Author | Gontijo, Mouzer Barbosa Alves | |
Author | Nunes, Maria de Fátima | |
Access date | 2024-10-01T17:59:00Z | |
Available date | 2024-10-01T17:59:00Z | |
Document date | 2017 | |
Citation | GONTIJO, Mouzer Barbosa Alves; NUNES, Maria de Fátima. Práticas integrativas e complementares: conhecimento e credibilidade de profissionais do serviço público de saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 301-320, jan./abr. 2017. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66232 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Este estudo foi realizado por meio de questionário para identificar o conhecimento e credibilidade sobre as práticas integrativas e complementares e a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Participaram 118 profissionais da saúde, de nível superior, do Sistema Único de Saúde de três municípios brasileiros, em 2014. Procederam-se à análise descritiva e à análise de cluster (two-step cluster). A maioria dos profissionais conhece parcialmente as práticas integrativas e complementares; considera mais eficiente a acupuntura e a fitoterapia; desconhece a antroposofia e o termalismo; tem menor credibilidade na homeopatia; desconhece a política nacional de práticas integrativas e complementares; considera que seus conhecimentos não foram obtidos durante a graduação, mas principalmente pela leitura e experiência em família; entende que estas práticas devem ser inseridas na graduação e que são importantes para a profissão e para o serviço. A análise de cluster permitiu identificar dois grupos que se diferenciam quanto ao conhecimento e crenças. Conclui-se que há pouco conhecimento e pouca credibilidade nas práticas integrativas e complementares e pouco conhecimento da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Práticas integrativas e complementares | en_US |
Subject in Portuguese | Profissionais de saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Conhecimentos | en_US |
Subject in Portuguese | Credibilidade | en_US |
Title | Práticas integrativas e complementares: conhecimento e credibilidade de profissionais do serviço público de saúde | en_US |
Alternative title | Integrative and complementary practices: knowledge and professional credibility of the public health service | en_US |
Alternative title | Prácticas integrativas y complementarias: conocimiento y credibilidad de profesionales del servicio público de salud | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00040 | |
Abstract | This study was carried out using a questionnaire to identify the knowledge of and belief in integrative and complementary practices and the National Integrative and Complementary Practices Policy. Taking part were 118 health professionals, all college graduates and working in the Health System in three Brazilian municipalities, in 2014. Descriptive and two-step cluster analyses followed. Most professionals have partial knowledge on complementary and integrative practices; they consider acupuncture and herbal medicine more efficient; they do not know anthroposophy and hydrotherapy; they believe less in homeopathy; they are unaware of the national policy on complementary and integrative practices; they consider that they did not get their knowledge during their undergraduate course, rather mainly by reading and family experience; they believe that these practices should be included in the undergraduate course, and that they are important for the profession and for the service. The cluster analysis allowed for identifying two groups that stood out insofar as knowledge and beliefs are concerned. We conclude that there is little knowledge about and little credibility in complementary and integrative practices, as well as little knowledge of the National Policy on Complementary and Integrative Practices. | en_US |
Affilliation | Universidade Santa Rita de Cássia. Itumbiara, GO, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Odontologia. Goiânia, GO, Brasil. | en_US |
Subject | Complementary and integrative practices | en_US |
Subject | Health professionals | en_US |
Subject | Knowledge | en_US |
Subject | Credibility | en_US |
DeCS | Terapias Complementares | en_US |
DeCS | Pessoal de Saúde | en_US |
DeCS | Conhecimento | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |