Author | Vasconcellos, Marcelo Simão de | |
Author | Carvalho, Flávia Garcia de | |
Author | Dias, Cynthia Macedo | |
Author | Rodrigues, Cláudio Manuel | |
Access date | 2025-01-10T13:52:43Z | |
Available date | 2025-01-10T13:52:43Z | |
Document date | 2024 | |
Citation | VASCONCELLOS, Marcelo Simão de; CARVALHO, Flávia Garcia de; DIAS, Cynthia Macedo; RODRIGUES, Cláudio Manuel. Gamificação: o uso do conceito nos anais do SBGames entre 2010 e 2023. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES 2022), 23., 2024, Manaus. Anais [...]. Manaus: Sociedade Brasileira de Computação, 2024. p. [671-681]. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68043 | |
Abstract in Portuguese | Este trabalho apresenta uma análise de como o tema da gamificação tem aparecido nos anais do SBGames ao longo dos últimos 14 anos. O período estudado foi de 2010, quando o termo gamificação passa a ser adotado no exterior, até 2023, última edição do SBGames. Foram selecionados trabalhos de qualquer trilha do evento que contivessem, em seus títulos, termos iniciados com “gamefi-” ou “gamifi-”. Analisamos um total de 125 trabalhos. As conclusões sugerem que o discurso acerca da gamificação se consolidou nos artigos do SBGames, ainda que persistam problemas conceituais básicos sobre o termo, autores frequentemente se fundamentem em obras fora do âmbito acadêmico e haja uma relativa carência de relatos detalhando resultados e processos robustos de avaliação. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Sociedade Brasileira de Computação | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Gamificação | en_US |
Subject in Portuguese | Revisão | en_US |
Subject in Portuguese | Conceitos | en_US |
Title | Gamificação: o uso do conceito nos anais do SBGames entre 2010 e 2023 | en_US |
Alternative title | Gamification: the use of the concept in the proceedings of SBGames between 2010 and 2023 | en_US |
Type | Papers presented at events | en_US |
Abstract | This paper presents an analysis of how the topic of gamification has appeared in the annals of SBGames over the last 14 years. The period studied was 2010 when gamification began to be adopted abroad until 2023, the last edition of SBGames. Works were selected from any event track containing any term that began with “gamefi-” or “gamifi-” in their titles. We analyzed a total of 125 works. The conclusions suggest that the discourse around gamification has been consolidated in SBGames articles, even though basic conceptual problems persist about the term, authors often rely on works outside the academic sphere and there is a relative lack of reports detailing results and robust evaluation processes. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | Este artículo presenta un análisis de cómo el tema de la gamificación ha aparecido en los anales de SBGames durante los últimos 14 años. El periodo estudiado fue desde 2010, cuando el término gamificación empezó a adoptarse internacionalmente, hasta 2023, última edición de SBGames. Se seleccionaron obras de cualquier pista de eventos que contenían términos que comenzaran con “gamefi-” o “gamifi-” en sus títulos. Analizamos un total de 125 obras. Las conclusiones sugieren que el discurso sobre la gamificación se ha consolidado en los artículos de SBGames, aunque persisten problemas conceptuales básicos respecto al término, los autores a menudo basan su trabajo en trabajos fuera del ámbito académico y hay una relativa falta de informes que detallen resultados y procesos de evaluación robustos. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Gamification | en_US |
Subject | Review | en_US |
Subject | Concepts | en_US |
Subject in Spanish | Gamificación | en_US |
Subject in Spanish | Revisión | en_US |
Subject in Spanish | Conceptos | en_US |
DeCS | Revisão | en_US |
DeCS | Gamificação | en_US |
Event date | 2024-10 | |
Event Location | Manaus | en_US |
Event title | Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2022) | en_US |
Event type | simposium | en_US |