Author | Balbino, Aldiania Carlos | |
Author | Bezerra, Mirna Marques | |
Author | Freitas, Cibelly Aliny Siqueira Lima | |
Author | Albuquerque, Izabelle Mont´Alverne Napoleão | |
Author | Dias, Maria Socorro de Araújo | |
Author | Pinto, Vicente de Paulo Teixeira | |
Access date | 2024-12-23T02:49:10Z | |
Available date | 2024-12-23T02:49:10Z | |
Document date | 2010 | |
Citation | BALBINO, Aldiania Carlos et al. Educação permanente com os auxiliares de enfermagem da Estratégia Saúde da Família em Sobral, Ceará. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 249-266, jul./out. 2010. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67753 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | A proposta da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) é a formação e o desenvolvimento dos trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS). A partir desse pressuposto, o objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos auxiliares de enfermagem sobre o processo de Educação Permanente (EP) que vem sendo realizado pela Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS) em Sobral, Ceará, Brasil. Desenvolveu-se um estudo exploratório-descritivo de natureza qualitativa com dez auxiliares de enfermagem que participaram pelo menos uma vez das atividades de EP desenvolvidas pela Coordenação de EP de Sobral. Os dados foram coletados por meio da técnica de grupo focal, e os resultados, analisados a partir do discurso do sujeito coletivo. Os resultados evidenciaram que houve mudanças na prática dos auxiliares de enfermagem após a inserção destes nas atividades de EP através do apoderamento e aperfeiçoamento de competências (habilidades, atitudes e conhecimentos). Destarte, faz-se necessária a permanência desses trabalhadores no processo de EP, assim como de avaliação sistemática nesse processo, para que se alcance uma prática profissional eficiente e transformadora, pelo aprender constante, qualificando a atenção à saúde. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Enfermagem | en_US |
Subject in Portuguese | Educação permanente | en_US |
Subject in Portuguese | Políticas públicas de saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Estratégia Saúde da Família | en_US |
Title | Educação permanente com os auxiliares de enfermagem da Estratégia Saúde da Família em Sobral, Ceará | en_US |
Alternative title | Continuing education with nursing assistants from the family health strategy in Sobral, Ceará | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462010000200005 | |
Abstract | The proposal set forth by the National
Policy on Continuing Education in Health (PNEPS) is
to train and develop workers for the Unified Health
System (SUS). Based on this assumption, the purpose
of this study was to analyze the perceptions nursing
assistants have about the Continuing Education (CE)
process being carried out by the Visconde de Sabóia
School for Education in Family Health (EFSFVS), in
Sobral, state of Ceará, Brazil. A qualitative descriptiveexploratory study was undertaken involving ten nursing assistants who participated at least once in the CE
activities undertaken by the Sobral CE Coordination.
Data were collected through focus group techniques,
and results were analyzed from the collective subject
discourse. The results showed that there were changes
in the nursing assistants' practice after their insertion in
the CE activities by means of the empowerment and
the improvement of competencies (skills, attitudes,
and knowledge). Thus, it is necessary for these workers
to remain in the CE process, as well as for their systematic assessment in it in order to reach an efficient,
transforming professional practice based on constant
learning and aiming to qualifying health care. | en_US |
Affilliation | Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Sobral, CE, Brasil / Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Medicina. Fortaleza, CE, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral, CE, Brasil / Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral, CE, Brasil / Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral, CE, Brasil / Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Ceará. Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral. Fortaleza, CE, Brasil. | en_US |
Subject | Nursing | en_US |
Subject | Continuing education | en_US |
Subject | Public health policies | en_US |
Subject | Family Health Strategy | en_US |
DeCS | Enfermagem | en_US |
DeCS | Educação Continuada | en_US |
DeCS | Política de Saúde | en_US |
DeCS | Estratégias de Saúde Nacionais | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |