Author | Marcolino, Taís Quevedo | |
Author | Fantinatti, Eliane Nascimento | |
Author | Gozzi, Alana de Paiva Nogueira Fornereto | |
Access date | 2024-09-25T22:22:32Z | |
Available date | 2024-09-25T22:22:32Z | |
Document date | 2018 | |
Citation | MARCOLINO, Taís Quevedo; FANTINATTI, Eliane Nascimento; GOZZI, Alana de Paiva Nogueira Fornereto. Comunidade de prática e cuidado em saúde mental: uma revisão sistemática. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 643-658, maio/ago. 2018. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66107 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O cuidado em saúde mental é dependente de recursos humanos qualificados para responder dinamicamente às necessidades dos usuários dos serviços.A qualificação desse cuidado pela reflexão sobre os processos de trabalho é essencial para a efetivação da mudança para uma perspectiva comunitária e biopsicossocial. A comunidade de prática é um referencial teórico-metodológico que fomenta a aprendizagem colaborativa por meio do engajamento mútuo em projeto comum e da negociação de significados. A pesquisa teve por objetivo sistematizar a utilização da comunidade de prática para melhoria do cuidado em saúde mental via revisão sistemática no Portal de Periódicos da Capes e na Biblioteca Virtual em Saúde, em março de 2015. De 19 artigos encontrados, nove foram selecionados para análise. Os estudos avaliaram positivamente a comunidade de prática para melhorar os serviços oferecidosà população, oferecer capacitação com especialistas e implementar novos métodos de trabalho. Destacaramse fragilidades (recursos financeiros, desalinhamento inicial entre os participantes, conflitos grupais) e potencialidades (engajamento real dos participantes; participação virtual; acesso a especialistas; integração de profissionais, usuários e familiares num único projeto; necessidades formativas em contexto). Espera-se elucidar possibilidades para a criação de estratégias formativas e investigativas para educação permanente em saúde mental. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Saúde mental | en_US |
Subject in Portuguese | Educação permanente | en_US |
Subject in Portuguese | Comunidade de prática | en_US |
Subject in Portuguese | Recursos humanos em saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Prática profissional | en_US |
Title | Comunidade de prática e cuidado em saúde mental: uma revisão sistemática | en_US |
Alternative title | Community of practice and mental health care: a systematic revision | en_US |
Alternative title | Comunidad de práctica y cuidado en salud mental: una revisión sistemática | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00112 | |
Abstract | Mental health care is dependent on qualified human resources to respond dynamically to the
service users’ needs. This qualification by reflection
on the work processes is essential for effective change
to a community and biopsychosocial perspective.
The Community of Practice is a theoretical framework that fosters collaborative learning through
mutual engagement in common projects and negotiation of meanings. The research had as objective
to systematize the use of Community of Practice for
improving mental health care, by systematic review
at Capes Portal and Virtual Health Library in March
2015. We found nineteen articles and nine of them
were selected for analysis. The studies evaluated the
Community of Practice as positive to improve the
services offered to the population, provide training
from experts, and implement new methods of work.
They highlight weaknesses (financial resources, initial
misalignment between the participants, group conflicts)
and potentialities (real engagement of participants,
virtual participation, access to specialists, integration of professionals, users and families in a single
project; training needs in context). We expected to
clarify possibilities for training and investigative
strategies for continuing education in mental health. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Terapia Ocupacional. São Carlos, SP, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual de Campinas. Residência Multiprofissinal em Saúde Mental e Saúde Coletiva. Campinas, SP, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Terapia Ocupacional. São Carlos, SP, Brasil. | en_US |
Subject | Mental health | en_US |
Subject | Continuing education | en_US |
Subject | Community of practice | en_US |
Subject | Health mainpower | en_US |
Subject | Professional practice | en_US |
DeCS | Saúde Mental | en_US |
DeCS | Educação Continuada | en_US |
DeCS | Comunidade de Prática | en_US |
DeCS | Mão de Obra em Saúde | en_US |
DeCS | Prática Profissional | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |