Author | Martins, Nathalia Medeiros | |
Author | Cardoso, Danielly Santos dos Anjos | |
Author | Costa, Laís Miranda Crispim | |
Author | Santos, Regina Maria dos | |
Author | Santos, Laíze Samara dos | |
Access date | 2024-10-16T17:48:35Z | |
Available date | 2024-10-16T17:48:35Z | |
Document date | 2017 | |
Citation | MARTINS, Nathalia Medeiros et al. As formas de vivência da competitividade pelos estudantes na graduação em enfermagem. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 895-916, set./dez. 2017. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66561 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O estudo que deu origem a este artigo foi do tipo qualitativo, exploratório-descritivo, com o objetivo de analisar a vivência da competitividade pelo graduando de enfermagem. A coleta de dados foi realizada no período de março a maio de 2015. Os sujeitos foram vinte estudantes de graduação em enfermagem de duas instituições de ensino superior de Maceió, Alagoas. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada para levantamento das informações e posterior análise temática. O referencial teórico adotado para análise dos dados partiu da concepção de competição de Caniato e Rodrigues, que tem suas bases teóricas e filosóficas na psicanálise freudiana e na teoria crítica da Escola de Frankfurt, em especial Adorno e Horkheimer. Percebeu-se que a competitividade é parte da vivência dos estudantes por ser considerada uma característica inerente ao ser humano, que naturalmente convive com ela no sistema capitalista. Esse comportamento competitivo pôde ser aguçado na graduação de acordo com o ambiente, a personalidade/índole e situações experienciadas. Constatou-se a existência de um conflito, pois os estudantes viam a competitividade como uma necessidade ante o ‘mercado’ de trabalho, mas a consideravam uma característica de caráter mais negativo. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Educação em enfermagem | en_US |
Subject in Portuguese | Comportamento competitivo | en_US |
Subject in Portuguese | Enfermagem | en_US |
Title | As formas de vivência da competitividade pelos estudantes na graduação em enfermagem | en_US |
Alternative title | How undergraduate nursing students experience competitiveness | en_US |
Alternative title | Las formas de vivenciar la competitividad por los estudiantes en el pregrado de enfermería | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00069 | |
Abstract | The study that gave rise to this article was a
qualitative, exploratory-descriptive one aimed at analyzing how nursing graduates experience competitiveness. Data collection took place between March and
May 2015. The subjects were twenty undergraduate
nursing students from two colleges in Maceió, state
of Alagoas, Brazil. A semi-structured interview was
used to collect the information and undertake the
thematic analysis. The theoretical framework used to
analyze the data came from Caniato and Rodrigues’
views on competition, which has its theoretical and
philosophical base Freudian psychoanalysis and the
critical theory of the Frankfurt School, especially
that of Adorno and Horkheimer. It was noted that
competitiveness is part of the students’ experience
because it is considered an inherent characteristic of
the human being, who, naturally, lives with it in the
capitalist system. This competitive behavior might
increase in undergraduate studies, according to the
environment, to one’s personality/nature, and to the
situations experienced. It was noted there is conflict,
since the students considered competitiveness as a
necessity in view of the labor ‘market,’ but saw it as a
more negative characteristic. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL, Brasil. | en_US |
Subject | Nursing education | en_US |
Subject | Competitive behavior | en_US |
Subject | Nursing | en_US |
DeCS | Educação em Enfermagem | en_US |
DeCS | Comportamento Competitivo | en_US |
DeCS | Enfermagem | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |