Author | Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti | |
Author | Olsson, Thaís Ostroski | |
Author | Lewgoy, Alzira Maria Baptista | |
Author | Bueno, Denise | |
Author | Peduzzi, Marina | |
Access date | 2024-08-09T23:54:39Z | |
Available date | 2024-08-09T23:54:39Z | |
Document date | 2020 | |
Citation | TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti; OLSSON, Thaís Ostroski; LEWGOY, Alzira Maria Baptista; BUENO, Denise; PEDUZZI, Marina. Ensino da graduação em cenários da atenção primária: espaço para aprendizagem interprofissional. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, p. 1-18, 2020. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65317 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Neste estudo, investigou-se como o ensino da graduação em cenário de prática da Atenção Primária à Saúde pode constituir espaço de aprendizagem interprofissional, por meio da análise do significado de sua experiência na formação de futuros profissionais de saúde. Pesquisa desenvolvida em universidade pública do sul do Brasil, com dados qualitativos coletados por instrumento autoaplicado online com estudantes e egressos (n=186) de 15 profissões da saúde que participaram de uma experiência de educação interprofissional. Resultados mostraram que práticas de ensino compartilhadas com estudantes, professores, profissionais da saúde de diversas áreas e com usuários, promoveram momentos de escuta e de compartilhamento de experiências, percepções e diferentes saberes. A educação tutorial em pequenos grupos no cenário da Atenção Primária potencializou a experiência de educação interprofissional. Aprendizagens relacionadas ao reconhecimento e valorização dos papéis de cada profissão na equipe e ao desenvolvimento de habilidades de comunicação foram destacadas. O curto espaço de tempo da experiência foi um desafio reconhecido pelos participantes para promover a integração. Interações entre estudantes de diferentes profissões em atividades práticas de ensino na Atenção Primária promoveram aprendizagens compartilhadas na graduação, passíveis de apoiar habilidades de colaboração no trabalho em equipe e de atenção integral à saúde. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Relações interprofissionais | en_US |
Subject in Portuguese | Comunicação interdisciplinar | en_US |
Subject in Portuguese | Currículo | en_US |
Subject in Portuguese | Atenção primária à saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Sistema Único de Saúde | en_US |
Title | Ensino da graduação em cenários da atenção primária: espaço para aprendizagem interprofissional | en_US |
Alternative title | Undergraduate teaching in primary health care settings: a space for interprofessional teaching | en_US |
Alternative title | Enseñanza de pregrado en escenarios de la atención primaria: espacio para el aprendizaje interprofesional | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00267 | |
Abstract | In this study we investigate how undergraduate teaching in a setting of Primary Health Care practice may
constitute a space for learning interprofessional, through the analysis of its meaning in the training of future
health professionals. The research was developed in a public university in Southern Brazil, with qualitative
data collected through a self-applied online instrument with students and graduates (n = 186) of 15 health
professions. The results show that teaching practices shared with students, teachers, health professionals
from different fields, as well as with users, promote moments of listening and sharing of experiences,
perceptions and different kinds of knowledge. The tutorial education in small groups strengthened the
interprofessional education experience. The learning related to the acknowledgement and appreciation
of the roles of each profession in the team, as well as to the development of communication skills, stood
out. The short duration of the experience was a challenged acknowledged by the participants to promote
integration. The interactions among students of different professions in practical teaching activities in
primary health care promoted learning shared in the undergraduate courses, which can support the skills
of collaboration in teamwork and comprehensive health care. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | En este estudio, investigamos como la enseñanza de pregrado en un escenario de práctica de la Atención
Primaria de Salud puede constituir un espacio de aprendizaje interprofesional, por medio del análisis de
su significado en la formación de futuros profesionales de salud. Se desarrolló la investigación en una
universidad pública del Sur de Brasil, con datos cualitativos colectados por instrumento autoaplicado
online con estudiantes y egresos (n = 186) de 15 profesiones de la salud. Los resultados mostraron que
las prácticas de enseñanza compartidas con estudiantes, profesores, profesionales de salud de diversas
áreas, y con usuarios, han promovido momentos de escucha y de compartir experiencias, percepciones
y diferentes saberes. La educación tutorial en grupos pequeños potencializó la experiencia de educación
interprofesional. Se han destacado aprendizajes relacionadas al reconocimiento y valoración de los papeles
de cada profesión en el equipo y al desarrollo de habilidades de comunicación. El corto espacio de tiempo de
la experiencia fue un desafío reconocido por los participantes para promover la integración. Interacciones
entre estudiantes de distintas profesiones en actividades prácticas de enseñanza en la atención primaria
han promovido aprendizajes compartidas en el pregrado, que pueden apoyar habilidades de colaboración
en el trabajo en equipo y de atención integral a la salud. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Departamento de Odontologia Preventiva e Social. Porto Alegre, RS, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Porto Alegre, RS, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Departamento de Serviço Social. Porto Alegre, RS, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Farmácia. Departamento de Produção e Controle de Medicamentos. Porto Alegre, RS, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. Departamento de Orientação Profissional. São Paulo, SP, Brasil. | en_US |
Subject | Interprofessional relations | en_US |
Subject | Interdisciplinary communication | en_US |
Subject | Syllabus | en_US |
Subject | Primary health care | en_US |
Subject | Brazilian Unified Health System | en_US |
Subject in Spanish | Relaciones interprofesionales | en_US |
Subject in Spanish | Comunicación interdisciplinaria | en_US |
Subject in Spanish | Currículo | en_US |
Subject in Spanish | Atención primaria de salud | en_US |
Subject in Spanish | Sistema Único de Salud de Brasil | en_US |
DeCS | Relações Interprofissionais | en_US |
DeCS | Comunicação Interdisciplinar | en_US |
DeCS | Currículo | en_US |
DeCS | Atenção Primária à Saúde | en_US |
DeCS | Sistema Único de Saúde | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |