Orientador | Pessoa, Vanira Matos | |
Autor | Andrade, Gilcelene de Castro | |
Data de acesso | 2024-09-26T17:35:42Z | |
Data de disponibilização | 2024-09-26T17:35:42Z | |
Data do publicação | 2022 | |
Citação | Andrade, Gilcelene de Castro. Educação Permanente em Imunização na Estratégia Saúde da Família no Contexto da Pandemia da COVID-19: uma pesquisa-intervenção. 2022. Dissertação Mestrado Profissional em Mestrado Profissional em Saúde da Família, da Rede Nordeste de Formação em Saúde (RENASF) – Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz Ceará, Eusébio, 2022. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66130 | |
Resumo | A pandemia da Covid-19 trouxe desafios para a Educação Permanente em Saúde
(EPS) em imunização, que exerce papel fundamental no Programa Nacional de
Imunizações (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS). Houve a interrupção das
ações de EPS em imunização que eram realizadas pelo NEPI (Núcleo de Educação
Permanente em Imunização) com profissionais da enfermagem da Estratégia Saúde
da Família (ESF) no município de Aquiraz-CE. Objetivou-se, portanto, o
desenvolvimento de processo formativo em imunização à luz da EPS com esses
profissionais. Adotou-se a pesquisa-intervenção, que tem como característica
questionar a apreciação da relação sujeito-objeto e a reorientação da relação
teoria-prática. Participaram da pesquisa 15 técnicos de enfermagem e 13
enfermeiros, totalizando 28 profissionais de enfermagem das UBS (Unidades
Básicas de Saúde) da ESF. A intervenção consistiu em processo formativo de quatro
etapas cujas estratégias educacionais, com o uso das Metodologias Ativas (MA),
foram: 1 – explicação, sensibilização e convite aos participantes; 2 – levantamento
do perfil e das expectativas iniciais dos participantes por meio de aplicação de
questionários sob a forma de roteiros estruturados; 3 – desenvolvimento do
processo formativo à luz da EPS por meio do uso das MA, com embasamento
teórico no referencial de Bollela e Machado (2010); 4 – apreensão da percepção dos
participantes quanto à intervenção por meio da aplicação de questionários sob a
forma de roteiro estruturado. A coleta de dados das etapas 2 e 4 ocorreu com uso
das ferramentas tecnológicas e mídias digitais plataforma Google FormsⓇ e
aplicativo WhatsAppⓇ. A análise da intervenção baseou-se na análise temática de
Minayo. Todos os aspectos éticos foram respeitados e o projeto foi aprovado com
Parecer Consubstanciado n° 5.247.156. Os resultados evidenciaram: necessidade
de aprendizagem, aperfeiçoamento dos conhecimentos, melhoria da assistência e
atuação profissional; percepção do aprendizado com aquisição e aplicabilidade dos
conhecimentos, desenvolvimento de habilidades, segurança e autonomia
profissional, e atuação como multiplicadores nas equipes; percepção sobre o
processo formativo que revelou adequação da metodologia e recursos, algumas
fragilidades e fortalezas, e a sugestão de aprofundamento dos temas, uso de
atividades práticas e lúdicas, ampliação do público-alvo e carga horária e
continuidade das ações de EPS. O presente estudo demonstrou a importância de
continuidade de realização das ações de EPS em imunização. Como contribuição
futura, esse estudo pode servir como embasamento para processos formativos
baseados em MA com profissionais enfermeiros e técnicos de enfermagem atuantes
em sala de vacina na ESF. | en_US |
Idioma | por | en_US |
Direito Autoral | open access | en_US |
Palavras-chave | Educação Permanente em Saúde | en_US |
Palavras-chave | Imunização | en_US |
Palavras-chave | Estratégia Saúde da Família | en_US |
Palavras-chave | Enfermagem em Saúde Pública | en_US |
Título | Educação Permanente em Imunização na Estratégia Saúde da Família no Contexto da Pandemia da COVID-19: uma pesquisa-intervenção | en_US |
Tipo do documento | Dissertation | en_US |
Data da defesa | 2022 | |
Instituição de defesa | Fiocruz Ceará | en_US |
Grau | Mestrado Profissional | en_US |
Local de defesa | Eusébio | en_US |
Programa | Rede Nordeste de Formação em Saúde (RENASF) | en_US |
Resumo em Inglês | The Covid-19 pandemic has brought challenges to Permanent Health Education
(EPS) in immunization, which plays a fundamental role in the National Immunization
Program (PNI) of the Unified Health System (SUS). There was an interruption of EPS
actions in immunization that were carried out by the NEPI (Nucleus of Permanent
Education in Immunization) with nursing professionals from the Family Health
Strategy (ESF) in the city of Aquiraz-CE. Therefore, the objective was to develop a
training process in immunization in the light of EPS with these professionals.
Intervention research was adopted, which has the characteristic of questioning the
appreciation of the subject-object relationship and the reorientation of the
theory-practice relationship. Fifteen nursing technicians and 13 nurses participated in
the research, totaling 28 nursing professionals from the UBS (Basic Health Units) of
the ESF. The intervention consisted of a four-step training process whose
educational strategies, using Active Methodologies (AM), were: 1 – explanation,
sensitization and invitation to participants; 2 – survey of the participants' profile and
initial expectations through the application of questionnaires in the form of structured
scripts; 3 – development of the training process in the light of EPS through the use of
AM, with theoretical foundations in the framework of Bollela and Machado (2010); 4 –
apprehension of the participants' perception regarding the intervention through the
application of questionnaires in the form of a structured script. Data collection from
steps 2 and 4 took place using technological tools and digital media platform Google
FormsⓇ and WhatsAppⓇ application. The intervention analysis was based on
Minayo's thematic analysis. All ethical aspects were respected and the project was
approved with Consubstantiated Opinion No. 5,247,156. The results showed: need
for learning, improvement of knowledge, improvement of care and professional
performance; perception of learning with acquisition and applicability of knowledge,
development of skills, security and professional autonomy, and acting as multipliers
in teams; perception about the training process that revealed the adequacy of the
methodology and resources, some weaknesses and strengths, and the suggestion of
deepening the themes, use of practical and recreational activities, expansion of the
target audience and workload and continuity of EPS actions. The present study
demonstrated the importance of continuing to carry out EPS actions in immunization.
As a future contribution, this study can serve as a basis for training processes based
on AM with professional nurses and nursing technicians working in the vaccine room
at the FHS. | en_US |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz Ceará, Mestrado Profissional em Mestrado Profissional em Saúde da Família, da Rede Nordeste de Formação em Saúde (RENASF) | en_US |
Palavras-chave em inglês | Permanent Health Education | en_US |
Palavras-chave em inglês | Immunization | en_US |
Palavras-chave em inglês | Family Health Strategy | en_US |
Palavras-chave em inglês | Public Health Nursing | en_US |
Membro da banca | Martins, Allissan Karine Lima | |
Membro da banca | Machado, Maria de Fátima Antero Sousa | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |