Author | Körbes, Clecí | |
Author | Invernizzi, Noela | |
Access date | 2024-12-26T16:49:57Z | |
Available date | 2024-12-26T16:49:57Z | |
Document date | 2010 | |
Citation | KÖRBES, Clecí; INVERNIZZI, Noela. Educação não-formal sobre reprodução assistida: divulgação científica na Folha de S. Paulo. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, p. 485-508, nov. 2010/fev. 2011. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67789 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Neste artigo, analisamos as matérias publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo, no ano de 2005, sobre reprodução assistida (fertilização in vitro e outras técnicas). A análise é feita sob dois ângulos. Primeiramente, examinamos que informação é divulgada ao público sobre reprodução assistida, tendo como foco os direitos reprodutivos, o acesso público e privado às tecnologias de reprodução assistida, os interesses envolvidos e os riscos dessas tecnologias. Constatamos que não houve divulgação das leis que garantem acesso gratuito à reprodução assistida no Brasil, apesar da aprovação, naquele ano, da Política Nacional de Direitos Sexuais e Reprodutivos. As reportagens enfatizam o caráter privado do acesso às tecnologias reprodutivas e confrontam interesses comerciais envolvidos. Destacam os avanços tecnológicos como benefícios universais, sem discutir como as desigualdades sociais afetam o acesso a essas tecnologias e tratamentos. Na escassa referência aos riscos relacionados com os procedimentos, destacam a gravidez múltipla, que afeta, paradoxalmente, os casais mais pobres. Em segundo lugar, indagamos que tipo de educação não-formal é desenvolvido através dos artigos do jornal sobre reprodução assistida. Os artigos examinados mostram, ao mesmo tempo, características de divulgação científica e do mais tradicional papel desenvolvido pela mídia como formadora de opinião. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Divulgação científica | en_US |
Subject in Portuguese | Formação de opinião | en_US |
Subject in Portuguese | Educação não-formal | en_US |
Subject in Portuguese | Reprodução assistida | en_US |
Subject in Portuguese | Direitos reprodutivos | en_US |
Title | Educação não-formal sobre reprodução assistida: divulgação científica na Folha de S.Paulo | en_US |
Alternative title | Non-formal education on assisted reproduction: scientific divulging in the Folha de S. Paulo newspaper | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462010000300009 | |
Abstract | In this article, we analyze pieces published
by the Folha de S.Paulo newspaper, in 2005, about
assisted reproduction (in vitro fertilization and other
techniques). The analysis is done from two angles.
First, we examine what information is disclosed to
the public about assisted reproduction, focusing
on reproductive rights, on public and private access
to assisted reproduction technologies, the interests
involved, and the risks of these technologies. We
found that there was no discussion regarding the laws
that guarantee free access to assisted reproduction in
Brazil, despite the approval, that year, of the National
Policy on Sexual and Reproductive Rights. The reports emphasize the private nature of access to reproductive technologies and confront the commercial
interests involved. They highlight the technological
progress that has been made, such as universal benefits, but do not discuss how social inequalities affect
accessto these technologies and treatments. In the sparse
reference to the risks associated with the procedures,
they highlight multiple pregnancies which, paradoxically, affect poorer couples. Secondly, we questioned
what kind of non-formal education is provided through
the newspaper articles on assisted reproduction. The
articles that were reviewed play both the role of
disseminating the issue scientifically and the more
traditional role the media play as opinion makers. | en_US |
Affilliation | Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil / Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil / Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil. | en_US |
Subject | Scientific dissemination | en_US |
Subject | Opinion making | en_US |
Subject | Non-formal education | en_US |
Subject | Assisted reproduction | en_US |
Subject | Reproductive rights | en_US |
DeCS | Comunicação e Divulgação Científica | en_US |
DeCS | Opinião Pública | en_US |
DeCS | Educação | en_US |
DeCS | Técnicas de Reprodução Assistida | en_US |
DeCS | Direitos Sexuais e Reprodutivos | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |