Advisor | Kropf, Simone Petraglia | |
Author | Cunha, Adriana Mendonça | |
Access date | 2024-07-17T16:33:42Z | |
Available date | 2024-07-17T16:33:42Z | |
Document date | 2024 | |
Citation | CUNHA, Adriana Mendonça. Da boa vizinhança à Guerra Fria: educação, diplomacia cultural e as viagens de Robert King Hall ao Brasil (1940-1952). 2024. 257 f. Tese, (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) - Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2024. | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65036 | |
Abstract in Portuguese | Esta tese aborda as viagens do educador estadunidense Robert King Hall (1912-1981) ao Brasil durante a década de 1940 e o início dos anos 1950. O objetivo é analisar como a trajetória acadêmica e profissional de Hall foi construída a partir dos seus estudos sobre a educação brasileira, num contexto marcado pelos interesses da diplomacia cultural estadunidense, durante a chamada Política da Boa Vizinhança e nos primeiros anos da Guerra Fria. Em suas várias estadas no Brasil, ao longo das quais estabeleceu interlocução com importantes atores da educação brasileira, ele examinou as reformas do ensino secundário, o processo de nacionalização das escolas estrangeiras (em especial nas colônias alemãs e japonesas) promovido pelo governo de Getúlio Vargas, a difusão do inglês e as reformas no ensino rural e industrial no país. Argumento que as pesquisas e observações que realizou no Brasil sobre o papel da educação na promoção do desenvolvimento e na prevenção de regimes autoritários, ao conferir-lhe reconhecimento internacional como especialista em educação comparada, levaram-no a espaços institucionais, roteiros e posições estratégicas aos interesses geopolíticos estadunidenses antes e depois da Segunda Guerra Mundial, como o Japão ocupado pelas Forças Aliadas, o Irã e a Arábia Saudita. Nesse sentido, elas foram decisivas para sua inserção em circuitos transnacionais acadêmicos e políticos diretamente referidos à construção da hegemonia estadunidense durante a guerra e nos primeiros anos após o conflito. Ao analisar a trajetória de Hall ao longo dessas viagens, pretendo contribuir para a historiografia sobre a circulação transnacional de conhecimentos, pessoas e práticas, evidenciando que tais fluxos não são lineares, mas se modificam e se constroem mediante os encontros e disputas entre os vários atores que neles transitam. | en_US |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Diplomacia Cultural | pt_BR |
Subject in Portuguese | Intercâmbios Educacionais | pt_BR |
Subject in Portuguese | Relações Brasil-Estados Unidos | pt_BR |
Title | Da boa vizinhança à Guerra Fria: educação, diplomacia cultural e as viagens de Robert King Hall ao Brasil (1940-1952) | pt_BR |
Type | Thesis | |
Defense date | 2024 | |
Departament | Casa de Oswaldo Cruz | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | en_US |
Place of Defense | Rio de Janeiro | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde | en_US |
Abstract | This thesis addresses the travels taken by the American educator Robert King Hall (1912-1981) to Brazil during the 1940s and early 1950s. The aim is to analyze how Hall’s academic and professional path was built considering his studies on Brazilian education, within a context marked by the interests of American cultural diplomacy in the course of the so-called Good Neighbor Policy as well as the first years of the Cold War. Throughout his several visits to Brazil, in which he engaged in dialogues with important agents in Brazilian education, he also examined the reforms of secondary education, the nationalization process of foreign schools (especially those in German and Japanese colonies) under Getulio Vargas’ government, the spread of English and, finally, the reforms in Brazilian rural and industrial education. I argue that the research and observations he carried out in Brazil, concerning the role of education in promoting development and preventing authoritarian regimes, gave him international recognition as a specialist in comparative education. This, in its turn, led him to institutional spaces, scripts and strategic positions regarding the American geopolitical interests before and after World War II, such as Japan while occupied by the Allied Forces, as well as Iran and Saudi Arabia. In this sense, the scholar’s studies were decisive for the insertion in transnational academic and political circuits directly related to the construction of American hegemony during the war and in the first years after the conflict. By analyzing Hall’s course throughout these trips, I intend to contribute to the historiography of transnational circulation of knowledge, people and practices, showing that such flows are not linear, but modified and constructed through encounters and disputes between the various figures that pass through them. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Subject | Cultural Diplomacy | en_US |
Subject | Educational Exchanges | en_US |
Subject | Brazil-United States relations | en_US |
DeCS | Diplomacia | pt_BR |
DeCS | Intercâmbio Educacional Internacional | pt_BR |
DeCS | História do Século XX | pt_BR |
DeCS | Brasil | pt_BR |
DeCS | Estados Unidos | pt_BR |