Author | Jesus, Josefa Maria | |
Author | Rodrigues, Waldecy | |
Access date | 2024-08-23T20:32:52Z | |
Available date | 2024-08-23T20:32:52Z | |
Document date | 2022 | |
Citation | JESUS, Josefa Maria; RODRIGUES, Waldecy. Trajetória da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no Brasil. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 20, p. 1-13, 2022. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65528 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde estabelece como pressuposto a centralidade nos processos de trabalho para nortear as atividades de qualificação dos trabalhadores da saúde. O presente estudo tem por objetivo discutir a trajetória de institucionalização da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde de acordo com a percepção dos atores representativos dessa política pública (gestores federais, gestores estaduais e municipais, e pesquisadores), considerando os 16 anos de sua institucionalização até o ano deste estudo (2004–2020). Trata-se de pesquisa qualitativa, com a aplicação do método Delphi. Os resultados obtidos mostraram que a Política se encontra frágil quanto à sua implantação. No que se refere aos impactos, constatou-se que ela oportunizou o estreitamento da relação entre os serviços de saúde e as instituições de ensino, e promoveu mudanças significativas nos processos de trabalho em equipe, independentemente da sua composição. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Educação permanente | en_US |
Subject in Portuguese | Processo de trabalho | en_US |
Subject in Portuguese | Método Delphi | en_US |
Title | Trajetória da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no Brasil | en_US |
Alternative title | Trajectory of the National Policy of Permanent Education in Health in Brazil | en_US |
Alternative title | Trayectoria de la Política Nacional de Educación Permanente en Salud en Brasil | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-ojs1312 | |
Abstract | The Brazilian National Policy of Permanent Education in Health establishes as an assumption the centrality
in the work processes to guide the qualification activities of health workers. The present study aims to
discuss the trajectory of institutionalization of the National Policy of Permanent Education in Health
according to the perception of the representative actors of this public policy (federal managers, state
and municipal managers, and researchers), considering the 16 years of its institutionalization until the
year of this study (2004-2020). This is a qualitative research, with the application of the Delphi method.
The results showed that the policy is fragile regarding its implementation. Regarding the impacts, it was
found that it facilitated the strengthening of the relationship between health services and educational
institutions, and promoted significant changes in teamwork processes, regardless of their composition. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | La Política Nacional de Educación Permanente en Salud de Brasil establece como presupuesto la
centralidad en los procesos de trabajo para orientar las actividades de calificación de los trabajadores de la
salud. El presente estudio tiene como objetivo discutir la trayectoria de institucionalización de la Política
Nacional de Educación Permanente en Salud según la percepción de los representantes de esa política
pública (gestores federales, gestores estatales y municipales e investigadores), considerando los 16 años de
su institucionalización hasta el año de este estudio (2004–2020). Se trata de una investigación cualitativa,
con la aplicación del método Delphi. Los resultados obtenidos mostraron que la política es frágil en
cuanto a su implementación. En lo que se refiere a los impactos, se constató que brindó una oportunidad
para fortalecer la relación entre los servicios de salud y las instituciones educativas, y promovió cambios
significativos en los procesos de trabajo en equipo, independientemente de su composición. | en_US |
Affilliation | Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Tocantins. Programas de Pós-Graduação em Gestão de Políticas. Desenvolvimento Regional e Modelagem Computacional. Palmas, TO, Brasil. | en_US |
Subject | Permanent education | en_US |
Subject | Work process | en_US |
Subject | Delphi method | en_US |
Subject in Spanish | Educación permanente | en_US |
Subject in Spanish | Proceso de trabajo | en_US |
Subject in Spanish | Método Delphi | en_US |
DeCS | Educação Continuada | en_US |
DeCS | Fluxo de Trabalho | en_US |
DeCS | Técnica Delphi | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 08 Trabalho decente e crescimento econômico | |