Access date | 2025-03-11T13:05:53Z | |
Available date | 2025-03-11T13:05:53Z | |
Document date | 2025 | |
Citation | TEIXEIRA, Carla Pacheco; SILVA, Nelma Nunes da; BRAGA, Adriana Medeiros; DECCO, Carolina de Mello (org.). Letramento em ações afirmativas: cartilha informativa do PROFSAÚDE. Rio de Janeiro: PROFSAÚDE, 2025. 48 p. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68886 | |
Abstract in Portuguese | Esta cartilha informativa do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE) sobre Ações Afirmativas é um documento que reflete o compromisso do programa com a formação crítica, antirracista e inclusiva. Consiste em um ponto de partida para sensibilização da comunidade acadêmica e para reflexões sobre o tema. A cartilha foi elaborada como material de apoio à Rede PROFSAÚDE, com o intuito de fortalecer as ações afirmativas no programa, incentivar a promoção de um ambiente acadêmico inclusivo, de valorização e respeito à diversidade, com equidade de gênero, raça e etnia e livre de discriminações e de quaisquer outras formas de violência. As ações afirmativas são políticas públicas que se fundamentam no princípio da equidade de oportunidades com a finalidade de promover equidade e justiça social. Ao longo do tempo, o escopo de beneficiários foi ampliado, com ações afirmativas que incluem pessoas com deficiência, quilombolas, LGBTQIAPN+ e outros. Apesar dos benefícios significativos, ainda há controvérsia sobre as políticas de cotas. Nesse sentido, a cartilha resgata dados e informações relevantes sobre as ações afirmativas, buscando destacar as principais políticas afirmativas e o cenário da pós-graduação no Brasil no âmbito de docentes e discentes negros e indígenas; aborda o racismo acadêmico e a importância do letramento racial e da educação antirracista, bem como compreende a importância de outros letramentos. Além disso, com objetivo de contribuir com o letramento da comunidade acadêmica, a cartilha reúne indicação de curso gratuito de letramento racial, obras que se destacam na área, um glossário de termos e conceitos que envolvem o universo da diversidade e inclusão; além disso, apresenta legislações pertinentes e destaca os principais setores oficiais de denúncias. No apêndice, o leitor encontra frases, expressões e termos inapropriados, indicações de documentários, podcasts, entrevistas e canais do Youtube. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | PROFSAÚDE | en_US |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Educação de Pós-Graduação | en_US |
Subject in Portuguese | Saúde da Família | en_US |
Subject in Portuguese | Legislação | en_US |
Subject in Portuguese | Racismo | en_US |
Subject in Portuguese | Preconceito | en_US |
Subject in Portuguese | Política Pública | en_US |
Subject in Portuguese | Povos Indígenas | en_US |
Subject in Portuguese | Desigualdades Sociais | en_US |
Subject in Portuguese | Mestrado Profissional | en_US |
Subject in Portuguese | Aprendizagem | en_US |
Subject in Portuguese | Ações afirmativas | en_US |
Subject in Portuguese | Cartilha Informativa | en_US |
Title | Letramento em ações afirmativas: cartilha informativa do PROFSAÚDE | en_US |
Type | Technical Manuals and Procedures | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Organizer | Teixeira, Carla Pacheco | |
Organizer | Silva, Nelma Nunes da | |
Organizer | Braga, Adriana Medeiros | |
Organizer | Decco, Carolina de Mello | |