Author | Baltazar, Mariângela Monteiro de Melo | |
Author | Moysés, Samuel Jorge | |
Author | Bastos, Carmen Célia Barradas Correia | |
Access date | 2024-12-19T15:47:08Z | |
Available date | 2024-12-19T15:47:08Z | |
Document date | 2010 | |
Citation | BALTAZAR, Mariângela Monteiro de Melo; MOYSÉS, Samuel Jorge; BASTOS, Carmen Célia Barradas Correia. Profissão, docente de odontologia: o desafio da pós-graduação na formação de professores. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 285-303, jul./out. 2010. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67716 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O presente artigo é resultante de intensa busca nos referenciais teóricos sobre a temática universidade e formação docente e se propõe a analisar a formação do docente de odontologia, à luz dos antecedentes históricos da instituição universidade no mundo e no Brasil. Faz a identificação dos conflitos que colocam a universidade contemporânea em crise, identifica o início da atividade docente na história da humanidade e sua trajetória até os dias atuais, bem como as condições de profissionalização do docente do ensino superior, apontando para o modo como se deu a formação e a atividade dos primeiros docentes de odontologia no Brasil e as possíveis implicações para os dias atuais. A partir destes relatos e por meio de busca nos cadernos de indicadores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do triênio 2004-2007 e de referenciais teóricos recentes sobre o tema da formação do docente de odontologia, em particular, buscou-se analisar as pós-graduações stricto sensu em Odontologia no Brasil e, assim, contribuir para o debate acerca dos problemas na formação dos profissionais da saúde, especificamente nessa área. O estudo não teve por objeto de análise o Pró-Saúde, podendo, este aspecto, ser uma limitação. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Formação docente | en_US |
Subject in Portuguese | Competências pedagógicas | en_US |
Subject in Portuguese | Odontologia | en_US |
Subject in Portuguese | Pós-graduação stricto sensu | en_US |
Title | Profissão, docente de odontologia: o desafio da pós-graduação na formação de professores | en_US |
Alternative title | Teaching of dentistry: the post-graduate challenge in educator training | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462010000200007 | |
Abstract | This article is the outcome of an intense
search in theoretical references on the university and
professor training subject and aims to analyze the
training given to dentistry professors in the light of
the historical background of the university institution
in the world and in Brazil. It identifies the conflicts
that put the contemporary university in crisis, identifies the start of the teaching activity in the history
of mankind and its history to the present day, and the
conditions under which university professors are
trained, pointing to how the first dentistry faculty
were trained in Brazil and to their activities and the
possible implications of this for the present day. Based
on these reports, and by surveying the indicator books
of the Coordination for the Improvement of Higher
Level Personnel (Capes) from 2004 to 2007 and recent
theoretical references on the professor of dentistry
training issue, in particular, we sought to examine
the stricto sensu post-graduate work in dentistry in
Brazil and, thus, contribute to the debate about the
problems in the training of health professionals,
specifically in this area. The study was not aimed to
analyze the "Pró-Saúde" (Pro-Health), and this aspect
may be a limitation. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, PR, Brasil / Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, PR, Brasil. | en_US |
Affilliation | Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, PR, Brasil / University of London. London, England. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, PR, Brasil / Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil. | en_US |
Subject | Teacher training | en_US |
Subject | Teaching skills | en_US |
Subject | Dentistry | en_US |
Subject | Stricto sensu post-graduate studie | en_US |
DeCS | Capacitação Profissional | en_US |
DeCS | Docentes | en_US |
DeCS | Odontologia | en_US |
DeCS | Educação de Pós-Graduação em Odontologia | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |