Advisor | Rosalino, Cláudia Maria Valete | |
Author | Nascimento, Ana Paula Almeida do | |
Access date | 2024-09-06T17:45:06Z | |
Available date | 2024-09-06T17:45:06Z | |
Document date | 2022 | |
Citation | NASCIMENTO, Ana Paula Almeida do. Estudo do letramento em triagem auditiva neonatal. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica) - Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2022. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65795 | |
Abstract in Portuguese | Introdução: O letramento em saúde vai além de um processo individual, pois ele vem da convergência de educação, fatores culturais, sociais, e serviços de saúde. Depende também das habilidades e expectativas de informações sobre saúde e prestadores de serviços como os médicos, enfermeiros, administradores, os meios de comunicação e muitos outros. Por essas razões é necessário um sistema de saúde organizado, com as informações de saúde compreensíveis e acessíveis a todos os indivíduos com diferentes níveis de letramento em saúde para que possam se inserir. A Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU) tem sido efetiva na detecção precoce da surdez, pois o diagnóstico dos distúrbios auditivos e a intervenção antes dos seis meses de idade são determinantes para o bom desenvolvimento de fala e de linguagem. Objetivo: Avaliar o letramento em TAN de mães e profissionais da saúde. Metodologia: Estudo seccional, exploratório e prospectivo com mães de lactentes e profissionais de saúde envolvidos no cuidado materno-infantil, em nível hospitalar e ambulatorial de unidades de saúde públicas ou privadas do município do Rio de Janeiro. Para implementação do estudo, foi necessário revisar, adaptar os instrumentos de avaliação de letramento de TAN de mães e de profissionais de saúde de autoria de Siano (2006). Os dados foram tratados utilizando os procedimentos estatísticos analisados com o auxílio do programa Statistical Package for Social Science for Windows. A associação entre variáveis categóricas foi verificada pelo teste de Pearson ou pelo teste exato de Fisher. Foi realizada regressão logística multivariada para identificar as variáveis associadas ao nível de "letramento em TANU". P-valores < 0,05 indicam diferenças significativas. Resultados: O estudo do letramento das 55 mães participantes da pesquisa evidenciou que a maioria delas detém letramento entre adequado (47%) e inadequado (49%) e que apenas 4% se enquadram na classificação de letramento elevado. Com relação ao letramento dos profissionais, 57% dos 105 participantes, sem significativa distinção entre especialidades, relatou considerar que sua formação acadêmica não prepara adequadamente para atender às necessidades de esclarecimentos dos pais sobre a audição dos bebês. Dentre os entrevistados, 69% eram fonoaudiólogos, 15% médicos, 3% dentistas, 8% enfermeiros e 5% fisioterapeutas. A classificação de letramento elevado foi alcançada apenas por profissionais fonoaudiólogos e médicos. Já a classificação de letramento inadequado foi atribuída, em sua maior parte, a profissionais enfermeiros. E os dentistas e fisioterapeutas, em sua maioria, apresentaram letramento adequado. As questões em que ambos os grupos, tanto mães quanto profissionais, alcançaram os menores escores foram aquelas que exigiam conhecimentos relacionados às consequências da perda auditiva; aos fatores que possivelmente aumentariam as chances de um bebê ter uma perda; aos cuidados para se evitar esta perda e sobre o seu tratamento. Conclusão: O uso de um instrumento de letramento em TAN tornou possível a identificação de fatores associados ao baixo letramento nesse contexto, o que constitui importante subsídio para o desenvolvimento de estratégias voltadas para melhoria da comunicação e da informação em saúde em relação à TAN | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Triagem Auditiva Neonatal | en_US |
Subject in Portuguese | Teste da Orelhinha | en_US |
Subject in Portuguese | Detecção Precoce | en_US |
Subject in Portuguese | Letramento | en_US |
Subject in Portuguese | Informação em Saúde | en_US |
Title | Estudo do letramento em triagem auditiva neonatal | en_US |
Type | Dissertation | en_US |
Defense date | 2022 | |
Departament | Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | en_US |
Degree level | Mestrado Profissional | en_US |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Clínica | en_US |
Co-Advisor | Paes, Lúcia Regina do Nascimento Brahim | |
Abstract | Introduction: Health literacy goes beyond an individual process, as it comes from the convergence of education, cultural and social factors, and health services. It also de-pends on the skills and expectations of health information and service providers such as physicians, nurses, administrators, the media and many others. For these reasons, an organized health system is necessary, with health information that is understanda-ble and accessible to all individuals with different levels of health literacy so that they can be inserted. Neonatal Hearing Screening (NHS) has been effective in the early detection of deafness, as the diagnosis of hearing disorders and intervention before six months of age are crucial for good speech and language development. Objective: To evaluate the NHS literacy of mothers and health professionals. Methodology: Ex-ploratory and prospective study, through a cross-sectional analysis using structured interviews with a NHS literacy questionnaire, with 55 mothers and 105 health profes-sionals. The research was carried out in two stages: 1st) Elaboration of an instrument to assess literacy in NHS based on a literature review and consensus among special-ists using the e-Delphi method. 2nd) Application of the NHS literacy assessment in-strument. Associations of literacy dimensions in TAN with categorical variables were obtained using Pearson's chi-square test or Fisher's exact test, and for numerical var-iables using the t test or Mann-Whitney test. To verify the normality of continuous var-iables, the Shapiro-Wilk test was used. A p value of less than 0.05 was considered. Results: The study of the literacy of the 55 mothers participating in the study showed that most of them have literacy between adequate (47%) and inadequate (49%) and that only 4% fit into the classification of high literacy. With regard to the professionals' literacy, 57% of the 105 participants, without significant distinction between specialties, reported considering that their academic training does not adequately prepare them to meet the clarification needs of parents about babies' hearing. Among the interviewees, 69% were speech therapists, 15% physicians, 3% dentists, 8% nurses and 5% physi-otherapists. The high literacy rating was achieved only by speech therapists and phy-sicians. The classification of inadequate literacy was attributed, for the most part, to professional nurses. And dentists and physiotherapists, for the most part, had ade-quate literacy. The questions in which both groups, both mothers and professionals, achieved the lowest scores were those that required knowledge related to the conse-quences of hearing loss; the factors that would possibly increase the chances of a baby having a loss; care to avoid this loss and about its treatment. Conclusion: The use of an NHS literacy instrument made it possible to identify factors associated with low literacy in this context, which constitutes an important subsidy for the development of strategies aimed at improving communication and health information regarding NHS | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Neonatal Hearing Screening | en_US |
Subject | Ear Test | en_US |
Subject | Early Detection | en_US |
Subject | Literacy | en_US |
Subject | Health Information | en_US |
DeCS | Triagem Auditiva Neonatal$$2BN | en_US |
DeCS | Perda Auditiva | en_US |
DeCS | Diagnóstico Precoce | en_US |
DeCS | Letramento em Saúde | en_US |
DeCS | Comunicação em Saúde | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |