Author | Silva, Roberto Rafael Dias da | |
Access date | 2024-08-07T19:49:42Z | |
Available date | 2024-08-07T19:49:42Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | SILVA, Roberto Rafael Dias da. Trabalho, educação e juventudes: diálogo com o pensamento social de Christian Laval e Pierre Dardot. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 1-18, 2019. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65285 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O presente estudo teórico propõe um dia-gnóstico crítico das relações entre trabalho, educação e juventudes contemporâneas, por meio de um breve diálogo com o pensamento social de Christian Laval e Pierre Dardot. Sua preocupação central encontra-se na emergência de novos arranjos subjetivos no contexto do neoliberalismo. Para pensar tais relações foram considerados três traços conceituais derivados das obras dos autores selecionados: a compreensão da crise como modo de vida permanente, a ênfase nos aspectos emocionais e no dispositivo desempenho/gozo e a reinscrição da formação juvenil no território do comum. Ao longo do estudo, evidencia-se que um referencial analítico crítico e heterodoxo, sustentado numa releitura específica do pensamento de Marx articulada a outras contribuições, da forma como tratado por Dardot e Laval, apresenta potencialidade heurística significativa para pensar os conceitos de trabalho, educação e juventude no contexto brasileiro atual. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Educação | en_US |
Subject in Portuguese | Trabalho | en_US |
Subject in Portuguese | Juventude | en_US |
Subject in Portuguese | Sociologia da educação | en_US |
Title | Trabalho, educação e juventudes: diálogo com o pensamento social de Christian Laval e Pierre Dardot | en_US |
Alternative title | Work, education and youths: a dialogue with the social thinking of christian laval and pierre dardot | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00223 | |
Abstract | The present theoretical study proposes a critical diagnosis of the relationships among work, education, and contemporary youths through a brief dialogue with the social thinking of Christian Laval and Pierre Dardot. Its main concern lies in the rise of new subjective arrangements within the context of neoliberalism. In order to think of these relationships, we have considered three conceptual traits derived from the works of the selected authors: the understanding of the crisis as a permanent way of life, the emphasis on the emotional aspects and on the performance/enjoyment device, and the reassignment of youth training to the territory of the common. Throughout the study, it is evidenced that an analytical, critical, and unorthodox framework, backed by a specific reinterpretation of Marx’s thinking combined with other contributions, as treated by Dardot and Laval, displays a significant heuristic potentiality to think about the concepts of work, education, and youth in the current Brazilian context. | en_US |
Affilliation | Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Programa de Pós-Graduação em Educação. São Leopoldo, RS, Brasil. | en_US |
Subject | Education | en_US |
Subject | Work | en_US |
Subject | Youth | en_US |
Subject | Sociology of education | en_US |
DeCS | Educação | en_US |
DeCS | Trabalho | en_US |
DeCS | Adolescente | en_US |
DeCS | Sociologia | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico | |