Author | Bezerra, Tereza Cristina Alves | |
Author | Falcão, Maria Leopoldina Padilha | |
Author | Goes, Paulo Sávio Angeiras de | |
Author | Felisberto, Eronildo | |
Access date | 2024-10-24T13:19:23Z | |
Available date | 2024-10-24T13:19:23Z | |
Document date | 2016 | |
Citation | BEZERRA, Tereza Cristina Alves; FALCÃO, Maria Leopoldina Padilha; GOES, Paulo Sávio Angeiras de; FELISBERTO, Eronildo. Avaliação de programas de formação profissional em saúde: construção e validação de indicadores. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 445-472, maio/ago. 2016. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66708 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Este artigo teve como objetivo elaborar um instrumento qualificador visando contribuir para o monitoramento e a avaliação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Foi um estudo avaliativo exploratório desenvolvido em duas fases: a primeira, constituída pela construção e validação de face do modelo lógico e da matriz de indicadores, por meio de análise documental e da técnica de consenso grupo nominal. Essa primeira fase, por sua vez, aconteceu em dois momentos, pré e pós-reunião de consenso, nos quais se procurou validar um modelo lógico e uma matriz de indicadores que refletissem os principais elementos avaliativos do programa. A segunda fase compreendeu a construção do instrumento avaliativo. A partir do grupo de consenso, foram validados um modelo lógico e a matriz de indicadores, o que resultou em 32 indicadores, utilizados para a construção do instrumento avaliativo que se formatou por meio de questionário estruturado. Este questionário foi composto por 35 perguntas avaliativas distribuídas em 19 questões na dimensão gestão do programa; cinco na dimensão estrutura organizacional e 11 na dimensão processo pedagógico. O instrumento elaborado, baseado em protocolo aceito universalmente para esse fim, precisará ser aplicado em pesquisas futuras para completar seu processo de validação. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Avaliação de programas | en_US |
Subject in Portuguese | Gestão pública | en_US |
Subject in Portuguese | Estratégia Saúde da Família | en_US |
Subject in Portuguese | Formação profissional em saúde | en_US |
Title | Avaliação de programas de formação profissional em saúde: construção e validação de indicadores | en_US |
Alternative title | Evaluation of professional training programs in health: indicator construction and validation | en_US |
Alternative title | Evaluación de programas de formación profesional en salud: construcción y validación de indicadores | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sip00111 | |
Abstract | This paper aimed to develop a qualifying
instrument to contribute to the monitoring and evaluation of the Multidisciplinary Residency Program
in Family Health. It was an exploratory evaluation
study carried out in two phases: the first comprising
the face construction and validation of the logic model and of the indicator matrix, through document
analysis and a nominal group consensus technique.
The first phase, in turn, took place in two stages, before and after the consensus meeting, in which the
goal was to validate a logical model and an indicators
matrix that would reflect the main evaluative elements of the program. The second phase included the
construction of the evaluation instrument. A logical
model and the indicator matrix were validated based
on the work done by the consensus groups, the outcome of which was 32 indicators used to build the
evaluation instrument that was formatted through a
structured questionnaire. This questionnaire consisted of 35 evaluative questions divided into 19 questions in the program management dimension; five in
the organizational structure dimension, and 11 in the
educational process dimension. The instrument that
was prepared, based on a universally accepted protocol for this purpose, will need to be applied in future
surveys for its validation process to be completed. | en_US |
Affilliation | Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Recife, PE, Brasil. | en_US |
Affilliation | Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Recife, PE, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil. | en_US |
Affilliation | Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Recife, PE, Brasil. | en_US |
Subject | Program evaluation | en_US |
Subject | Public administration | en_US |
Subject | Family Health Strategy | en_US |
Subject | Professional training in health | en_US |
DeCS | Avaliação de Programas e Projetos de Saúde | en_US |
DeCS | Indicadores de Gestão | en_US |
DeCS | Estratégias de Saúde Nacionais | en_US |
DeCS | Capacitação de Recursos Humanos em Saúde | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |