Author | Nascimento, Wanessa Maria Silva do | |
Author | Silva, Susanne Pinheiro Costa e | |
Author | Souza, Thayzzy Fátima Araújo Santos de | |
Access date | 2025-01-06T18:52:00Z | |
Available date | 2025-01-06T18:52:00Z | |
Document date | 2024 | |
Citation | NASCIMENTO, Wanessa Maria Silva do; SILVA, Susanne Pinheiro Costa e; SOUZA, Thayzzy Fátima Araújo Santos de. Utilização de jogos para estimulação da memória em idosos: scoping review. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 18, n. 4, p. 1020–1043, out./dez. 2024. | |
ISSN | 1981-6278 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67894 | |
Description | A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (RECIIS) é organizada, gerenciada e editada, desde 2007, pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Trata-se de um periódico interdisciplinar trimestral de acesso aberto, revisado por pares e sem ônus para o autor. Publica textos inéditos, em português, inglês, espanhol ou francês, de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde coletiva. As submissões à RECIIS são em fluxo contínuo. Apenas para os textos propostos aos dossiês temáticos, há um período específico para submissão, conforme indicado em Notícias. Os meses de publicação das edições são: março, junho, setembro e dezembro, com possibilidade de ahead of print. A RECIIS não cobra taxa de processamento de artigo, o que inclui avaliação, edição, publicação, distribuição e acesso dos manuscritos submetidos. Os autores deste artigo não possuem vínculo com a Fiocruz. | pt_BR |
Abstract in Portuguese | Na direção de um envelhecimento bem-sucedido, entende-se que a capacidade funcional do idoso fundamenta-se num conceito ampliado de saúde, e que o componente cognitivo é fator essencial para a qualidade de vida. O objetivo é mapear a produção de conhecimento sobre as principais intervenções com uso de jogos para estimulação da memória de pessoas idosas. Desenvolveu-se uma scoping review com os descritores “games”, “memory” e “aged”, combinados por meio do operador booleano “AND”, nas bases de dados. Foram selecionados 33 artigos, publicados entre 1981 e 2023, com predominância de publicações nacionais, que abordavam o tema jogos, incluindo jogos tradicionais, eletrônicos e exergames. Os achados permitiram mapear a produção do conhecimento acerca do uso de jogos para estimulação da memória com idosos, demonstrando resultados positivos quanto à estimulação da memória, influenciando na funcionalidade e na qualidade de vida do idoso. | |
Language | por | |
Publisher | Fiocruz/ICICT | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Idoso | |
Subject in Portuguese | Memória | |
Subject in Portuguese | Terapia recreacional | |
Subject in Portuguese | Jogos e brinquedos | |
Subject in Portuguese | Qualidade de vida | |
Title | Utilização de jogos para estimulação da memória em idosos: scoping review | |
Alternative title | Using games to stimulate memory in the elderly: scoping review | en_US |
Alternative title | Uso de juegos para estimular la memoria en personas mayores: scoping
review | |
Type | Article | |
DOI | 10.29397/reciis.v18i4.4106 | |
Abstract | In the direction of successful ageing, it is understood that the functional capacity of the elderly is based on
an expanded concept of health, and that the cognitive component is an essential factor for quality of life. The
objective is to map the production of knowledge about the main interventions using games for stimulating
memory in the elderly. A scoping review was carried out. The descriptors used were “games”, “memory” and
“aged”, combined using the Boolean operator “AND” in the databases. Thirty-three articles were selected, published between 1981 and 2023, with a predominance of national publications, which dealt with the
subject of games, including traditional, electronic and exergames. The findings made it possible to map the
production of knowledge about the use of games to stimulate memory with the elderly, demonstrating positive results regarding memory stimulation, influencing the functionality and quality of life of the elderly. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | En la dirección de un envejecimiento con éxito, se entiende que la capacidad funcional de las personas
mayores se basa en un concepto ampliado de salud y que el componente cognitivo es un factor esencial para
la calidad de vida. El objetivo es mapear la producción de conocimiento sobre las principales intervenciones
utilizando juegos para estimular la memoria en las personas mayores. Se realizó una scoping review, cuyos
descriptores utilizados fueron “games”, “memory” y “aged”, combinados mediante el operador booleano
“AND” en las bases de datos. Se seleccionaron 33 artículos, publicados entre 1981 y 2023, con predominio
de publicaciones nacionales sobre los juegos, incluyendo los tradicionales, electrónicos y exergames.
Los hallazgos permitieron mapear la producción de conocimiento sobre el uso de juegos para estimular
la memoria, demostrando resultados positivos en cuanto a estimulación de la memoria, influyendo en la
funcionalidad y calidad de vida de los ancianos. | |
Affilliation | Universidade Federal da Paraíba, Instituto Paraibano do Envelhecimento, Centro de Ciências da Saúde. João Pessoa, PB, Brasil. | |
Affilliation | Universidade Federal da Paraíba. Instituto Paraibano do Envelhecimento. Centro de Ciências da Saúde. João Pessoa, PB, Brasil / Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia. João Pessoa, PB, Brasil. | |
Affilliation | Universidade Federal da Paraíba. Instituto Paraibano do Envelhecimento. Centro de Ciências da Saúde. João Pessoa, PB, Brasil. | |
Subject | Aged | en_US |
Subject | Memory | en_US |
Subject | Cognitive stimulation | en_US |
Subject | Play and playthings | en_US |
Subject | Quality of Life | en_US |
Subject in Spanish | Anciano | |
Subject in Spanish | Memoria | |
Subject in Spanish | Estimulación cognitiva | |
Subject in Spanish | Juego e implementos de juego | |
Subject in Spanish | Calidad de vida | |