Advisor | Silva, César Carriço da | |
Author | Oliveira, Patrícia Barros de | |
Access date | 2024-09-02T17:12:26Z | |
Available date | 2024-09-02T17:12:26Z | |
Document date | 2023 | |
Citation | OLIVEIRA, Patrícia Barros de. Os insetos atletas: a construção de um jogo interdisciplinar entre a Entomologia e a Educação Física. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino em Biociências e Saúde) – Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2023. | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65707 | |
Abstract in Portuguese | A pandemia da Covid-19 causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), marcou drasticamente o início do ano de 2020, com níveis alarmantes de contaminação, com isso, podemos observar um contexto de pandemia como um dos grandes desafios encontrados pelos professores de Biologia. Em um cenário em que muitos alunos estão desmotivados e entediados, a elaboração de conteúdos que despertem a curiosidade e atenção dos seus discentes, no ensino remoto, pode ser uma alternativa para desenvolver habilidades de produção do conhecimento dos seus discentes. Partindo deste princípio, os jogos didáticos tornaram-se ferramentas acessíveis e que contribuem para os processos de ensino-aprendizagem, caracterizando-se como um importante e viável alternativa para auxiliar em tais processos, por favorecer a construção do conhecimento do discente e ser de baixo custo. Assim, a proposta desenvolvida teve por objetivo compreender a Classe Insecta e sua importância, através da elaboração de um jogo de cartões com associação das características morfológicas e comportamentais dos insetos à prática esportiva, adotando uma abordagem interdisciplinar entre a Biologia, a física e a educação, como proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A atividade ajuda a promover curiosidades sobre os insetos e destacar características que servem de inspiração para alguns atributos no esporte. Os modelos apresentados neste trabalho podem ser aplicados pelo professor em sala de aula de forma demonstrativa ou ser construído pelos próprios alunos, conforme a criatividade dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Esportes | pt_BR |
Subject in Portuguese | Estratégia de ensino | pt_BR |
Subject in Portuguese | Comportamento animal | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino de ciências | pt_BR |
Title | Os insetos atletas: a construção de um jogo interdisciplinar entre a Entomologia e a Educação Física | pt_BR |
Type | TCC | |
Defense date | 2023-02-07 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | |
Abstract | The Covid-19 pandemic caused by the new coronavirus (SARS-CoV-2), drastically marked the beginning of 2020, with alarming levels of contamination, thus, we can observe a pandemic context as one of the great challenges faced by teachers of Biology. In a scenario where many students are unmotivated and bored, the elaboration of contents that arouse the curiosity and attention of their students, in remote teaching, can be an alternative to develop knowledge production skills of their students. Based on this principle, didactic games have become accessible tools that contribute to the teaching-learning processes, being characterized as an important and viable alternative to assist in such processes, by favoring the construction of student knowledge and being of low cost. Thus, the proposal developed aimed to understand the Class Insecta and its importance, through the elaboration of a game of cards with the association of the morphological and behavioral characteristics of insects to sports practice, adopting an interdisciplinary approach between Biology, Physics and Education. , as proposed by the National Common Curricular Base (BNCC). The activity helps to promote curiosities about insects and highlight characteristics that serve as inspiration for some attributes in the sport. The models presented in this work can be applied by the teacher in the classroom in a demonstrative way or be built by the students themselves, according to the creativity of those involved in the teaching-learning process. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Subject | Sports | en_US |
Subject | Teaching strategy | en_US |
Subject | Animal behavior | en_US |
Subject | Education | en_US |
Subject | Science teaching | en_US |
DeCS | Ensino | pt_BR |
DeCS | Insetos | pt_BR |
DeCS | Esportes | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |