Author | Pinto, Elzimar Evangelista Peixoto | |
Author | Araújo, Maristela Dalbello de | |
Author | Matumoto, Silvia | |
Author | Capozzolo, Ângela Aparecida | |
Author | Cardoso, Maria Rosa Logiodice | |
Author | Mishima, Silvana Martins | |
Access date | 2024-12-18T17:03:45Z | |
Available date | 2024-12-18T17:03:45Z | |
Document date | 2010 | |
Citation | PINTO, Elzimar Evangelista Peixoto et al. Desdobramentos da educação permanente em saúde no município de Vitória, Espírito Santo. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 77-96, mar./jun. 2010. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67674 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Este artigo tem como objetivo discutir os desdobramentos do processo de formação de facilitadores e o trabalho de efetivação de 'rodas' de Educação Permanente em Saúde (EPS) em unidades de serviços de saúde no município de Vitória, Espírito Santo, cenário selecionado a partir de mapeamento dentre várias experiências de EPS em andamento no país. Adota os pressupostos metodológicos sugeridos pela cartografia para produção e análise dos dados, utilizando variadas estratégias, como observação participante, entrevistas individuais e coletivas com os profissionais e usuários. Verifica que o termo EPS admite várias concepções: movimento que coloca o trabalho em análise, visando a definir prioridades locais que promovam a reorganização dos espaços de produção de saúde; estratégia de formação dos profissionais de saúde em um processo constante de subjetivação, como estratégia de gestão, na medida em que possibilita reorganizar a gestão a partir da problematização do trabalho. Verifica a existência de 59 Rodas de EPS distribuídas em 25 serviços de saúde, com a presença de dois facilitadores em cada uma. Conclui que, nesse cenário, as várias concepções disputaram espaço e produziram efeitos, especialmente perceptíveis na mudança da forma como os profissionais compreendem o processo educativo e a sua interação com o cotidiano do trabalho. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Educação | en_US |
Subject in Portuguese | Saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Recursos humanos | en_US |
Subject in Portuguese | Políticas públicas | en_US |
Title | Desdobramentos da educação permanente em saúde no município de Vitória, Espírito Santo | en_US |
Alternative title | Ramifications of continuing education in health in Vitória, state of Espírito Santo | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462010000100005 | |
Abstract | This article aims to discuss the ramifications of the process of training of facilitators and
materializing Permanent Education in Health (PEH)
'rounds' in health services units in Vitória, state of
Espírito Santo, the scenario which was selected to map
several PEH experiments already underway in the
country. It adopts the methodological assumptions
suggested by mapping to produce and analyze data,
using various strategies such as participant observation and individual and collective interviews with
professionals and users. It was noted that the PEH
expression encompasses several concepts: movement
that places the work under review in order to define
local priorities that drive the reorganization of the
health production spaces; strategy to train health
professionals in a constant process of subjectification,
a management strategy, as it enables management to
be reorganized based on the questioning of the work.
It singled out 59 PEH Rounds spread among 25 health
services, with the presence of two facilitators in each.
It concludes that, in this scenario, the various conceptions competed for space and produced effects
that were particularly noticeable in changing the way
the professionals perceive the educational process
and its interaction with daily work. | en_US |
Affilliation | Secretaria Municipal de Saúde de Vitória. Vitória, ES, Brasil / Faculdade Brasileira. Vitória, ES, Brasil / Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, SP, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de São Paulo. Santos, SP, Brasil / Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil. | en_US |
Affilliation | Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil / Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. São Paulo, SP, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, SP, Brasil. | en_US |
Subject | Education | en_US |
Subject | Health | en_US |
Subject | Human resources | en_US |
Subject | Public policies | en_US |
DeCS | Educação | en_US |
DeCS | Saúde | en_US |
DeCS | Recursos Humanos | en_US |
DeCS | Política Pública | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |