Author | Noro, Luiz Roberto Augusto | |
Author | Torquato, Sara Melo | |
Access date | 2024-12-26T15:25:05Z | |
Available date | 2024-12-26T15:25:05Z | |
Document date | 2010 | |
Citation | NORO, Luiz Roberto Augusto; TORQUATO, Sara Melo. Percepção sobre o aprendizado de saúde coletiva e o SUS entre alunos concludentes de curso de odontologia. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, p. 439-447, nov. 2010/fev. 2011. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67785 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O objetivo deste artigo é apresentar a visão de alunos concludentes de curso de Odontologia sobre o aprendizado na área da Saúde Bucal Coletiva e conhecer sua percepção sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). A quase totalidade dos alunos indicou a importância dos conteúdos trabalhados nas disciplinas da área da Saúde Bucal Coletiva, reconheceu como adequada a forma de abordagem feita pelos professores, apontou os aspectos positivos do SUS e vislumbrou uma perspectiva real de se inserir neste campo de trabalho. Entretanto, a grande maioria tem maior interesse nas atividades clínicas tradicionais, mesmo quando pensa em sua inserção no SUS, possivelmente estimulada pela grande quantidade de disciplinas da área clínica nos cursos de Odontologia. Para efetivação do SUS, é fundamental o envolvimento do profissional de saúde no fortalecimento do controle social, em especial na aliança com a população assim como na gestão dos serviços. Em função disto, a formação em Odontologia deve aprofundar sua discussão nestes elementos e na perspectiva da clínica ampliada, permitindo que as conquistas do SUS tragam benefícios concretos tanto para os profissionais de saúde, no desempenho de sua função de transformador da realidade social, quanto para a população, na conquista de seus direitos constitucionais. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Saúde pública | en_US |
Subject in Portuguese | Aprendizagem | en_US |
Subject in Portuguese | Educação em odontologia | en_US |
Title | Percepção sobre o aprendizado de saúde coletiva e o SUS entre alunos concludentes de curso de odontologia | en_US |
Alternative title | Perceptions on the learning of collective health and the SUS among students who were completing the college of dentistry | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462010000300006 | |
Abstract | The purpose of this article is to present the
perspective of students who were completing the college
of Dentistry about their learning in the Collective
Oral Health area, and to get to know their perception
about the Single Health System (SUS). Almost all of
the students mentioned the importance of the content
that was worked on in Public Oral Health, acknowledged that the way their professors approached the
issue was appropriate, noted the positive aspects of
the SUS, and saw a real prospect of entering this field
of work. However, most of them are more interested in
traditional clinical activities, even while considering
entering the SUS. This is possibly driven by the large
amount of clinical subjects offered by the colleges
of Dentistry. In order for the SUS to be effective,
it is essential to get health professionals involved
in strengthening social control, particularly in the
alliance with the population and in service management. Because of this, training in Dentistry must
deepen its discussion regarding those factors and
about the enhanced clinic perspective, allowing the
achievements made by the SUS to afford concrete
benefits both to healthcare professionals, while performing their function of transforming the social
reality, and to the population in the conquest of their
constitutional rights. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil / Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade de Fortaleza. Curso de Odontologia. Fortaleza, CE, Brasil. | en_US |
Subject | Public health | en_US |
Subject | Learning | en_US |
Subject | Education in dentistry | en_US |
DeCS | Saúde Pública | en_US |
DeCS | Aprendizagem | en_US |
DeCS | Educação em Odontologia | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |