Author | Albuquerque, Guilherme Souza Cavalcanti de | |
Author | Torres, Ana Áurea Revoredo | |
Author | Nascimento, Bárbara do | |
Author | Martin, Beatris Mario | |
Author | Gracia, Diego Fabian Karvat | |
Author | Orlando, Juliana Myriam Machado | |
Author | Basso, Rodrigo Pirard | |
Author | Perna, Paulo de Oliveira | |
Access date | 2024-11-19T17:44:31Z | |
Available date | 2024-11-19T17:44:31Z | |
Document date | 2013 | |
Citation | ALBUQUERQUE, Guilherme Souza Cavalcanti de et al. Educação pelo trabalho para a formação do médico. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 411-430, maio/ago. 2013. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67156 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) visa qualificar a força de trabalho para o Sistema Único de Saúde. O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a contribuição de três experiências do PET-Saúde para a formação médica. Com base no materialismo históricodialético, buscou-se compreender a inserção do PET-Saúde na educação médica como fenômeno social subordinado às condições históricas de produção econômica. Os dados foram colhidos de relatos dos estudantes, tutores, preceptores e coordenadores de três grupos do PET-Saúde de duas universidades de Curitiba, por meio de entrevistas e grupos focais. Concluiuse que, em dois grupos, as experiências vivenciadas contribuíram para a formação de trabalhadores flexíveis, efetivos na aplicação da tecnologia para a solução dos problemas nos limites impostos pela ordem vigente. No terceiro grupo, a experiência contribuiu para a formação de sujeitos críticos, capazes de questionar os limites impostos pelo Estado e pela sociedade à plena realização da vida. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Formação médica | en_US |
Subject in Portuguese | PET-Saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Educação pelo trabalho | en_US |
Title | Educação pelo trabalho para a formação do médico | en_US |
Alternative title | Education through work for the training of a physician | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462013000200009 | |
Abstract | The Education Through Work for Health
Program (PET-Saúde) aims to qualify the workforce
for the Brazilian Unified Health System. This study
was carried out to evaluate the contribution made by
three PET-Saúde experiments in medical training.
Based on historical and dialectical materialism, we
sought to understand the integration of PET-Saúde in
medical education as a social phenomenon subordinate to the historical conditions of economic production. Data were collected from reports made by
students, tutors, mentors and coordinators of three
groups of PET-Saúde at two universities in Curitiba,
southern Brazil, through interviews and focus groups.
It was concluded that, in two groups, the experiences
contributed to training flexible workers, effective in
the application of technology to solve issues within
the limits imposed by the current order. In the third
group, the experience contributed to training critical
subjects, able to question the limits imposed by the
State and society to the full realization of life. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Paraná. Departamento de Saúde Comunitária. Alto da Glória, Curitiba, PR, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Paraná. Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva. Alto da Glória, Curitiba, PR, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Paraná. Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva. Alto da Glória, Curitiba, PR, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Paraná. Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva. Alto da Glória, Curitiba, PR, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Paraná. Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva. Alto da Glória, Curitiba, PR, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Paraná. Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva. Alto da Glória, Curitiba, PR, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Paraná. Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva. Alto da Glória, Curitiba, PR, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Paraná. Alto da Glória, Curitiba, PR, Brasil / Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. | en_US |
Subject | Medical training | en_US |
Subject | PET-Saúde | en_US |
Subject | Education for work | en_US |
DeCS | Faculdades de Medicina | en_US |
DeCS | Estratégias de Saúde Nacionais | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |