Author | Cerqueira, Marília Borborema Rodrigues | |
Author | Silva, Maria Patrícia | |
Author | Crispim, Zaida Ângela Marinho de Paiva | |
Author | Garibalde, Élika | |
Author | Castro, Eveline Andries de | |
Author | Almeida, Daiane Ribeiro | |
Author | Maynart, Fabiano Rodrigues | |
Access date | 2025-01-05T18:51:53Z | |
Available date | 2025-01-05T18:51:53Z | |
Document date | 2009 | |
Citation | CERQUEIRA, Marília Borborema Rodrigues et al. O egresso da Escola Técnica de Saúde da Unimontes: conhecendo sua realidade no mundo do trabalho. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 305-328, jul./out. 2009. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67860 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Este artigo apresenta resultados do acompanhamento de egressos da Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros, discutindo a contribuição oferecida na formação e avaliação feita pelos egressos, bem como a situação profissional em que se encontram. Como metodologia quantitativa, utilizou-se um survey telefônico, por meio de Entrevista Telefônica Assistida por Computador, abordando egressos dos cursos técnicos em análises clínicas, enfermagem, farmácia, higiene dental, radiologia e atividades do comércio ofertados entre junho de 2003 e maio de 2007. Os principais resultados indicam que 78,3% dos egressos do setor saúde estão no mercado de trabalho, 73,9% recebem de um a dois salários mínimos, 85% reconhecem que os conhecimentos construídos contribuem para a melhoria da qualidade do trabalho e 97,2% avaliam positivamente corpo docente e instituição, valorizando a oportunidade de qualificação profissional, já que encontram dificuldades diversas para estudar. Conclui-se que a escola cumpre sua função educativa e social ao qualificar profissionais inseridos nos serviços de saúde, possibilitar a inserção e a permanência no mercado de trabalho e oferecer oportunidades de educação profissional para trabalhadores residentes em municípios do norte de Minas Gerais e outras regiões. A educação desenvolvida pela escola busca inclusão, alcance de cidadania e educação crítico-reflexiva. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Egressos | en_US |
Subject in Portuguese | Educação profissional | en_US |
Subject in Portuguese | Trabalho | en_US |
Title | O egresso da Escola Técnica de Saúde da Unimontes: conhecendo sua realidade no mundo do trabalho | en_US |
Alternative title | The graduate from the technical school of health of Unimontes: getting to know your reality in the world of work | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462009000200007 | |
Abstract | This article presents results of the monitoring
of graduates of the School of Health Technology at
the State University of Montes Claros, discussing the
contribution offered in the education and evaluation
done by the students, as well as the professional level
in which they find themselves. A telephone survey
was used as quantitative methodology, using computer
assisted telephone interviews which addressed graduates
of technical courses in clinical laboratory science,
nursing, pharmacy, dental hygiene, radiology, and
trade, offered between June, 2003 and May, 2007.
The main results indicate that 78.3% of graduates
in the health sector are in the labor market, 73.9%
receive one to two minimum wages, 85% recognize
that the knowledge acquired helped improve the
quality of their work, and 97.2% positively evaluated
the faculty and the institution, enhancing the chances
of qualification, since they have to overcome many
obstacles in order to study. It was concluded that
the school fulfills its educational and social role by
qualifying professionals placed in health services,
enabling their insertion and permanence in the labor
market and providing opportunities of professional
education for workers living in cities of northern
Minas Gerais and other regions. The education
developed by the school seeks inclusion, citizenship,
and critical-reflexive education. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual de Montes Claros. Escola Técnica de Saúde. Departamento de Ciências Sociais. Montes Claros, MG, Brasil / Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual de Montes Claros. Escola Técnica de Saúde. Montes Claros, MG, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual de Montes Claros. Escola Técnica de Saúde. Montes Claros, MG, Brasil / Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual de Montes Claros. Escola Técnica de Saúde. Montes Claros, MG, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual de Montes Claros. Escola Técnica de Saúde. Montes Claros, MG, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros, MG, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Estadual de Montes Claros. Escola Técnica de Saúde. Montes Claros, MG, Brasil. | en_US |
Subject | Graduate | en_US |
Subject | Professional education | en_US |
Subject | Work | en_US |
DeCS | Educação Profissional em Saúde Pública | en_US |
DeCS | Trabalho | en_US |
DeCS | Entrevista | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |