Author | Rodrigues, Rogério | |
Access date | 2024-08-29T14:15:57Z | |
Available date | 2024-08-29T14:15:57Z | |
Document date | 2023 | |
Citation | RODRIGUES, Rogerio. Democracia e educação escolar em tempos de pós-pandemia. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 21, p. 1-5, 2023. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65648 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O objetivo desta nota é colocar em evidência alguns apontamentos para se pensar a educação escolar em tempo de pós- pandemia. As interfaces entre o processo formativo do sujeito e a educação escolar em tempo de pós-pandemia se encontram em um paradoxo: por um lado, a dificuldade na construção, pelo viés democrático, da proposta de ensino da unidade escolar como lugar para se fazer o espaço do comum, na partilha da cultura escolar; por outro lado, a exclusão que se encontra instituída no sistema educacional e que restringe o direito à educação. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Educação | en_US |
Subject in Portuguese | Escola | en_US |
Subject in Portuguese | Pandemia | en_US |
Subject in Portuguese | Ecologia | en_US |
Title | Democracia e educação escolar em tempos de pós-pandemia | en_US |
Alternative title | Democracy and school education in post-pandemic times | en_US |
Alternative title | La democracia y la educación escolar en tiempos de post-pandemia | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-ojs2338 | |
Abstract | The aim of this article is to highlight some notes to think about school education in post-pandemic times. The interfaces between the subject’s formative process and school education in post-pandemic times are in a paradox: on the one hand, the difficulty building, through democratic bias, the proposal of teaching the school unit as a place to make the space of the common, in sharing the school culture; on the other hand, the exclusion that is established in the educational system and that restricts the right to education. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | El objetivo de esta nota es poner en evidencia algunos apuntes para pensar en la educación escolar en el tiempo post-pandemia. Las interfaces entre el proceso formativo del sujeto y la educación escolar en tiempo de post-pandemia se encuentran en una paradoja: por un lado, la dificultad de construir, por el sesgo democrático, la propuesta de enseñar la unidad escolar como lugar para hacer el espacio de lo común, compartir la cultura escolar; por otra parte, la exclusión que se ha establecido en el sistema educativo y que limita el derecho a la educación. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Itajubá. Instituto de Física e Química. Itajubá, MG, Brasil. | en_US |
Subject | Education | en_US |
Subject | School | en_US |
Subject | Pandemic | en_US |
Subject | Ecology | en_US |
Subject in Spanish | Educación | en_US |
Subject in Spanish | Escuela | en_US |
Subject in Spanish | Pandemia | en_US |
Subject in Spanish | Ecología | en_US |
DeCS | Educação | en_US |
DeCS | Instituições Acadêmicas | en_US |
DeCS | Pandemias | en_US |
DeCS | Ecologia | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |