Advisor | Wegner, Robert | |
Author | Ferraz, Ana Carolina Corrêa | |
Access date | 2024-06-06T16:03:22Z | |
Available date | 2024-06-06T16:03:22Z | |
Document date | 2024 | |
Citation | FERRAZ, Ana Carolina Côrrea. A caixa de Pandora : psicanálise e o feminismo no cinema expressionista alemão (1919-1933). 2024. 126 f. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2024. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64339 | |
Abstract in Portuguese | O presente trabalho se propõe a analisar as relações entre cinema e psicanálise a partir de suas implicações na construção das representações do feminino ao longo do século XX. O período democrático da República de Weimar (1919-1933) representou para a Alemanha e, sobretudo, para Berlim, um período de intensas contradições. As diversas modificações sociais transformaram a Berlim do período entreguerras em uma Cosmópolis de efervescência cultural, possibilitando o surgimento de uma nova modalidade artística preocupada em expressar, através das artes, seus estados internos. Assim, neste cenário de intensa modificação política, social e cultural, o movimento expressionista se torna uma fonte de questionamento dos costumes. O cinema, então, passa a configurar um importante veículo de construção de uma identidade nacional, fortemente abalada após a derrota na Primeira Guerra Mundial. Não obstante, a mulher passa a ocupar um lugar de destaque entre essas contradições. Paralelamente ao movimento crescente de participação política e liberdade sexual acentuaram-se as tensões entre masculino e feminino e, acerca dos papéis de gênero destinados à mulher pela sociedade. No intuito de compreender e ilustrar as representações femininas do período, foram selecionados os filmes O Anjo Azul, do diretor J. V. Sternberg (1930) O Diário de uma Garota Perdida (1929) e A Caixa de Pandora (1929) do diretor G.W. Pabst, refletindo as contradições que a figura feminina simbolizou no período. Portanto, a partir da análise destes filmes selecionados, este trabalho procura compreender as implicações da cultura psicanalítica nos filmes da época e seu papel na construção da imagem da mulher moderna. Em suma, a interseção entre psicanálise, mulher e cinema proporciona uma perspectiva enriquecedora para compreender as representações culturais, sociais e psicológicas que moldam e são moldadas por essas esferas interligadas. | en_US |
Sponsorship | CNPq | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Psicanálise | en_US |
Subject in Portuguese | Mulheres | en_US |
Subject in Portuguese | Cinema | en_US |
Title | A caixa de Pandora: psicanálise e o feminino no cinema expressionista alemão (1919-1930) | en_US |
Type | Dissertation | |
Defense date | 2024-03-11 | |
Departament | Casa de Oswaldo Cruz | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | en_US |
Degree level | Mestrado Acadêmico | en_US |
Place of Defense | Rio de Janeiro | en_US |
Program | Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde | en_US |
Abstract | The present work aims to analyze the relations between cinema and psychoanalysis based on their implications in the construction of representations of femininity throughout the 20th century. The democratic period of the Weimar Republic represented for Germany, and especially for Berlin, a period of intense contradictions. The various social changes transformed interwar Berlin into a cosmopolitan city of artistic effervescence, enabling the emergence of a
new artistic modality concerned with expressing its internal states through the arts. In this scenario of intense political, social, and cultural modification, the expressionist movement becomes a source of questioning of customs. Cinema then becomes an important vehicle for the construction of a national identity, strongly shaken after the defeat in World War I. Nevertheless, women come to occupy a prominent place among these contradictions. Parallel
to the growing movement of political participation and sexual freedom, tensions between masculine and feminine regarding gender roles designated to women intensified. In order to understand and illustrate the feminine representations of the period, the films The Blue Angel by J. V. Sternberg (1930), Diary of a Lost Girl (1929), and Pandora's Box (1929) by G.W. Pabst were selected, reflecting the contradictions that the female figure symbolized in the
period. Through the analysis of these selected films, this work seeks to understand the implications of psychoanalytic culture in the films and its role in the construction of the image of the modern woman. In summary, the intersection between psychoanalysis, woman, and cinema provides an enriching perspective for understanding the cultural, social, and psychological representations that shape and are shaped by these interconnected spheres. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Subject | Psychoanalysis | en_US |
Subject | Women | en_US |
Subject | Cinema | en_US |
DeCS | Psicanálise | en_US |
DeCS | Feminismo | en_US |
DeCS | Filmes Cinematográficos | en_US |
DeCS | História do Século XX | en_US |
DeCS | Alemanha | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 05 Igualdade de gênero | |