Author | Almeida-Filho, Naomar de | |
Author | Nunes, Tânia Celeste Matos | |
Access date | 2024-08-16T18:31:48Z | |
Available date | 2024-08-16T18:31:48Z | |
Document date | 2020 | |
Citation | ALMEIDA-FILHO, Naomar de; NUNES, Tânia Celeste Matos. Inovações curriculares para formação em saúde inspiradas na obra de Anísio Teixeira. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 18, p. 1-24, 2020. Supl. 1. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65408 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Este artigo teve o objetivo de compartilhar questões e reflexões provocadas pelo desafio de organizar o projeto curricular, em regime de ciclos, dos cursos de saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia. Inspirado no sistema universitário norte-americano, que tem os colleges como nível inicial de formação, o primeiro ciclo dos cursos de saúde da instituição compõe-se de um bacharelado interdisciplinar em saúde, com duração de três anos, e uma proposta de formação docente para o ensino médio com foco na promoção da saúde, qualidade de vida e educação inclusiva, ainda em fase preliminar de elaboração, o que reforça a integração da universidade no sistema geral de educação. A inspiração da obra e vida de Anísio Teixeira se revela em dois planos: em seu projeto de uma universidade popular e no conceito de escola democrática, incorporada como efeito prático no modelo de Escola Parque, especialmente nos temas da educação integral, inclusiva e fundada em práticas concretas. Em relação aos processos de ensino-aprendizagem presentes na obra anisiana, o artigo destaca a valorização de pedagogias críticas fundadas na capacidade de ‘aprender fazendo’ e o papel da ciência e da tecnologia como distintivo cultural da modernidade. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Bacharelado interdisciplinar | en_US |
Subject in Portuguese | Escola democrática | en_US |
Subject in Portuguese | Anísio Teixeira | en_US |
Subject in Portuguese | Ensino em saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Formação em saúde | en_US |
Title | Inovações curriculares para formação em saúde inspiradas na obra de Anísio Teixeira | en_US |
Alternative title | Syllabus innovations for health education inspired by Anisio Teixeira’s work | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00254 | |
Abstract | This text aimed to share questions and reflections provoked by the challenge of organizing the syllabus project, in cycle regime, of the health courses of
the universidade Federal do Sul da Bahia. Inspired by
the American University system, which has colleges as
the initial level of training, the first cycle of the health
course is composed of an Interdisciplinary Bachelor in
Health, lasting three years, and a proposal for training
teachers for high school with a focus on Health Promotion, Quality of Life and Inclusive Education, still
in preliminary phase of elaboration, reinforcing the
integration of the university into the general system
of education. The inspiration is the work and life of
Anísio Teixeira, which reveals itself in two planes: in
his project of a Popular University and in the concept of
the democratic school, incorporated as a practical effect
in the model of Escola Parque, especially in the themes
of integral, inclusive education, founded on concrete
practices. Regarding the teaching-learning processes
present in the Anisian work, the text highlights the
value of critical pedagogies founded on the ability to
‘learn by doing’ and the role of science and technology
as a cultural distinctive of modernity. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletiva. Salvador, BA, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Vice Presidência de Educação, Comunicação e Informação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Interdisciplinary undergraduation | en_US |
Subject | Democratic school | en_US |
Subject | Anísio Teixeira | en_US |
Subject | Teaching in health | en_US |
Subject | Formation in health | en_US |
DeCS | Estudantes | en_US |
DeCS | Práticas Interdisciplinares | en_US |
DeCS | Universidades | en_US |
DeCS | Educação em Saúde | en_US |
DeCS | Capacitação de Recursos Humanos em Saúde | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |