Autor | Linhares, Maria Socorro Carneiro | |
Autor | Freitas, Cibelly Aliny Siqueira Lima | |
Autor | Teixeira, Ana Karine Macedo | |
Autor | Dias, Raimundo Vieira | |
Autor | Flor, Sandra Maria Carneiro | |
Autor | Soares, João Sérgio Araújo | |
Autor | Cavalcante, Francisco Roger Aguiar | |
Data de acesso | 2024-11-21T13:44:50Z | |
Data de disponibilização | 2024-11-21T13:44:50Z | |
Data do publicação | 2013 | |
Citação | LINHARES, Maria Socorro Carneiro et al. Programa de Educação para o Trabalho e Vigilância em Saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 679-692, set./dez. 2013. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67181 | |
Descrição | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Resumo | As iniciativas nacionais que se propõem contribuir para a reorientação da formação e do modelo de atenção nos levaram a descrever a experiência de implantação do Programa de Educação para o Trabalho (PET)-Saúde/Vigilância em Saúde (VS) em Sobral, Ceará. Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por estudantes dos cursos de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e medicina e odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), tutores e preceptores do PET-Saúde/VS. As informações foram registradas pelos tutores e preceptores durante as atividades desenvolvidas desde a implantação do programa (julho de 2010). O processo de trabalho desempenhado no PET-Saúde/VS compreende três eixos estruturantes que se intercomunicam, constando vivências teórico-conceituais, vivências no serviço e vivências de pesquisa. Para garantir a interface ensino-serviço e a integração entre as ações de vigilância em saúde e atenção básica, construímos uma 'tecnologia' pedagógica que chamamos de tecnologia de educação permanente na vigilância em saúde. A experiência permitiu aos estudantes uma visão mais ampla, acerca das condições de saúde da população, da importância do conhecimento sobre problemas locais para o trabalho da vigilância em saúde, a fim de prestar assistência qualificada e voltada para a realidade de cada território. | en_US |
Idioma | por | en_US |
Editor | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Direito Autoral | open access | en_US |
Palavras-chave | Vigilância em saúde | en_US |
Palavras-chave | Equipe interdisciplinar | en_US |
Palavras-chave | Educação profissional em saúde | en_US |
Palavras-chave | Atenção primária à saúde | en_US |
Título | Programa de Educação para o Trabalho e Vigilância em Saúde | en_US |
Título alternativo | Education for work and health surveillance program | en_US |
Tipo do documento | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462013000300012 | |
Resumo em Inglês | The Brazilian initiatives that propose to
contribute to redirecting training and the care model
led us to describe the experience of deploying of the
Education for Work Program (PET) - Health/Health
Surveillance (HS) in Sobral, northeastern Brazil. This
is a descriptive, experience-reporting study, experienced by nursing students at the Vale do Acaraú
State University (UVA) and medicine and dentistry
students at the Federal University of Ceará (UFC),
tutors, and PET-Health/HS preceptors. The information was recorded by the tutors and preceptors during the activities undertaken ever since the program
was deployed (July 2010). The work process performed under PET-Health/HS comprises three intercommunicating structural axes, consisting of theoretical
and conceptual experiences, experiences in service, and
research experiences. To ensure the interface between
teaching and service and integration between health
surveillance and primary care, we built an educational
'technology' we call a permanent education in health
surveillance technology. The experience afforded the
students a broader view about the population's health
conditions and on the importance of understanding
local issues for health surveillance in order to provide
qualified care targeted at the reality at each territory. | en_US |
Afiliação | Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral, CE, Brasil / Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. | en_US |
Afiliação | Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral, CE, Brasil. | en_US |
Afiliação | Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral, CE, Brasil / Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil. | en_US |
Afiliação | Prefeitura Municipal de Sobral. Sobral, CE, Brasil / Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. | en_US |
Afiliação | Prefeitura Municipal de Sobral. Sobral, CE, Brasil / Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral, CE, Brasil. | en_US |
Afiliação | Prefeitura Municipal de Sobral. Sobral, CE, Brasil. | en_US |
Afiliação | Prefeitura Municipal de Sobral. Sobral, CE, Brasil / Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral, CE, Brasil. | en_US |
Palavras-chave em inglês | Health surveillance | en_US |
Palavras-chave em inglês | Interdisciplinary team | en_US |
Palavras-chave em inglês | Health professional education | en_US |
Palavras-chave em inglês | Primary health care | en_US |
DeCS | Vigilância em Saúde Pública | en_US |
DeCS | Equipe de Assistência ao Paciente | en_US |
DeCS | Educação Profissional em Saúde Pública | en_US |
DeCS | Atenção Primária à Saúde | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |