Author | Siqueira, Márcia Cristina Godoy | |
Author | Leopardi, Maria Tereza | |
Access date | 2024-10-18T18:59:18Z | |
Available date | 2024-10-18T18:59:18Z | |
Document date | 2016 | |
Citation | SIQUEIRA, Márcia Cristina Godoy; LEOPARDI, Maria Tereza. O processo ensino-aprendizagem na formação de trabalhadores do SUS: reflexões a partir da experiência da ETSUS. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 119-136, jan./abr. 2016. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66598 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Apresenta-se neste texto os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi avaliar o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, sustentado por metodologia participativa problematizadora, na perspectiva de professores e alunos da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes para formação de trabalhadores desse sistema e para os que buscam o ingresso neste mercado de trabalho. Optamos pelo ‘itinerário de pesquisa’ do educador Paulo Freire, adotando os ‘círculos de cultura’ como contexto de coleta de dados, com três etapas: construção dos temas geradores; codificação e decodificação dos temas; e desvelamento crítico. Foram identificadas as temáticas: problematização como opção metodológica; aplicação da me-todologia problematizadora; desafios do processo de ensino-aprendizagem; e fatores que o dificultam ou facilitam o processo de ensino-aprendizagem. Este processo possibilitou maior aproximação entre os diversos participantes e permitiu problematizar aspectos do processo de ensino-aprendizagem da escola, favorecendo melhor compreensão desta realidade, permitindo recontextualizá-la com novas possibilidades, avanços e meios de superação. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Educação profissionalizante | en_US |
Subject in Portuguese | Formação de recursos humanos | en_US |
Subject in Portuguese | Ensino-aprendizagem | en_US |
Title | O processo ensino-aprendizagem na formação de trabalhadores do SUS: reflexões a partir da experiência da ETSUS | en_US |
Alternative title | The teaching-learning process in training NHS workers: reflections from the experience of ETSUS | en_US |
Alternative title | El proceso enseñanza-aprendizaje en la formación de trabajadores del SUS: reflexiones a partir de la experiencia de la ETSUS | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sip00094 | |
Abstract | This paper presents the results of a study
carried out to evaluate the development of teaching
and learning, supported by a problem-based participatory approach, from the perspective of professors
and students of the Escola Tocantinense do Sistema
Único de Gismar Gomes, in training National Health
System workers and those seeking to enter this labor
market. We opted for the 'research itinerary' approach
set forth by educator Paulo Freire, adopting 'crop circles'
as data collection framework, in three stages: Construction of generating themes; encoding and decoding of the issues, and critical unveiling. These themes
were identified: Problematization as a methodological
option; application of the investigative methodology;
challenges in the teaching-learning process, and factors that hinder or facilitate the teaching-learning
process. This process enabled closer relations among
the various participants and allowed discussions on
aspects of the school teaching-learning process, affording a better understanding of this reality, allowing
it to be re-contextualized with new possibilities, progress, and means to overcome. | en_US |
Affilliation | Secretaria Estadual de Saúde. Diretoria de Gestão Profissional. Palmas, TO, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade do Vale do Itajaí. Centro de Ciências da Saúde. Itajaí, SC, Brasil. | en_US |
Subject | Vocational education | en_US |
Subject | Training of human resources | en_US |
Subject | Teaching and learning | en_US |
DeCS | Educação Profissionalizante | en_US |
DeCS | Capacitação de Recursos Humanos em Saúde | en_US |
DeCS | Ensino | en_US |
DeCS | Aprendizagem | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |