Author | Ribeiro, Gerusa | |
Author | Pires, Denise Elvira de | |
Author | Scherer, Magda Duarte dos Anjos | |
Access date | 2024-10-29T00:58:22Z | |
Available date | 2024-10-29T00:58:22Z | |
Document date | 2016 | |
Citation | RIBEIRO, Gerusa; PIRES, Denise Elvira Pires de; SCHERER, Magda Duarte dos Anjos. Práticas de biossegurança no ensino técnico de enfermagem. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 871-888,set./dez. 2016. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66772 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | A biossegurança é um componente central a ser considerado para que os profissionais executem suas atividades minimizando danos à sua saúde e à de usuários dos serviços de saúde. As instituições educacionais e os(as) enfermeiros(as) docentes têm papel fundamental nesse processo. Com o objetivo de compreender a prática da biossegurança realizada por enfermeiros(as) docentes durante a supervisão de estágio de alunos de cursos técnicos de enfermagem, realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados no ano de 2012, com 11 enfermeiros(as) docentes de duas instituições da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica na região Sul do Brasil. Utilizou-se triangulação metodológica com dados coletados por meio de estudo documental, entrevista semiestruturada e observação, orientados pela análise temática de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que as ações dos docentes em relação à biossegurança são influenciadas pela disponibilidade e acesso aos materiais e equipamentos, pela quantidade e qualidade dos equipamentos de proteção individual, pela infraestrutura das instituições assistenciais e laboratórios de ensino e pelo conhecimento do tema. Concluiu-se que as ações protetoras na prática docente são influenciadas pelo conhecimento, pelas condições de trabalho e pelas escolhas dos sujeitos. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Exposição a agentes biológicos | en_US |
Subject in Portuguese | Biossegurança | en_US |
Subject in Portuguese | Enfermagem | en_US |
Subject in Portuguese | Educação técnica em enfermagem | en_US |
Subject in Portuguese | Saúde do trabalhador | en_US |
Title | Práticas de biossegurança no ensino técnico de enfermagem | en_US |
Alternative title | Biosecurity practices in technical nursing education | en_US |
Alternative title | Prácticas de bioseguridad en la enseñanza técnica de enfermería | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00019 | |
Abstract | Biosecurity is a central component to be
taken into account in order for professionals to undertake their activities while minimizing damage to
their health and to health service users. Educational
institutions and teaching nurses play a fundamental
role in this process. A qualitative descriptive exploratory research study was carried out to understand
the teaching nurses’ biosecurity practices during the
supervision of the internship of students taking technical courses in nursing. Data were collected in 2012,
with 11 teaching nurses from two institutions in the
federal network of professional, scientific, and technological education in Southern Brazil. Methodological
triangulation was done with data collected through a
documental study, semi-structured interviews, and
observation, guided by thematic content analysis of
Bardin. The results showed that the teachers’ actions
in biosecurity are influenced by the availability of and
access to materials and equipment, by the amount
and quality of personal protective equipment, by the
infrastructure of the healthcare institutions, by care
institutions and teaching laboratories, and by their
knowledge on the subject. It was concluded that the
protective actions in the teaching practice are influenced by knowledge, by working conditions, and by
the choice of subjects. | en_US |
Affilliation | Instituto Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Florianópolis, SC, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade de Brasília. Departamento de Saúde Coletiva. Brasília, DF, Brasil. | en_US |
Subject | Exposure to biological agent | en_US |
Subject | Biosecurity | en_US |
Subject | Nursing | en_US |
Subject | Technical education in nursing | en_US |
Subject | Worker's health | en_US |
DeCS | Exposição Ocupacional | en_US |
DeCS | Contenção de Riscos Biológicos | en_US |
DeCS | Enfermagem | en_US |
DeCS | Educação Técnica em Enfermagem | en_US |
DeCS | Saúde Ocupacional | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |