions were identified of the different movements experienced and represented in the model, as well as a dialogical attitude on the part of the participating students and teachers. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | Esta investigación discute un aspecto de la creación de juegos analógicos por parte de estudiantes y docentes como estrategia para construir espacios de enseñanza-aprendizaje colaborativos y dialógicos, mediados por enfoques metodológicos de diseño y diseño de juegos. Reportamos el uso de una adaptación del modelo Duplo Diamante asociado al enfoque de diseño iterativo para mediar la creación de juegos analógicos con estudiantes, en una escuela de Educación Secundaria y Profesional en Salud en Brasil. En una entrevista colectiva con estudiantes, se identificaron menciones a los diferentes movimientos vividos y representados en el modelo, así como una actitud dialógica por parte de los estudiantes y docentes participantes. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Analog Games | en_US |
Subject | Collaborative Spaces | en_US |
Subject | Methodological Approaches | en_US |
Subject | Game Design | en_US |
Subject | Collective Interview | en_US |
Subject in Spanish | Juegos Analógicos | en_US |
Subject in Spanish | Espacios Colaborativos | en_US |
Subject in Spanish | Enfoques Metodológicos | en_US |
Subject in Spanish | Diseño de Juego | en_US |
Subject in Spanish | Entrevista Colectiva | en_US |
DeCS | Educação | en_US |
DeCS | Ensino | en_US |