Author | Souza, Katia Reis | |
Access date | 2024-08-23T16:06:27Z | |
Available date | 2024-08-23T16:06:27Z | |
Document date | 2022 | |
Citation | SOUZA, Katia Reis. “Flores da revolução”: notas para uma pedagogia do trabalho em Paulo Freire. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 20, p. 1-15, 2022. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65522 | |
Abstract in Portuguese | O principal objetivo deste ensaio consiste em problematizar elementos constitutivos de uma pedagogia do trabalho presente nas obras de Paulo Freire, com ênfase na experiência registrada no livro Cartas à Guiné-Bissau. Destarte, uma das ideias que desenvolvo é aquela segundo a qual Paulo Freire, ao tratar do tema da educação de adultos, no decorrer de sua experiência como educador, tratou em última análise de processos de educação de trabalhadores, um patrimônio singular de educação crítica e libertadora da classe trabalhadora. Por meio da análise das cartas guineenses em diálogo com outras obras do próprio Freire e autores do campo do materialismo histórico, observaram-se fundamentos de uma pedagogia do trabalho de natureza revolucionária e caráter anticolonial. Assim, chegou- se a seis temas pedagógicos principais relacionados à categoria trabalho: educação e trabalho produtivo; a escola do trabalho; formação de trabalhadores; educação, produção e saúde; o novo intelectual coletivo; e pedagogia da luta e descolonização das mentalidades. ‘Flores da revolução’ consiste em um texto que celebra o fecundo legado teórico-etodológico freiriano, herdado pelo processo revolucionário de Guiné-Bissau, bem como comemora os cem anos de nascimento de Paulo Freire em 2021. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Paulo Freire | en_US |
Subject in Portuguese | Pedagogia do trabalho | en_US |
Subject in Portuguese | Socialismo | en_US |
Title | “Flores da revolução”: notas para uma pedagogia do trabalho em Paulo Freire | en_US |
Alternative title | ‘Flowers of the revolution’: notes for a pedagogy of work in Paulo Freire | en_US |
Alternative title | ‘Flores de la revolución’: notas para una pedagogía del trabajo en Paulo Freire | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-ojs00211 | |
Abstract | The main objective of this essay is to problematize constitutive elements of a pedagogy of work present
in the works of Paulo Freire, with emphasis on the experience recorded in the book Cartas à Guiné-Bissau.
Thus, one of the ideas that I develop is that according to which Paulo Freire, when dealing with the subject
of adult education, in the course of his experience as an educator, ultimately dealt with the processes of
worker education, a unique heritage of critical and liberating education of the working class. Through
the analysis of Guinean letters in dialogue with other works by Freire himself and authors in the field of
historical materialism, the foundations of a pedagogy of work of a revolutionary nature and anti-colonial
character were observed. Thus, we arrived at six main pedagogical themes related to the work category:
education and productive work; the school of work; training of workers formation; education, production
and health; the new collective intellectual; and pedagogy of struggle and decolonization of mentalities.
‘Flowers of the revolution’ consists of a text that celebrates Freire’s fertile theoretical-methodological
legacy, inherited by the revolutionary process of Guinea-Bissau, as well as commemorating the 100th
anniversary of Paulo Freire’s birth in 2021. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | El principal objectivo de este ensayo consiste en problematizar elementos constitutivos de una pedagogía
del trabajo presente en las obras de Paulo Freire, con enfásis en la experiencia registrada en el libro Cartas
à Guinea-Bissau. Sin embargo, una de las ideas que desarollo aquí es aquella según la cual Paulo Freire, al
tratar del tema de la educación de los adultos, a lo largo de su experiencia como educador, se ocupó, en
última análisis, de procesos de educación de trabajadores, un património singular de la educación crítica
y libertadora de la clase obrera. A través del análisis de las cartas guineanas, en diálogo con otras obras
del propio Freire y autores del campo del materialismo histórico, se observaron fundamentos de una
pedagogía del trabajo de naturaleza revolucionaria y caracter anticolonial. De esta forma, se llegó a seis
principales temas relacionados a la categoría trabajo: educación y trabajo productivo; la escuela del trabajo;
formación de trabajadores; educación, producción y salud; el nuevo intelectual colectivo; y pedagogía de
la lucha y descolonización de las mentalidades. ‘Flores de la revolución’ consiste en un texto que celebra
el fecundo legado teórico-metodológico de la obra de Freire, heredado por el proceso revolucionario de
Guinea-Bissau, así como celebra los cien años de nascimiento de Paulo Freire en 2021. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Paulo Freire | en_US |
Subject | Work pedagogy | en_US |
Subject | Socialism | en_US |
Subject in Spanish | Paulo Freire | en_US |
Subject in Spanish | Pedagogía del trabajo | en_US |
Subject in Spanish | Socialismo | en_US |
DeCS | Ensino | en_US |
DeCS | Adulto | en_US |
DeCS | Categorias de Trabalhadores | en_US |
DeCS | Capacitação Profissional | en_US |
DeCS | Socialismo | en_US |
DeCS | Biografias como Assunto | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico | |