Author | Morais, Fátima Raquel Rosado | |
Author | Jales, Graciella Madalena Lucena | |
Author | Silva, Maria Jaqueline Carlos da | |
Author | Fernandes, Sâmara Fontes | |
Access date | 2024-11-29T00:50:12Z | |
Available date | 2024-11-29T00:50:12Z | |
Document date | 2012 | |
Citation | MORAIS, Fátima Raquel Rosado; JALES, Graciella Madalena Lucena; SILVA, Maria Jaqueline Carlos da; FERNANDES, Sâmara Fontes. A importância do PET-Saúde para a formação acadêmica do enfermeiro. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 541-551, nov. 2012. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67350 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O Programa de Educação para o Trabalho na Saúde (PET-Saúde) é uma estratégia associada ao Pró-Saúde que preconiza ações para a transformação da formação profissional em saúde, mediante maior integração entre ensino, serviço e comunidade. Neste trabalho, objetiva-se relatar, com base nas vivências dos acadêmicos de enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, o papel do PET-Saúde no processo de formação do enfermeiro. As ações desenvolvidas, dinâmicas como bricolagem, atividades em grupo, dramatizações, vídeos, músicas, entre outras, articulavam ensino, pesquisa e extensão e estimularam a reflexão da formação do enfermeiro, provocando um novo olhar para a conformação dos saberes e práticas cotidianas. Por sua vez, as interações estabelecidas estimularam a troca de conhecimentos, a interdisciplinaridade e a postura crítica e reflexiva dos mediadores desse processo. Essas práticas contribuíram para uma formação diferenciada dos futuros enfermeiros, uma vez que enfatizavam os princípios do Sistema Único de Saúde e as necessidades da população. Estratégias como essas devem ser estimuladas e potencializadas, na perspectiva de contribuir para a formação e as práticas em saúde, tornando os trabalhadores conscientes e engajados com as necessidades cotidianas da saúde da população. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | PET-Saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Formação profissional | en_US |
Subject in Portuguese | Enfermagem | en_US |
Title | A importância do PET-Saúde para a formação acadêmica do enfermeiro | en_US |
Alternative title | The importance of pet-health for nurse education | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462012000300011 | |
Abstract | The Education for Work in Health Program
(PET-Health) is a strategy associated with Pro-Health
which recommends actions to transform vocational
training in health through greater integration among
teaching, community, and service. The purpose of
this article is to report, based on the experiences
of nursing students at the University of Rio Grande
do Norte, the role of PET-Health in the nursing education process. Actions carried out, dynamic activities such as DIY (do-it-yourself), group activities, role
playing, videos, and music, among others, brought
together teaching, research, and extension and encouraged reflection in the nurse's education process,
engendering a fresh look on the conformation of
knowledge and daily practices. The interactions, in
turn, drove the exchange of knowledge, interdisciplinarity, and a critical and reflective posture among the
mediators of this process. These practices have contributed to providing unique training to future nurses,
since they emphasized the principles of the Health
System and the needs of the population. Strategies
such as these should be encouraged and enhanced in
order to contribute to education and health practices,
making workers aware of and engaged with the population's everyday health needs. | en_US |
Affilliation | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Faculdade de Enfermagem. Mossoró, RN, Brasil / Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Faculdade de Enfermagem. Mossoró, RN, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Faculdade de Enfermagem. Mossoró, RN, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Faculdade de Enfermagem. Mossoró, RN, Brasil. | en_US |
Subject | PET-Health | en_US |
Subject | Vocational training | en_US |
Subject | Nursing | en_US |
DeCS | Ocupações em Saúde | en_US |
DeCS | Capacitação Profissional | en_US |
DeCS | Enfermagem | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |