Author | Pereira Junior, Alfredo | |
Access date | 2024-12-23T18:51:05Z | |
Available date | 2024-12-23T18:51:05Z | |
Document date | 2010 | |
Citation | PEREIRA JUNIOR, Alfredo. Questões epistemológicas das neurociências cognitivas. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, p. 509-520, nov. 2010/fev. 2011. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67766 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Neste ensaio, identificam-se quatro questões centrais fundamentais para a epistemologia da neurociência de orientação cognitiva: a multiplicidade de níveis de análise no estudo das funções do cérebro; o confronto entre modelos computacionais e dinamicistas; o tratamento adequado das interações entre cérebro, corpo e ambiente; e os problemas filosóficos encontrados nas tentativas de se construir uma teoria neurobiológica dos processos conscientes e da linguagem humana. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Epistemologia | en_US |
Subject in Portuguese | Neurociência cognitiva | en_US |
Subject in Portuguese | Representações | en_US |
Subject in Portuguese | Consciência | en_US |
Subject in Portuguese | Linguagem | en_US |
Title | Questões epistemológicas das neurociências cognitivas | en_US |
Alternative title | Epistemological questions of the cognitive neurosciences | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462010000300010 | |
Abstract | This essay pinpoints four key issues that
are central to the epistemology of cognition-oriented
neurosciences: the multiple levels of analysis in
the study of the brain functions, the confrontation
between the computational and dynamicist models;
the proper treatment of the interactions among the
brain, the body, and the environment; and the philosophical problems encountered in the attempts made
to build a neurobiological theory of conscious and
human language processes. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Departamento de Educação do Instituto de Biociência. São Paulo, SP, Brasil / Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil. | en_US |
Subject | Epistemology | en_US |
Subject | Cognitive neuroscience | en_US |
Subject | Representations | en_US |
Subject | Consciousness | en_US |
Subject | Language | en_US |
DeCS | Conhecimento | en_US |
DeCS | Neurociência Cognitiva | en_US |
DeCS | Consciência | en_US |
DeCS | Desenvolvimento da Linguagem | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |