Author | Soutto Mayor, Ana Lucia | |
Access date | 2024-06-17T17:18:59Z | |
Available date | 2024-06-17T17:18:59Z | |
Document date | 2018 | |
Citation | SOUTTO MAYOR, Ana Lucia. A iniciação científica na educação básica: problematizando o lugar dessa reflexão a partir da experiência da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO, 18., 2018, Niterói. Anais [...]. Niterói: Associação Nacional de História - Seção Rio de Janeiro, 2018. 9 p. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64518 | |
Description | Produto do projeto de pesquisa Arte, ciência e educação: processos formativos e iniciação científica no ensino médio. | en_US |
Abstract in Portuguese | O texto discute a importância e os desafios da iniciação científica na educação básica, focando particularmente no ensino médio, a partir da experiência da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fiocruz. Ele enfatiza a pesquisa como um princípio educativo fundamental, essencial para desenvolver habilidades críticas e investigativas nos estudantes. O texto destaca dois programas da EPSJV: o Programa de Vocação Científica (PROVOC), que oferece iniciação científica em espaços formais de pesquisa na Fiocruz, e o Projeto Trabalho, Ciência e Cultura (PTCC), obrigatório nos cursos técnicos de saúde. Ambos os programas visam integrar teoria e prática, proporcionando uma formação integral e emancipadora, especialmente para estudantes de origens socioeconômicas desfavorecidas. O texto conclui que a pesquisa como princípio educativo não apenas enriquece a formação acadêmica, mas também contribui para transformações sociais significativas no Brasil. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Associação Nacional de História - Seção Rio de Janeiro | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Iniciação Científica | en_US |
Subject in Portuguese | Ensino Médio | en_US |
Subject in Portuguese | Formação Politécnica | en_US |
Subject in Portuguese | Educação Emancipadora | en_US |
Title | A iniciação científica na educação básica: problematizando o lugar dessa reflexão a partir da experiência da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz | en_US |
Type | Papers presented at events | en_US |
Abstract | The text discusses the importance and challenges of scientific initiation in basic education, focusing particularly on secondary education, based on the experience of the Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) at Fiocruz. It emphasizes research as a fundamental educational principle, essential for developing critical and investigative skills in students. The text highlights two EPSJV programs: the Scientific Vocation Program (PROVOC), which offers scientific initiation in formal research spaces at Fiocruz, and the Work, Science and Culture Project (PTCC), mandatory in technical health courses. Both programs aim to integrate theory and practice, providing comprehensive and emancipatory training, especially for students from disadvantaged socioeconomic backgrounds. The text concludes that research as an educational principle not only enriches academic training, but also contributes to significant social transformations in Brazil. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | El texto analiza la importancia y los desafíos de la iniciación científica en la educación básica, centrándose particularmente en la educación secundaria, a partir de la experiencia de la Escuela Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) de Fiocruz. Pone énfasis en la investigación como principio educativo fundamental, esencial para desarrollar habilidades críticas e investigativas en los estudiantes. El texto destaca dos programas de la EPSJV: el Programa de Vocación Científica (PROVOC), que ofrece iniciación científica en espacios formales de investigación de la Fiocruz, y el Proyecto Trabajo, Ciencia y Cultura (PTCC), obligatorio en cursos técnicos en salud. Ambos programas tienen como objetivo integrar la teoría y la práctica, brindando una formación integral y emancipadora, especialmente para estudiantes de entornos socioeconómicos desfavorecidos. El texto concluye que la investigación como principio educativo no sólo enriquece la formación académica, sino que también contribuye a importantes transformaciones sociales en Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Scientific Research | en_US |
Subject | High School | en_US |
Subject | Polytechnic Training | en_US |
Subject | Emancipatory Education | en_US |
Subject in Spanish | Iniciación Científica | en_US |
Subject in Spanish | Escuela Secundaria | en_US |
Subject in Spanish | Formación Politécnica | en_US |
Subject in Spanish | Educación Emancipadora | en_US |
DeCS | Educação | en_US |
DeCS | Ensino | en_US |
DeCS | Estudantes | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |