Author | Bezerra, Hassyla Maria de Carvalho | |
Author | Gomes, Mariana Farias | |
Author | Oliveira, Sydia Rosana de Araújo | |
Author | Cesse, Eduarda Ângela Pessoa | |
Access date | 2024-08-15T00:13:40Z | |
Available date | 2024-08-15T00:13:40Z | |
Document date | 2020 | |
Citation | BEZERRA, Hassyla Maria de Carvalho; GOMES, Mariana Farias; OLIVEIRA, Sydia Rosana de Araújo; CESSE, Eduarda Ângela Pessoa. Processo educativo do núcleo ampliado de saúde da família na atenção à hipertensão e diabetes. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, p.1-18, 2020. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65376 | |
Abstract in Portuguese | Objetivou-se avaliar o processo educativo realizado pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica na atenção à hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus em Recife, Pernambuco. Foi realizada uma pesquisa avaliativa orientada pela teoria educacional de Paulo Freire, com elaboração de um modelo teórico. Participaram do estudo quatro profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, onze profissionais da Estratégia Saúde da Família e dez usuários com hipertensão e/ou diabetes. Foram realizados grupos focais e os dados coletados, entre novembro de 2018 e fevereiro de 2019, foram submetidos à análise de conteúdo. Evidenciou-se a coexistência do uso pelos profissionais das concepções bancária e problematizadora. Foram identificadas práticas verticalizadas e pouco dialogadas pelos profissionais, bem como uma visão curativista e medicalocêntrica nos discursos dos usuários. Observou-se também ações transformadoras no processo de trabalho dos profissionais e relatos de melhorias das condições de saúde dos usuários participantes dos grupos educativos. Além disso, o incentivo pela busca de direitos durante as ações educativas levou à conquista da implantação do Programa Academia da Cidade no território. Esses achados revelam o poder de transformação das ações educativas quando se tornam participativas e construídas com base nas experiências e necessidades da população. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Avaliação em saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Estratégia de saúde da família | en_US |
Subject in Portuguese | Educação em saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Educação permanente | en_US |
Subject in Portuguese | Hipertensão | en_US |
Subject in Portuguese | Diabete mellitus | en_US |
Title | Processo educativo do núcleo ampliado de saúde da família na atenção à hipertensão e diabetes | en_US |
Alternative title | Educational process of the extended family health center in the care of hypertension and diabetes | en_US |
Alternative title | Proceso educativo del núcleo extendido de salud familiar en el cuidado de la hipertensión y la diabetes | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00277 | |
Abstract | The objective was to evaluate the educational process carried out by the Extended Family Health and
Primary Care Center in the care of systemic arterial hypertension and diabetes mellitus in Recife, Brazil.
An evaluative research was conducted, guided by Paulo Freire’s educational theory, with the elaboration
of a theoretical model. Four professionals from the Extended Family Health and Primary Care Center,
eleven professionals from the Family Health Strategy and ten patients with hypertension and / or diabetes
participated in the study. Focus groups were conducted, and the data collected between November 2018
and February 2019 were submitted to content analysis. The coexistence of use by professionals of banking
and problematizing concepts was evidenced. Vertical and little discussed by the professionals practices as
well as a curative and medical-centered view in the patients’ statements were identified. There were also
transformative actions in the work process of professionals and reports of improvements in the health
conditions of patients participating in educational groups. In addition, the incentive to seek rights during
educational activities led to the achievement of the implementation of the Academia da Cidade [City Gym]
Program in the territory. These findings reveal the transformative power of educational actions when
they become participatory and are built based on the experiences and needs of the population. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | El objetivo de este estudio fue evaluar el proceso educativo llevado a cabo por el Núcleo Extendido de Salud
Familiar y Atención Primaria en el cuidado de la hipertensión arterial sistémica y la diabetes mellitus en
Recife, Brasil. Se realizó una investigación evaluativa, guiada por la teoría educativa de Paulo Freire, con la
elaboración de un modelo teórico. Participaron del estudio cuatro profesionales del Núcleo Extendido de
Salud Familiar y Atención Primaria, once profesionales de la Estrategia de Salud Familiar y diez usuarios
con hipertensión y / o diabetes. Se realizaron grupos focales y los datos recopilados entre noviembre de
2018 y febrero de 2019, se sometieron a análisis de contenido. Se evidenció la coexistencia de uso por parte
de profesionales de l aconcepción bancaria y problematizadora. Se identificaron prácticas verticales y poco
discutidas por parte de los profesionales, así como una visión curativista y centrada en la figura del médico
en los discursos de los usuarios. También se observaron acciones transformadoras en el proceso de trabajo
de los profesionales e informes de mejoras de las condiciones de salud de los usuarios que participan en
grupos educativos. Además, el incentivo en buscar derechos durante las actividades educativas condujo a
la implementación del Programa Academia de la Ciudad en el territorio. Estos hallazgos revelan el poder
transformador de las acciones educativas cuando se involucran en la participación y se construyen con
base en las experiencias y necesidades de la población. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Recife, PE, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Recife, PE, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Recife, PE, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Recife, PE, Brasil. | en_US |
Subject | Health assessment | en_US |
Subject | Family health strategy | en_US |
Subject | Health education | en_US |
Subject | Permanent education | en_US |
Subject | Hypertension | en_US |
Subject | Diabetes mellitus | en_US |
Subject in Spanish | Evaluación en salud | en_US |
Subject in Spanish | Estrategia de salud familiar | en_US |
Subject in Spanish | Educación en salud | en_US |
Subject in Spanish | Educación permanente | en_US |
Subject in Spanish | Hipertensión | en_US |
Subject in Spanish | Diabetes mellitus | en_US |
DeCS | Avaliação em Saúde | en_US |
DeCS | Estratégias de Saúde Nacionais | en_US |
DeCS | Educação em Saúde | en_US |
DeCS | Educação Continuada | en_US |
DeCS | Hipertensão | en_US |
DeCS | Diabetes Mellitus | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |