Author | Livia, Milena Barbosa de Deus e | |
Author | Santos, Romário Correia dos | |
Author | Albuquerque, Paulette Cavalcanti de | |
Access date | 2024-08-25T21:15:22Z | |
Available date | 2024-08-25T21:15:22Z | |
Document date | 2022 | |
Citation | MÉLLO, Livia Milena Barbosa de Deus e; SANTOS, Romário Correia dos; ALBUQUERQUE, Paulette Cavalcanti de. Agentes comunitárias de saúde com ensino superior: normas, saberes e currículo. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 20, p. 1-23, 2022. | |
ISSN | 1678-1007 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65553 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | pt_BR |
Abstract in Portuguese | Este artigo tem como objetivo analisar como as graduações em Enfermagem, Serviço Social, Psicologia ou Pedagogia cursadas pelas agentes comunitárias de saúde podem influenciar seus saberes, práticas e os rumos da profissão. Trata-se de pesquisa qualitativa, analítica, com triangulação de métodos baseada na interpretação dos diversos sujeitos que disputam a profissão. O artigo é desenvolvido em três partes: a primeira compara aspectos normativos das categorias profissionais; a segunda discute os saberes das agentes comunitárias de saúde após ingresso no ensino superior e a influência nas práticas profissionais; e a terceira analisa os currículos de Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Pedagogia e agentes comunitárias de saúde como elemento de disputa e construção das identidades profissionais. Apontam-se lacunas quanto à ausência de um projeto éticopolítico e de associação de ensino e pesquisa própria das agentes comunitárias de saúde, assim como a necessária disputa das epistemologias e fundamentação teórica para se alcançar um domínio cognitivo e profissional mais comprometido com a transformação das agentes como sujeito e da sua realidade. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Agente comunitário de saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Profissão da saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Capacitação de recursos humanos em saúde | pt_BR |
Title | Agentes comunitárias de saúde com ensino superior: normas, saberes e currículo | pt_BR |
Alternative title | Community health agents with higher education: norms, knowledge and syllabus | en_US |
Alternative title | Agentes comunitarias de salud con educación superior: normas, saberes y currículo | en_US |
Type | Article | |
DOI | 10.1590/1981-7746-ojs517 | |
Abstract | This paper aims to analyze how the degrees in Nursing, Social Work, Psychology, or Pedagogy taken by community health agents can influence their knowledge, practices, and the directions of the profession. This is a qualitative, analytical research with triangulation of methods based on the interpretation of the various subjects that dispute the profession. The article is developed in three parts: the first compares normative aspects of the professional categories; the second discusses the knowledge of community health agents after entering higher education and the influence on professional practices; and the third analyzes the syllabuses of Nursing, Social Work, Psychology, Pedagogy, and community health agents as an element of dispute and construction of professional identities. Gaps are pointed out regarding the absence of an ethical-political project and of a teaching and research association proper to community health agents, as well as the necessary dispute of epistemologies and theoretical foundation to achieve a cognitive and professional domain more committed to the transformation of the agents as a subject and of their reality. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | Este artículo tiene como objetivo analizar cómo las graduaciones de Enfermería, Trabajo Social, Psicología o Pedagogía cursadas por agentes comunitarias de salud pueden influir en sus saberes, prácticas y los rumbos de la profesión. Es una investigación cualitativa, analítica, con triangulación de métodos a partir de la interpretación de los diversos sujetos que compiten por la profesión. El artículo se desarrolla en tres partes: la primera compara aspectos normativos de las categorías profesionales; la segunda discute los saberes de las agentes comunitarias de salud después del ingreso a la educación superior y la influencia en las prácticas profesionales; y la tercera analiza los currículos de Enfermería, Trabajo Social, Psicología, Pedagogía y agentes comunitarias de salud como elemento de disputa y construcción de identidades profesionales. Se señalan brechas en cuanto a la ausencia de un proyecto ético-político y de asociación de la docencia y la investigación propia de las agentes comunitarias de salud, así como la necesaria disputa de epistemologías y fundamentos teóricos para alcanzar un dominio cognitivo y profesional más comprometido con la transformación de las agentes como sujetos y de su realidad. | es_ES |
Affilliation | Universidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico de Vitória. Vitória de Santo Antão, PE, Brasil. | |
Affilliation | Universidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletiva. Salvador, BA, Brasil. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Pesquisa Aggeu Magalhães. Departamento de Saúde Coletiva. Recife, PE, Brasil. | |
Subject | Community health agent | en_US |
Subject | Health profession | en_US |
Subject | Health human resource training | en_US |
Subject in Spanish | Agente comunitario de salud | es_ES |
Subject in Spanish | Profesión de la salud | es_ES |
Subject in Spanish | Formación de recursos humanos en salud | es_ES |
DeCS | Agentes Comunitários de Saúde | pt_BR |
DeCS | Profissão da saúde | pt_BR |
DeCS | Capacitação de Recursos Humanos em Saúde | pt_BR |
e-ISSN | 1981-7746 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 17 Parcerias e meios de implementação | |