Author | Medeiros, Paulo Adão de | |
Author | Pivetta, Hedioneia Maria Foletto | |
Author | Mayer, Margarida da Silva | |
Access date | 2024-11-29T18:20:24Z | |
Available date | 2024-11-29T18:20:24Z | |
Document date | 2012 | |
Citation | MEDEIROS, Paulo Adão de; PIVETTA, Hedioneia Maria Foletto; MAYER, Margarida da Silva. Contribuições da visita domiciliar na formação em fisioterapia. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 407-426, nov. 2012. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67367 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | A visita domiciliar, além de ser uma ferramenta de trabalho para o cuidado das pessoas, pode ser utilizada como estratégia de ensino na área da saúde. Desenvolveu-se um estudo exploratório, descritivo, de natureza qualitativa com oito estagiários de fisioterapia que realizaram visitas domiciliares em uma unidade da Estratégia Saúde da Família com o objetivo de compreender os significados atribuídos a essa atividade de cuidado em saúde no processo de aprendizagem. Utilizou-se a técnica do grupo focal, que foi gravado e transcrito para posterior análise e interpretação dos dados por meio da análise temática, a qual originou três eixos orientadores: a vivência da visita domiciliar em atenção básica e a reorientação da formação profissional do fisioterapeuta; a atenção básica e a visita domiciliar na perspectiva da humanização do fazer fisioterapêutico; e a ressignificação da visita domiciliar na construção do aprendizado. Conclui-se que a visita domiciliar torna-se uma ferramenta pedagógica importante na aprendizagem dos acadêmicos de fisioterapia, porém precisa estar associada a outras atividades na rede de cuidados, tais como desenvolvimento de atividades grupais, participação em campanhas e mutirões da saúde, conselho local de saúde, entre outras, para efetivamente trazer mudanças aos modelos de formação e de atenção à saúde. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Visita domiciliar | en_US |
Subject in Portuguese | Aprendizagem | en_US |
Subject in Portuguese | Fisioterapia | en_US |
Subject in Portuguese | Atenção primária à saúde | en_US |
Title | Contribuições da visita domiciliar na formação em fisioterapia | en_US |
Alternative title | Contributions of domiciliary visits to training in physiotherapy | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462012000300004 | |
Abstract | In addition to being a working tool to provide care to people, domiciliary visits can also be used
as a teaching strategy in the health area. An exploratory, descriptive, and qualitative study was carried
out among eight physiotherapy interns making domiciliary visits at a Family Health Strategy unit and
aimed to understand the meanings attributed to this
type of health care activity in their learning process.
The study used the focal group technique, which was
recorded and transcribed for further data analysis and
interpretation by means of a thematic analysis, which
gave rise to three guiding themes: The experience
of the domiciliary visits in primary care and the reorientation of the vocational training of the physical
therapist; basic care and domiciliary visits in terms
of the humanization of the physical therapy activity; and the reinterpretation of domiciliary visits in
building learning. It is concluded that domiciliary
visits are an important educational tool in the physiotherapy students' learning process; however, to
effectively bring change to the training and health
care models, it must be combined with other activities in the care network, such as group activities, participation in campaigns and joint efforts in health and
in the local health board, among others. | en_US |
Affilliation | Associação Amparo Providência Lar das Vovozinhas. Santa Maria, RS, Brasil / Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade de Cruz Alta. Curso de Fisioterapia. Cruz Alta, RS, Brasil / Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil. | en_US |
Subject | Domiciliary visit | en_US |
Subject | Learning | en_US |
Subject | Physiotherapy | en_US |
Subject | Primary health care | en_US |
DeCS | Visita Domiciliar | en_US |
DeCS | Aprendizagem | en_US |
DeCS | Fisioterapia | en_US |
DeCS | Atenção Primária à Saúde | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |