Author | Oliveira, Felipe Proenço de | |
Author | Santos, Leonor Maria Pacheco | |
Author | Shimizu, Helena Eri | |
Access date | 2024-07-25T04:29:08Z | |
Available date | 2024-07-25T04:29:08Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | OLIVEIRA, Felipe Proenço de; SANTOS, Leonor Maria Pacheco; SHIMIZU, Helena Eri. Programa mais médicos e diretrizes curriculares nacionais: avanços e fortalecimento do sistema de saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 1-19, 2019. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65161 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Há iniciativas, em diversos países, de adequar a formação médica às necessidades dos sistemas de saúde. No Brasil, o Programa Mais Médicos introduziu as modificações mais recentes estabelecendo um novo marco regulatório na formação médica exposto nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais, enfatizando o desenvolvimento de capacidades profissionais na atenção básica. Neste estudo, buscou-se analisar as representações sociais de estudantes de medicina sobre o trabalho na atenção básica no contexto de implantação das referidas diretrizes. Para tanto, 149 estudantes de medicina de cursos públicos ‘tradicionais’ e ‘novos’ da Região Nordeste responderam a um questionário sociodemográfico e a um roteiro de evocação livre no segundo semestre de 2017. Os resultados demonstram um perfil de estudantes correspondente à ‘primeira geração universitária’ nas escolas ‘novas’. Nestas escolas, as representações sociais dos estudantes de medicina são mais condizentes com as novas diretrizes, com destaque para a evocação de termos como ‘vínculo’, ‘responsabilidade’ e ‘comunidade’. Nas escolas ‘tradicionais’, os termos mais destacados foram ‘desvalorizado’ e ‘precariedade’, sugerindo uma vivência insuficiente destes estudantes na atenção básica. Espera-se que as experiências inovadoras analisadas possam ser multiplicadas e aprofundadas na radicalidade necessária para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde em uma formação de acordo com as necessidades sociais. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Programa mais médicos | en_US |
Subject in Portuguese | Educação médica | en_US |
Subject in Portuguese | Atenção básica | en_US |
Subject in Portuguese | Atenção primária | en_US |
Subject in Portuguese | Diretrizes curriculares | en_US |
Title | Programa mais médicos e diretrizes curriculares nacionais: avanços e fortalecimento do sistema de saúde | en_US |
Alternative title | More doctors program and national syllabus guidelines: improvements and stengthening of the health system | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00184 | |
Abstract | In many countries there are initiatives of adapting
the medical training to the needs of the health systems. In
Brazil, the More Doctors Program (Programa Mais Médicos, in
Portuguese) introduced the most recent changes, establishing
a new regulatory framework in the medical training, which is
expressed in the National Syllabus Guidelines, emphasizing
the development of professional abilities in primary health
care. In the present study, we tried to analyze the social rep resentations of medicine students about the work in primary
health care within the context of the implementation of the
aforementioned guidelines. In order to do so, 149 medicine
students from ‘traditional’ and ‘new’ public courses in the
Northeastern region of Brazil answered a sociodemographic
questionnaire and a free evocation script in the second semester
of 2017. The results show a student profile that corresponds to
the ‘first university student generation’ of the ‘new schools’.
In these schools, the social representations of the medicine
students are more in line with the new guidelines, with an
emphasis on the evocation of terms such as ‘bond,’ ‘respon sibility’ and ‘community.’ In the ‘traditional’ schools, the
terms that stood out the most were ‘underappreciation,’ and
‘precariousness,’ which suggests that these students do not
have enough experience in primary health care. We hope
that the innovative experiences that were analyzed can be
multiplied and deepened in the radicality needed for the
strengthening of the Unified Health System (Sistema Único
de Saúde, in Portuguese), with training that is in line with
the social needs. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Médicas. João Pessoa, PB, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Brasília. Departamento de Saúde Coletiva. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
Subject | More doctors program | en_US |
Subject | Medical training | en_US |
Subject | Primary health care | en_US |
Subject | Syllabus guidelines | en_US |
DeCS | Programa Mais Médicos | en_US |
DeCS | Educação Médica | en_US |
DeCS | Atenção Primária à Saúde | en_US |
DeCS | Avaliação Curricular das Faculdades de Medicina | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 01 Erradicação da pobreza | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 10 Redução das desigualdades | |