Author | Ferreira Junior, Antonio Rodrigues | |
Author | Fontenele, Matheus Eduardo Passos | |
Author | Albuquerque, Rosalice Araújo de Sousa | |
Author | Gomes, Francisco Meykel Amâncio | |
Author | Rodrigues, Maria Eunice Nogueira Galeno | |
Access date | 2024-09-22T19:59:50Z | |
Available date | 2024-09-22T19:59:50Z | |
Document date | 2018 | |
Citation | FERREIRA JUNIOR, Antonio Rodrigues et al. A socialização profissional no percurso de técnico a enfermeiro. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 1321-1335, set./dez. 2018. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66031 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | A pesquisa analisou o processo de socialização e transformação de técnicos de enfermagem em enfermeiros por meio de um estudo do tipo exploratório descritivo, de abordagem qualitativa, com a participação de 24 técnicos de enfermagem cursando graduação em uma universidade do Ceará, Brasil. Foi realizada de setembro a outubro de 2016, por intermédio de entrevistas semiestruturadas individuais, com análise temática para organização das informações, discutidas segundo os pressupostos da sociologia das profissões. Com base nos resultados, originaram-se três categorias: motivações para ascensão profissional; dessemelhanças entre o trabalho do técnico de enfermagem e o do enfermeiro; e amadurecimento profissional no processo formativo. Percebeu-se o processo de socialização profissional na trajetória formativa de um técnico em enfermeiro, motivada pelo desejo de ascensão profissional. A transição gradativa é importante para a adaptação do técnico de enfermagem a uma nova identidade em construção, o que pode facilitar a migração entre os indivíduos com distintos níveis de complexidade na atuação da enfermagem. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Papel profissional | en_US |
Subject in Portuguese | Socialização | en_US |
Subject in Portuguese | Formação profissional | en_US |
Subject in Portuguese | Profissões em saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Enfermagem | en_US |
Title | A socialização profissional no percurso de técnico a enfermeiro | en_US |
Alternative title | The professional socialization in the path from technician to nurse | en_US |
Alternative title | La socialización profesional en la trayectoria desde técnico de enfermería a enfermero | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00152 | |
Abstract | The research analyzed the process of socialization and transformation of nursing technicians into
nurses through a descriptive and exploratory study,
with a qualitative approach, conducted with 24 nursing technicians enrolled in an undergraduate course
at a university in the state of Ceará, Brazil. The study
was conducted between September and October 2016,
through individual semi-structured interviews, with a
thematic analysis in order to organize the data, which
were discussed according to the presuppositions of the
sociology of professions. Based on the results, three
categories emerged: motivations for career progression; the dissimilarities between the work of the nurse
technician and the nurse; and professional growth in
the course of their studies. We noticed a process of
professional socialization in the educational path of
a nurse technician, which was motivated by a desire
for career progression. The gradual transition is important so the technician can adapt to a new identity in
the making, which can facilitate the migration among
individuals with different levels of complexity in the
nursing practice. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual do Ceará. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Fortaleza, CE, Brasil. | en_US |
Affilliation | Centro Universitário Instituto Superior de Teologia Aplicada. Sobral, CE, Brasil. | en_US |
Affilliation | Centro Universitário Instituto Superior de Teologia Aplicada. Sobral, CE, Brasil. | en_US |
Affilliation | Centro Universitário Instituto Superior de Teologia Aplicada. Sobral, CE, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. | en_US |
Subject | Professional role | en_US |
Subject | Socialization | en_US |
Subject | Professional training in | en_US |
Subject | Occupations in health care | en_US |
Subject | Nursing | en_US |
DeCS | Papel Profissional | en_US |
DeCS | Socialização | en_US |
DeCS | Capacitação de Recursos Humanos em Saúde | en_US |
DeCS | Ocupações em Saúde | en_US |
DeCS | Enfermagem | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |