Author | Monteguti, Bruna Ruzza | |
Author | Diehl, Eliana Elisabeth | |
Access date | 2024-10-21T13:09:26Z | |
Available date | 2024-10-21T13:09:26Z | |
Document date | 2016 | |
Citation | MONTEGUTI, Bruna Ruzza; DIEHL, Eliana Elisabeth. O ensino de farmácia no Sul do Brasil: preparando farmacêuticos para o Sistema Único de Saúde?. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 77-95, jan./abr. 2016. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66616 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O processo de formação em saúde enfrenta o desafio da transformação e está sendo direcionado para o atendimento das necessidades do Sistema Único de Saúde. Este artigo analisa a apropriação das diretrizes curriculares nacionais por cursos de graduação em Farmácia com foco na formação direcionada à assistência farmacêutica, além da participação docente e discente nas práticas de aproximação entre ensino e realidade de atuação no Sistema Único de Saúde. Foram realizadas análise documental das matrizes curriculares e projetos político-pedagógicos dos cursos de Farmácia de instituições de ensino superior públicas e privadas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, bem como entrevista semiestruturada com estudantes e professores de cursos de Santa Catarina. A adoção das diretrizes curriculares nacionais ocorreu em momentos diferentes a partir de 2002, e as bases teóricas, evidenciadas pela oferta de disciplinas, também se mostraram bastante desiguais entre os cursos. O estágio foi a estratégia mais comum para a aproximação entre ensino e serviço; nos cursos com o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde, observou-se melhor compreensão do Sistema Único de Saúde por parte dos estudantes. O estudo indica a necessidade de se repensar criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais e de que forma vêm sendo implementadas pelos cursos de Farmácia. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Sistema Único de Saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Diretrizes curriculares nacionais | en_US |
Subject in Portuguese | Ensino farmacêutico | en_US |
Subject in Portuguese | Assistência farmacêutica | en_US |
Title | O ensino de farmácia no Sul do Brasil: preparando farmacêuticos para o Sistema Único de Saúde? | en_US |
Alternative title | Pharmacy education in southern Brazil: preparing pharmacists for the unified health system? | en_US |
Alternative title | La enseñanza de farmacia en el sur de Brasil: ¿preparando farmacéuticos para el sistema único de salud? | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00008 | |
Abstract | The process of training in health faces a
challenge of transformation and is being guided to
meet the needs of the National Health System. This article analyzes how undergraduate courses in pharmacy
have addressed the national curriculum guidelines,
with a focus on training directed to pharmaceutical
assistance, as well as on faculty and student participation in practices aiming to bring together teaching
and the reality of working in the National Health System. A documentary analysis was made of the curricula and political-pedagogical projects of Pharmacy
courses at public and private higher education institutions in Rio Grande do Sul, Santa Catarina, and
Paraná, Brazil. Semi-structured interviews with students and professors of courses in Santa Catarina were
also conducted. The National Curriculum Guidelines have been adopted at different times since 2002,
and the theoretical bases, as evidenced by the offer of
subjects, also showed quite substantial differences
among the courses. Internships were the most common strategy to draw teaching and service closer together; in courses with the Program of Education
through Work in Health, it was noted there was a better understanding of the NHS among students. The
study points to the need to critically rethink the National Curriculum Guidelines and how they have
been implemented by the Pharmacy courses. | en_US |
Affilliation | Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Diretoria de Logística. Gerência de Bens Regulares. Florianópolis, SC, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Ciências Farmacêuticas e Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica. Programa em Rede. Florianópolis, SC, Brasil. | en_US |
Subject | Unified Health System | en_US |
Subject | National curriculum guidelines | en_US |
Subject | Pharmaceutical education | en_US |
Subject | Pharmaceutical care | en_US |
DeCS | Sistema Único de Saúde | en_US |
DeCS | Avaliação Educacional | en_US |
DeCS | Educação em Farmácia | en_US |
DeCS | Assistência Farmacêutica | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |