Autor | Oliveira, Silvia Regina Gomes de | |
Autor | Wendhausen, Águeda Lenita Pereira | |
Data de acesso | 2024-11-14T14:11:44Z | |
Data de disponibilização | 2024-11-14T14:11:44Z | |
Data do publicação | 2014 | |
Citação | OLIVEIRA, Silvia Regina Gomes de; WENDHAUSEN, Águeda Lenita Pereira. (Re)significando a educação em saúde : dificuldades e possibilidades da Estratégia Saúde da Família. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 129-147, jan./abr. 2014. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67121 | |
Descrição | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Resumo | Este estudo qualitativo objetivou conhecer a concepção e a vivência de 27 trabalhadores da Estratégia Saúde da Família sobre educação em saúde. O desenvolvimento da problematização, como pensada por Paulo Freire, facilitou o trabalho grupal participativo. Neste recorte, foram discutidas duas das categorias: práticas educativas e seus enigmas; e (re) significando as práticas educativas. Os temas trazidos foram codificados, decodificados e desvelados criticamente, bem como expressas as dificuldades, possibilidades e expectativas da ação educativa. Os resultados revelaram as dificuldades dos sujeitos em diferentes aspectos do agir educativo em suas práticas e como são fortes os resquícios de uma prática bancária, preventiva e medicalizada. A reflexão que daí procedeu sensibilizou-os, o que demonstrou potencial para o desenvolvimento de práticas educativas transformadoras e a necessidade de uma educação permanente, a fim de ampliar suas habilidades dialógicas. | en_US |
Idioma | por | en_US |
Editor | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Direito Autoral | open access | en_US |
Palavras-chave | Promoção da saúde | en_US |
Palavras-chave | Saúde da família | en_US |
Palavras-chave | Educação em saúde | en_US |
Título | (Re)significando a educação em saúde : dificuldades e possibilidades da Estratégia Saúde da Família | en_US |
Título alternativo | Resignifying education in health:difficulties and possibilities of the family health strategy | en_US |
Título alternativo | (Re)significación de la educación en salud:dificultades y posibilidades de la estrategia salud familiar | en_US |
Tipo do documento | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462014000100008 | |
Resumo em Inglês | This qualitative study aimed to get to know
the conception and experience of 27 Family Health
Strategy workers on health education. The development of problematizing, as thought by Paulo Freire,
facilitated participatory group work. Two of the categories were discussed in this survey: Educational
practices and their enigmas; and (re)signifying educational practices. The subjects that were brought up
were encoded, decoded and critically unveiled, and
the difficulties, possibilities and expectations of the
educational action expressed. The results revealed
the subjects' difficulties in different aspects of the
educational act in their practices and how strong
the remnants of a bank, preventive, and medicalized
practice are. The reflection coming from this touched
them, showing potential for the development of transformative educational practices and the need for
continuing education in order to expand their dialogical skills. | en_US |
Afiliação | Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MT, Brasil / Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, SC, Brasil. | en_US |
Afiliação | Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, SC, Brasil / Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. | en_US |
Palavras-chave em inglês | Promotion of health | en_US |
Palavras-chave em inglês | Family health | en_US |
Palavras-chave em inglês | Health education | en_US |
DeCS | Promoção da Saúde | en_US |
DeCS | Saúde da Família | en_US |
DeCS | Educação em Saúde | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |