Author | Silva, Trycia Ryane de Freitas | |
Author | Fernandes, Sabrina Emylle Torres | |
Author | Alves, Nemório Rodrigues | |
Author | Farias, Andreza Josiany Aires de | |
Author | Silva Júnior, José Antonio da | |
Author | Santos, Sheila Milena Pessoa dos | |
Access date | 2024-07-31T15:07:46Z | |
Available date | 2024-07-31T15:07:46Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | SILVA, Trycia Ryane de Freitas; FERNANDES, Sabrina Emylle Torres; ALVES, Nemório Rodrigues; FARIAS , Andreza Josiany Aires de; SILVA JÚNIOR, José Antonio da; SANTOS, Sheila Milena Pessoa dos. Representações dos estudantes de enfermagem sobre sexualidade: entre estereótipos e tabus. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 1-18, 2019. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65218 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Considerando a sexualidade como parte fundamental da vida humana, esse estudo buscou compreender como os estudantes de enfermagem representama sexualidade. Optou-se por estudo com delineamento qualitativo, ancorado na teoria das Representações Sociais. A população do estudo foi composta por acadêmicos do curso de graduação em uma instituição pública. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de grupo focal, orientado por um roteiro. A análise foi realizada como auxílio do IRaMuTeQ versão 0.7 alpha 2 e embasada na Análise de Conteúdo. A sexualidade foi representada como algo a ser velado no âmbito familiar e escolar. Apesar da formação ter se revelado como um fator que contribuiu na mudança de concepção sobre a sexualidade, sentimentos como vergonha e timidez se fizeram presentes durante as práticas dos estudantes, constatando que as representações se ancoram emestereótipos e tabus. Assim, é visível a necessidade de mais espaços de discussão no meio acadêmico e na sociedade, de forma que não se limite à teoria, mas que compreenda também a prática. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Sexualidade | en_US |
Subject in Portuguese | Educação em enfermagem | en_US |
Subject in Portuguese | Saúde sexual | en_US |
Subject in Portuguese | Representações sociais | en_US |
Title | Representações dos estudantes de enfermagem sobre sexualidade: entre estereótipos e tabus | en_US |
Alternative title | Representations of nursing students about sexuality: between stereotypes and taboos | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00202 | |
Abstract | Considering sexuality as a fundamental part of human life, the present study had the goal of under-standing how Nursing students represent sexuality. We chose to make a qualitative research based on the Social Representation theory. The study sample was composed of undergraduate Nursing students enrolled in a public institution. The data collection was performed with the aid of the IRaMuTeQ software, version 0.7 alpha 2, and it was based on Content Analysis. Sexua-lity was represented as something that should remain hidden both in the context of school and within the family. Even though their training was a factor that contributed to their change in conception about sexua-lity, feelings such as shame and shyness were present during the practices of the students, which verified that the representations are based on stereotypes and taboos. Thus, there is a visible need for more spaces for discussions within the university and within society, but discussions that understand the practice, and are not limited to theory. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Campina Grande. Unidade Acadêmica de Enfermagem. Campina Grande, Paraíba, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Campina Grande. Unidade Acadêmica de Enfermagem. Campina Grande, Paraíba, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Campina Grande. Unidade Acadêmica de Enfermagem. Campina Grande, Paraíba, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Campina Grande. Unidade Acadêmica de Enfermagem. Campina Grande, Paraíba, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Campina Grande. Unidade Acadêmica de Enfermagem. Campina Grande, Paraíba, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Campina Grande. Unidade Acadêmica de Enfermagem. Campina Grande, Paraíba, Brasil. | en_US |
Subject | Sexuality | en_US |
Subject | Education in nursing | en_US |
Subject | Sexual health | en_US |
Subject | Social representations | en_US |
DeCS | Sexualidade | en_US |
DeCS | Educação em Enfermagem | en_US |
DeCS | Saúde Sexual | en_US |
DeCS | Representação Social | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |