Author | Azevedo, Anderson Leonardo de | |
Access date | 2024-10-01T13:19:45Z | |
Available date | 2024-10-01T13:19:45Z | |
Document date | 2018 | |
Citation | AZEVEDO, Anderson Leonardo de. Bibliotecas para formação de técnicos em saúde nos países africanos de Língua Portuguesa: um diagnóstico. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 361-382, jan./abr. 2018. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66204 | |
Abstract in Portuguese | O objetivo foi analisar as condições em que se encontram as bibliotecas das instituições de formação de trabalhadores técnicos em saúde dos países africanos de língua oficial portuguesa no âmbito da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde. O levantamento dos dados foi realizado mediante pesquisa de campo baseada na aplicação de questionários aos trabalhadores responsáveis pelas bibliotecas ou instituições de ensino. Os resultados mostraram que a maior parte dos trabalhadores das bibliotecas não tinha formação específica para a atividade; o acervo disponível revelou disparidade em relação aos tipos e quantidades de materiais, além de serem apresentados em idiomas que não o português; os recursos físicos eram insuficientes, como ainda o espaço e a localização das bibliotecas; os recursos tecnológicos careciam de melhoria, incluindo-se o acesso à internet. Concluiu-se que as condições das bibliotecas pesquisadas eram insuficientes para oferecer suporte à formação da força de trabalho em nível técnico, como ainda para subsidiar a atividade docente, pois, além da insuficiência e desatualização das obras disponíveis, havia precariedade em instalações, mobiliário e equipamentos. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Palop | en_US |
Subject in Portuguese | Formação técnica em saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Biblioteca | en_US |
Title | Bibliotecas para formação de técnicos em saúde nos países africanos de Língua Portuguesa: um diagnóstico | en_US |
Alternative title | Libraries for the training of health technicians in the african countries of portuguese language: a diagnosis | en_US |
Alternative title | Bibliotecas para formación de técnicos en salud en los países africanos de lengua portuguesa: un diagnóstico | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00107 | |
Abstract | The objective was to analyze the conditions
in which the libraries of the institutions of training of
technical workers in health of the African countries
of Portuguese official language within the framework
of the International Network of Education of Health
Technicians. Data collection was carried out through
field research based on the application of questionnaires
to workers responsible for libraries or educational
institutions. The results showed that most of the
workers in the libraries had no specific training for
the activity; the available stock revealed a disparity
in the types and quantities of materials, besides being
presented in languages other than Portuguese; physical
resources were insufficient, as were the space and
location of libraries; technological resources lacked
improvement, including access to the internet. It
was concluded that the conditions of the libraries
surveyed were insufficient to support the training
of the workforce at a technical level, as well as to
subsidize the teaching activity, since, in addition to
insufficient and outdated works available, there was
precariousness in facilities, furniture and equipments. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Palop | en_US |
Subject | Technical training in health | en_US |
Subject | Library | en_US |
DeCS | Bibliotecas | en_US |
DeCS | Educação Profissionalizante | en_US |
DeCS | Educação em Saúde | en_US |
DeCS | Condições de Trabalho | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |